#

quarta-feira, 19 de junho de 2019

BOOK | "O Anjo Branco" de José Rodrigues dos Santos


...entretém ao mesmo tempo que transmite conhecimento... 

Inspirado na história de vida do pai, este é um romance de José Rodrigues dos Santos sobre a Guerra Colonial e os portugueses em África, e auguro que tenha sido o meu primeiro livro de muitos a ler deste autor.

O protagonista da história chama-se José Branco, um médico que foi viver para Moçambique na década de 1960, que combate contra as barreiras politicas para exercer a sua principal função que é cuidar das pessoas, independentemente da cor.

Uma leitura que nos transporta de forma bastante clara e envolvente para um período histórico de acontecimentos marcantes que envolveram o nosso país: a Guerra do Ultramar, com especial destaque para a saúde precária bem como algumas das atrocidades cometidas em nome da pátria.

Longe de ser entediante, gostei muito da forma como o escritor abordou um tema denso e profundo como este, numa escrita simples, fluída e até com bom humor à mistura em determinadas passagens. Há substância, sente-se que houve um grande trabalho de investigação a fim de passar informação o mais real e credível possível, o que torna a leitura ainda mais interessante. Entretém ao mesmo tempo que transmite conhecimento, além de despontar alguns momentos de reflexão bastante enriquecedores. No entanto, achei que o livro terminou a modos que "às três pancadas" - houve partes que dispensavam tantos pormenores e outras que pediam desenvolvimento mas ficaram em aberto -, talvez seja o único ponto negativo, porque no geral gostei bastante do livro.

De maneiras que fiquei com imensa vontade de ler mais livros deste nosso escritor português, especialmente, a série Tomás Noronha que arranca com o "Codex 632", onde mais uma vez o jornalista aborda parte da história do nosso país, sendo, desta feita, Cristóvão Colombo a figura principal.


nota: ver sinopse e outros comentários aqui

4 comentários:

  1. Já li vários livros deste author, simplesmente adoro! No mesmo registo d'O anjo Branco, tens a Ilha das trevas, consegue é see ainda mais cru e duro de se let! A história de Timor assim o obriga. A saga de livros do Tomas de Noronha é brutal, em particular o Codex. Boa aposta 😚

    ResponderEliminar
  2. Sempre tive curiosidade em ler os livros deste autor, mas nunca calhou :)

    ResponderEliminar
  3. Esse livro é fantástico ;)

    ResponderEliminar
  4. Eh pah, não te quero desiludir muito, só baixar as expectativas, ehehe. Mas começaste pelo melhor do JRS. A saga do Tomás Noronha caiu a pique nos últimos anos. E a última trilogia histórica quase me deu urticária. A coisa começou a tornar-se demasiado cópia do Ken Follet - em versão pior e mais repetitiva. Dito isto, atira-te antes aos romances históricos mais antigos: "A Filha do capitão" e "A ilha das Trevas", são giros :)

    ResponderEliminar