#

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Então e essa reunião?

Pois que foi muito engraçado sim senhor, e no fundo, mas bemmmmmmmmm lá no fundo, até valeu a pena sair de casa e enfrentar o frio e a chuva que se faziam sentir.
A "coisa" começou desde logo muito animada, à medida que os casais iam chegando, as reacções eram qualquer coisa como "o quêêê?! também vais casar?", "a sééério, também?", "por aqui?!", a l-o-u-c-u-r-a meus amigos, quase que parecia o regresso às aulas e o rever os colegas de escola.
Ah, e que se desengane quem acha que hoje em dia já ninguém se casa, porque é mentira senhores, é m-e-n-t-i-r-a. Estavam ali perto de 40 casais, ah pois é (nem o senhor padre contava com tantos)! Para uma cidade pequena parece-me muita fruta, mas ainda bem que assim é.

Feita esta breve introdução, passemos ao cerne da questão: "Mas que raio de reuniões são essas e para que servem?"(não vá alguém pensar que estes tais encontros não passam de orgias, e que a preparação para o casamento são só meras desculpas).
Ora bem, segundo eles, estes tais encontros de preparação para o matrimónio "são momentos de reflexão onde os noivos terão oportunidade de conhecer melhor o sacramento a que se estão a propor realizar, optando livre e conscientemente pelo sacramento do matrimónio, baseado no amor conjugal cristão e procurando a evangelização da sua família, abordando alguns temas". Bem, trocando por miúdos, não vamos ficar a saber nada que já não saibamos, essa é qu'é essa, mas se o senhor padre diz que temos de ir, nós vamos e mai nada.
Vão ser quatro encontros (um já foi), todas as próximas sextas-feiras às 21h30, e os temas a abordar são os seguintes:
1. Casar, porquê e para quê? (check);
2. A importância do diálogo no casal;
3. Amor e sexualidade (estou deveras ansiosa por saber o que vão eles dizer sobre o assunto, ah! ah! ah!);
4. O sacramento do matrimónio (e não, afinal não vamos rezar o terço nem atribuir tarefas domésticas).
De referir que são encontros com casais da Paróquia, orientados por um sacerdote, em que, para além de abordarem os temas acima, também partilham a sua experiência como casal. Nada melhor que ouvir a voz da experiência, não é?

Para tirar melhor partido das reuniões, os casais foram divididos em quatro grupos. No nosso, há casais para todos os gostos: de várias faixas etárias, uns já com filhos, outros que já vivem juntos (como é o nosso caso) e outros (só um) que ao que parece ainda nem se tocaram (agora digam que já não há casais como antigamente).
Cada casal fez uma breve apresentação indicando o nome, a idade, a cidade/freguesia, tempo de namoro, se já moravam juntos, se já tinham filhos e até o momento do pedido de casamento foi partilhado. E aqui, meus amigos, muitos divórcios podiam ter acontecido naquela noite, mesmo antes do casamento (ah! ah! ah!). Ele foi pedido a bordo de um moliceiro com direito a violino, ele foi pedido num balão de ar quente (quase a perder o gás), ele foi pedido à beira da capela, ele foi pedido de pijama vestido e com a brilhante abordagem "já sabes para o que é", e quando vamos a ver, já estávamos a comparar os pedidos de cada uma do tipo "vês, ele foi muito mais romântico que tu". O Baby arriscou-se a dormir no sofá, achei que o divórcio era um pouquinho demais (ahhhhhhhhhh estou a brincar).

E assim foi. Posso dizer que foi uma sensação muito boa rever algumas caras conhecidas e por motivos tão bons como este. Depois, o reverso da medalha, dei conta que estou a ficar uma cota do caraças (shiiiiiiiiiit).
Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, tivemos direito a livrinho e tudo, ah pois, nem o TPC faltou, tudo para passar com máxima distinção neste cadeirão que é o matrimónio. 

O livro.

O TPC (e o Pepe num dos seus sítios de eleição).

24-09-2013 15-51-22

14 comentários:

  1. Oh Gata e os vestidinhos de noiva? Isso sim é o que o povo gosta!! ahaha
    Eu sou daquelas que para casar precisava de ser pela igreja.
    Confesso que me faz alguma confusão o guardar para o casamento. Mas também a loucura de hoje em dia em que é "livrar" da virgindade assim que possível ainda me deixa mais confusa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os vestidinhos de noiva? Esse tema já lá vai (provavelmente passou-te ao lado =P), e como já escolhi, acho que não faz sentido continuar de volta dos vestidos (não vá eu arrepender-me da escolha, ahahah).

      Eliminar
  2. Adoro estes casais que nem à missa devem ir e depois andam a fazer estas coisas .....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiii, vai dobrar meias!

      Eliminar
    2. Acho que faz sentido a observação do Anónimo das 22:06. Se a malta não é católica praticante, se não vão à missa e demais eventos relacionados com a igreja, porque raio querem casar pela igreja?? Só para a foto?? Não estou a dizer que seja o caso da Gata que até pode ir à igreja, ser catequista, acólita, cantar no coro e organizar procissões mas que não é lá muito coerente só colocar os pés na igreja para casar, baptizar e enterrar, lá isso não é....

      Eliminar
    3. Concordo inteiramente. Não sei se será o caso, mas conheço muitos casos! Eu não desrespeito à igreja, até sou batizada e tenho a 1a comunhão, mas desde então que não sou católica praticante, por isso não acho que faça sentido casar pela igreja.

      Eliminar
  3. Bem Gata isto assim parece muito mais divertido do que se calhar realmente é! ahah

    ResponderEliminar
  4. Eu bem disse...que seria interessante!
    Boa leitura e pensamentos positivos!!!

    ResponderEliminar
  5. Segundo alguns relatos que já ouvi sobre estas reuniões, todos os casais afirmam serem muito interessantes e diferentes do que estavam à espera :)

    ResponderEliminar
  6. Olha que afinal até achei interessante! Para muitos casais, como parece ser o vosso caso, estas reuniões não serão assim tão essenciais porque já se conhecem bem, moram juntos, etc. Mas talvez para aqueles que apesar de namorarem há muito tempo ainda não sabem o que é juntar os trapinhos e os problemas que é normal que surjam nessa altura pode ser um bom abre olhos. Pelo menos assim não são apanhados de surpresa ;)

    ResponderEliminar
  7. o matrimónio é um sacramento brutal, é um dom imenso e assim acho que faz todo o sentido haver uma preparação... casar pela igreja vai muito mais além que um simples casamento num qualquer registo civil... não sei se conheces mas aqui fica o link para saber mais sobre os cpm... http://cpm-portugal.pt/WP/

    ResponderEliminar
  8. Dou-te já umas pistas como vai ser o ponto 3 =)
    https://www.youtube.com/watch?v=qSPubzmDO6U
    Boa sorte

    ResponderEliminar
  9. Ideias para o casamento: http://amulherequemanda.sapo.pt/casamentos-mais-originais-de-sempre#comments

    ResponderEliminar