#

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Fitness Addict | L-Carnitina e a perda de gordura


Não gosto de falar em "perda de peso", prefiro direccionar o meu discurso para a "perda de gordura". Por uma razão muito simples, e que já vos falei, que passa pelo facto de uma pessoa poder pesar mais comparativamente a outra e, no entanto, ter menos gordura corporal e ser visivelmente mais magra. O nosso objectivo não é perder peso, mas sim alterar a composição corporal, ou seja, diminuir massa gorda e ter uma percentagem de massa magra saudável e de acordo com o que idealizamos.

A perda de gordura é um processo complexo e nem sempre anda à velocidade pretendida. Deve englobar um estilo de vida saudável promotor de saúde, o que implica ter uma alimentação adequada e manter uma actividade física regular.

Depois, temos os suplementos alimentares que, não fazendo milagres, podem ser bons aliados e ajudar-nos a atingir os nossos objectivos.

Acho que toda a gente já ouviu falar na L-Carnitina visto ser dos suplementos mais populares, sendo conhecida por ajudar o corpo a transformar gordura em energia, logo, um óptimo aliado na redução de massa gorda.

O nosso corpo já produz naturalmente carnitina, no entanto, em poucas quantidades. A carnitina é uma substância que desempenha um papel importante no metabolismo da gordura, transportando os ácidos gordos para as células, aumentando assim a utilização de gordura para a produção de energia. Basicamente, a carnitina mobiliza a gordura armazenada no corpo e queima-a durante o exercício físico.

E vocês perguntam "então se o nosso corpo já produz carnitina, porquê tomar "cenas"?" e eu respondo: pela razão que disse mais acima, o nosso corpo produz, mas não significativamente e se é para ir para a guerra (perder grodura/banha/unto), porque não ir com tudo? Mal não vai fazer.
Eu tomei este suplemento pela primeira vez no Verão e estou a tomar novamente, e noto que ajuda realmente a controlar a massa gorda. No Verão contribuiu para a perda de gordura, neste ultimo mês e meio, e pelos resultados da consulta de ontem, foi nitidamente a minha salvação depois de tooooodas as facadas que tenho dado no plano alimentar nos últimos tempos.

Da primeira vez, tomei da Prozis, neste momento, estou a tomar o Super L-Carnitine 5000 mg da loja online Boa Saúde que tem como vantagens: ser termogénico (aumenta a temperatura corporal, acelerando a queima de gordura), redutor da gordura corporal, melhorador da energia e performance desportiva e anti-fadiga muscular pós treino.

Este suplemento, como outro qualquer, pode ajudar a atingirmos um peso saudável, no entanto, o essencial é a mudança de hábitos alimentares bem como de estilo de vida.

** Caso vos interesse testar este suplemento ou outro qualquer, informo que poderão usufruir de 5% de desconto em toda a loja, basta inserir o código SAVE5BC no campo vale de desconto na finalização da compra. **


14 comentários:

  1. Gata não podia estar mais de acordo. Temos mesmo uma ideia errada (pelo menos eu tinha) na questão de perda de peso, se antes para mim o mais importante eram os kilos que a balança me mostrava, hoje o mais importante é a composição corporal.
    Ter mais ou menos peso em kilos, não significa que se esta bem ou não. Neste momento estou com o mesmo peso de quando fui pela primeira vez á consulta, mas com muito menos gordura, e mais massa magra, e mais percentagem de agua, e menos idade metabólica.E são com este valores que me vou orientando, e sentindo com os meus objectivos mais próximos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que o mais importante é a perda de gordura e não de peso. Desde que comecei a ir ao ginásio pouco peso perdi mas a percentagem de gordura tem sempre diminuído.

    Essas coisas dos suplementos é um bocado tabu para mim. Sou uma bambi nessas coisas, tenho sempre medo que não seja natural, que faça mal, de estar a meter cenas esquisitas no corpo, sei lá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem sei que este assunto é tabu para imensas pessoas e eu não quero evangelizar ninguém, longe disso. Mas os suplementos alimentares não passam disso mesmo, suplementos alimentares. São mero suplementos destinados a complementar a nossa dieta e a fornecer nutrientes como vitaminas, minerais fibras ou aminoácidos que possam estar em falta na base da nossa alimentação. Nada de cenas esquisitas! =P

      Eliminar
  3. Já ofereci isto uma vez mas acabei por não saber o feedback depois ;) Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Mantenho o meu peso (52kg) desde que entrei no ginásio. Contudo, baixei de 21% de massa gorda para 14% e nunca tomei suplementos e afins. Não critico quem o faça, mas sinto-me bem a atingir os resultados pretendidos com o ginásio e a alimentação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, parabéns. Deves estar com um six-pack TOPO! :D

      Eliminar
    2. Ahahah não!! É o meu ponto fraco. Tenho boas pernas e bom glúteo (sem celulite, yeeeh), mas quando olho à espelho ainda vejo uma "lombinha" no abdominal inferior. Ainda hoje falei ao PT do ginásio e ele diz que é o síndrome da perfeição e que sou eu a pôr defeitos na única coisa que não gosto.
      Se me prometeres que esse produto me põe com um six-pack de pôr inveja eu arrisco esse produto ehehe

      Eliminar
    3. Não?! Foooooogo!! Coisa ruim de si pegá!! A minha nutri diz que com massa gorda abaixo dos 15% já é de se notar abdominal, mas pelos vistos depende. Pernas também não me posso queixar, glúteo queria ver se o "gajo" ganhava mais volume e abdominais...não vamos falar sobre isso!!
      A minha nutri também diz que sim, nós mulheres somos demasiado perfeccionistas com o corpo e estamos sempre à caça de defeitos. Ah! Ah! Ah!
      Quanto ao produto, prometer não prometo, mas digo-te que com base na minha experiência faz diferença. Consulta um profissional e arrisca. Tentar não custa e por uma "lombinha"...! :D

      Eliminar
    4. Depende do corpo, provavelmente. No meu caso, notam-se as linhas laterais, como nesta imagem: http://emagrecer.eco.br/wp-content/uploads/2015/10/atividades-f%C3%ADsicas-para-se-ter-uma-barriga-sarada.jpg
      Porém, de lado, nota-se uma ligeira curvatura entre os abdominais superiores e os inferiores grrrrrrrrr haja paciência :(
      Agacha que o bumbum cresce ;) Bons treinos!

      Eliminar
  5. Olá Bruna, desde já parabens pelo teu blog, que muito gosto de visitar :)

    Quanto ao assunto do blog, não posso deixar de comentar. Sou Biologa, por isso percebo um bocadinho do assunto.
    Esta ideia que se está a generalizar de que os suplementos não fazem mal e que até fazem bem são um mito que na minha opinião é muito grave! Principalmente devido a falta de informação básica sobre a fisiologia do corpo humano e das nossas células.
    Existem sim suplementos que vão ajudar algumas pessoas, no entanto tem de ser sempre prescrito por um profissional.. os suplementos so devem ser tomados se tivermos algum nutriente em défice no nosso corpo e nunca se estivermos saudáveis.. o problema aqui é que as pessoas não sabem o outro lado dos suplementos. existem vários estudos da comunidade cientifica que mostram que a toma de suplementos tem vários efeito secundários, nomeadamente e principalmente ao nível renal. Quando tomamos um suplemento proteico p.e. as proteínas sáo degradadas por enzimas e transformadas em aminoácidos. O organismo necessita de 1 a 1,4g de proteína por quilo de peso por dia para desempenhar todas as suas funções e promover o crescimento muscular. Uma quantidade superior a essa, adquirida pela alimentação ou pelo suplemento, não oferece nenhum benefício ao corpo antes pelo contrario.isso quer dizer que as quantidade de proteína que não são usados pelo nosso corpo são eliminados pelos nossos rins, sobrecarregando-os. mas vários outros estudos revelam que os suplementos estão associados outros problemas como a depressão, acne e o envelhecimento precoce.
    so queria fazer este alerta para não se falar deste assunto tão levianamente!

    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente! Eu gosto muito do blog e da generalidade dos temas abordados, mas em relação a isto da vida saudável parece que te limitas muito pelo que te dizem e acham mais adequado pra ti. É arriscado dar este tipo de dicas quando não se tem formação ou não somos devidamente informados sobre as desvantagens ou contra-indicações de uma dieta, um suplemento ou um exercicio.

      Sandra

      Eliminar
    2. Olá Joana!
      Obrigada =)) Fico muito contente por gostares de visitar o meu espaço.

      Quanto ao resto, agradeço a tua opinião. É sempre bom ter mais um ponto de vista.
      Isto dos suplementos é um tema demasiado sensível e controverso. Uns defendem uma coisa, outros defendem outra, enfim, acho que o importante é haver um equilíbrio e nada de exageros. Outra coisa muito importante é o que referes, ter sempre uma opinião profissional e não nos atirarmos de cabeça sem acompanhamento. Costumo referir sempre isso quando abordo estes assuntos, desta vez não o fiz talvez por achar ser óbvio.
      Em relação à proteína, por acaso foi um tema que procurei logo por saber mais precisamente por ouvir falar disso dos problemas renais. Não querendo passar por cima da tua opinião, deixa-me só dizer que essas doses de proteína aplicam-se a pessoas "normais" e com pouca atividade física. Também há estudos que mostram que o trazer problemas renais é mito, porque só trazem problemas se já houver essa tendência genética. Ainda em relação às doses, as recomendações para atletas podem ir mesmo até 3-4g/kg. Mas, claro, tem de haver apoio profissional.

      Mais uma vez, obrigada pela tua opinião.

      Eliminar
    3. ola Bruna,

      Concordo! e vê-se que tu te informas sobre os teu corpo e sobre o poes nele.
      O meu comentário servia apenas para alertar para o facto de este assunto ser tratado como uma coisa banal. Claro que cada corpo é um corpo e os atletas profissionais tem outras necessidades que nós, comuns mortais que apenas fazem exercício físico regular, não temos.. (e sejamos honestos, de certeza que a maioria das pessoas que te le não são atletas profissionais..)
      Por exemplo, as pessoas que vivem nas regiões mais a norte do planeta, precisam de tomar um suplemento de vitamina D (devido as poucas horas de sol). por elas tomarem esse suplemento, não quer dizer que a nos faria bem. antes pelo contrario.. nos produzimos vit.D suficiente!
      o mesmo se passa com os outros suplementos, como estes relacionados com o exercício físico e a perda de peso. nem todos precisamos e não vai beneficiar toda a gente..
      Mas, o que importa salientar neste assunto é que os suplementos são uma 'coisa' a mais que estamos a por no nosso corpo, que sem acompanhamento profissional, não sabemos se precisamos ou não. E se não precisamos, porque arriscar em tomar coisas que ainda não sabemos todos os efeitos secundários que tem a longo prazo?

      Eu sei que este assunto é polemico e não quero trazer confusão com o meu comentário :)
      quero apenas consciencializar as pessoas para um assunto serio que se esta a tornar banal. e quando uma coisa se torna banal, deixa-mos de pensar e questionar.
      informem-se antes p.f.

      Beijinho para ti Bruna
      Joana

      Eliminar
  6. É isso. O mais importante mesmo não é o que a balança diz. São só números e não quer necessariamente dizer que estejamos mal.

    Um beijinho dourado,
    O Biquíni Dourado
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar