#

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

São Silvestre de Aveiro - a estreia


No sábado passado participei na minha primeira São Silvestre. Foi a minha terceira prova e a segunda de corrida. Depois de uma semana inteira de sol, quis o destino que chovesse a potes nesse dia, para além do frio e do vento que se faziam sentir. Como devem calcular, a minha vontade de sair do quentinho e do conforto de casa era mais ou menos a mesma de comer um prato cheio de brócolos e outro de feijão frade. Mas fui.

A experiência é curta, mas já deu para perceber que nenhuma prova é igual. O mesmo acontece com os treinos. Se há dias que corro sete quilómetros e outros tantos correria, outros há que ao fim de cinco quilómetros já estou a pedir socorro e com aquela sensação de não conseguir dar nem mais um passo sem vomitar um pulmão. Daí pairar sempre a dúvida "será que sou mesmo capaz?". O factor psicológico pesa muito, talvez tanto como a nossa preparação. E factores como alimentação e hidratação também influenciam a nossa aptidão física para esse dia, bem como o tipo de percurso. Sempre que me desafiam e me falam em provas a minha pergunta imediata é "tem subidas?". Não me julguem, mas não consigo pensar em subidas sem pensar em enfartes.

Recordo que na minha primeira grande prova, a Meia Maratona de Aveiro (eu sou aquela pessoa que começa a "casa" pelo telhado e não pelos alicerces, ah! ah! ah!), sentia-me com garra de leão e com uma vontade enorme de correr e de desfrutar cada quilómetro. Mas o meu batido de frutas atraiçoou-me e os últimos dez quilómetros foram terríveis (e dispensam mais comentários, wuuaaahh). Ainda hoje não sei como não desisti e foi o que tornou o passar da meta ainda mais especial, apesar do tempo que levei a fazê-lo. Além disso, era a minha primeira vez.
Na minha primeira prova de trail  estava com a cabeça longe e o psicológico não estava a cooperar com a parte física, mas fez-se e a natureza e toda a envolvente também ajudou.
Nesta última prova, a disposição não sendo zero era quase. Embora a ideia de "prova" dê sempre uma motivação e força extra, eu sentia-me nos dias "não". E eu nos dias "não" fico do contra e com um humorzinho daqueles mesmo bons (só que não). Estava um belo "31" montado, portanto. Mas fui. Porque era a minha primeira São Silvestre, porque disse que ia, porque estava inscrita, porque era a minha primeira prova de 10 kms e porque tinha como objectivo pessoal despachar aquilo em 55 minutos.

Aparentemente, não era um objectivo muito ambicioso, mas era o objectivo de quem corre apenas de quando em vez e simplesmente pelo prazer que dá. Tenho meses que até consigo correr 1/2 vezes por semana, mas também tenho alturas que se correr 2/3 vezes num mês é muito. Não é fácil conciliar trabalho, ginásio, vida pessoal, o blog e ainda as corridas. Há sempre algo que acaba por ficar para trás e, neste caso, quem tem "sofrido" é o blog. Desta forma, é mais difícil ganhar ritmo e melhorá-lo, pelo que não podia pedir muito para esta prova. Mas para quem fez os primeiros dez quilómetros da vida em 1:04:06 e mesmo os seguintes que andaram sempre em torno dos 59'/1h, penso que 55' era um bom desafio.

Falhei o dito objectivo por 9 segundos. Terminei a prova em 00:56:09. Apesar disso, nada tira aquela sensação boa de cruzar a meta e de ter sido mais forte do que a preguiça e do que qualquer coisa mais. É quando chego ao fim que me lembro do porquê de estar ali, do porquê de escolher levar com chuva e vento ao invés de estar no sofá. Custa sempre ir, umas vezes mais do que outras, mas não houve uma única vez que me tivesse arrependido de calçar as sapatilhas e sair para a rua. Seja com um calor de abafar, seja com chuva a potes, seja com frio gelado, com dores de burro pelo meio e até canelites (Deus as tenha em bom descanso), no fim, o retorno é sempre maior. O prazer de te superares a ti próprio compensa tudo (sim, até mesmo as dores de burro). É por isso que gosto tanto de correr. E agora, agora é pensar na próxima.



11 comentários:

  1. Mas tu em nenhuma das três provas estavas a 100%?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando em percentagens, na Meia estava a 110% e a meio passei para 30%, no trail estava a 70% e nesta estava a 90%.

      Achei graça a esse "mas tu"! Comecei a imaginar alguém a falar comigo com ar um muito indignado e com o dedo a apontar para mim =P

      Eliminar
  2. Sem qualquer menospreso, acho q falhaste o teu objetivo por 1 minuto e nove segundos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, eu é que não fui bem explicita.
      Bastava-me ficar dentro do minuto 55, os segundos pouco me importavam. =)

      Eliminar
  3. Estás de parabéns! O mais fácil é sempre ficar no sofá enrolada na manta polar mais próxima e a papar séries (fala a voz da experiência). ;)

    ResponderEliminar
  4. Tinha o objetivo de correr a São Silvestre de Lisboa este ano pela primeira vez mas já falhei redondamente. Os treinos têm sido inexistentes, é melhor não me pôr com ideias e arranjar uma lesão desnecessária... :P
    Muitos parabéns! Venha a próxima! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns! Segui o blog!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  6. No meu CV de pseudo corredora ainda não tenho nenhuma São Silvestre. Já fiz n corridas de todas as distâncias e mais alguma entre os 5 e os 21km, mas nada de São Silvestre. A minha estreia vai ser este ano, no Porto. Mas da maneira que ando a correr pouco, tudo o que for abaixo de 1 hora já é muito bom =).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande falha, realmente!
      Também chatearam-me para ir à do Porto, mas não vou. Tenho de abrandar! Todos os dias a chegar tarde a casa não pode ser (ora ginásio, ora corrida). Adoro manter-me ocupada e sentir-me activa, mas é agitação a mais.
      Boa prova para ti. Vai correr bem! E dizem que a São Silvestre no Porto é mesmo TOPO.

      Eliminar