#

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Sobre a última consulta de nutrição ou "a luta continua"

Não ia com grandes expectativas, tal foi a desgraça alimentar que se abateu nas duas últimas semanas. Entre Ferrero Rocher, tripas com chocolate, crepes com Nutella, carne de porco daquela mesmo gordurosa (tipo secretos e orelheira), jantar com direito a entradas e sobremesas vindas directamente do inferno, foi um fartote que até a celulite bateu palminhas de felicidade. Nem uma idazinha ao Mc faltou. E a cena é esta: andei quase um mês e meio sempre certinha, apenas com a cheet meal estritamente necessária para a sobrevivência, e depois...depois consigo a proeza de baldar-me forte e feio nas últimas semanas. Vou acreditar que tudo não passou de uma crise momentânea ou que é apenas obra e graça do espírito natalício e que tudo vai voltar ao normal. Lá para Janeiro, pelo andar da carruagem, já que na sexta houve jantar de Natal, no sábado lá foi mais uma tripa de chocolate e uns camarões grelhados com pão a molhar no molho ao jantar e no domingo lá foi mais 1/3 de tablete de chocolate Nestlé que encontrei na casa dos papis e mais uma bela de uma grelhada mista ao jantar. Continuação de bom tempo, portanto.

Posto isto, contava com um aumento de massa gorda, mas, sorte das sortes, diminuiu. Calma, diminuiu apenas 0,01%, mas pronto, diminuiu é o que interessa. Acredito que a L-Carnitina e o CLA tenham ajudado a controlar a desgraça, não vejo outra explicação. Mas chateia-me saber que já podia andar nos 18% ou até nos 17% não fossem as prevaricações dos últimos tempos. Mas pronto, não se pode ter tudo. Ou tenho uns abdominais dignos de capa da Women's Health ou tenho a pança cheia de chocolates e regalada da vida, as duas coisas não dá (infelizmente). A Maria ao ver o desconsolo estampado na minha cara ainda disse "o quêêê? dizes-me que comeste só porcarias, que ainda ontem lá foram mais uns Ferrero depois do jantar, mesmo assim mantens a mesma massa gorda da última consulta e estás triste?!". Pois, vendo por aí não me posso queixar já que o resultado podia ser bem pior e era mesmo com isso que contava - um aumento de gordura -, por isso, mais vale agradecer aos deuses da gula por terem piedade de mim.

A massa magra também não se mexeu. Com a São Silvestre voltei a dar-lhe mais forte nas corridas, por isso, já foi bom não ter perdido músculo, no entanto, fica sempre aquele sentimento de "porra, nem uma grama de músculo para amostra". Já se sabe que o cardio não combina muito com quem quer ganhar músculo, mas é algo que não quero mesmo abdicar pelo prazer que me dá chegar ao fim de uma corridinha. Assim, a solução passa por um aumento de hidratos de carbono para os dias em que tenciono correr, pelo que a Maria já adaptou o meu plano nesse sentido.

Resumindo e concluindo? Sinto que estagnei. Nos últimos meses não consegui baixar dos 19% de massa gorda (mea culpa) e só consegui aumentar 1 kg de massa muscular desde que treino musculação com mais intensidade (já há dois meses e pouco). Ainda assim, mantenho a mesma motivação, porque tenho bem presente que o processo de alteração da composição corporal é lento e exige algum rigor na alimentação, coisa que não tenho tido, logo, não posso esperar milagres. O treino também faço-o por gosto e não por obrigação, caso contrário, já estaria a deitar a toalha ao chão, muito provavelmente. Quero ver se volto aos três dias semanais, já que só tenho conseguido cumprir com dois. Também alterei o plano de treino, porque sentia que o corpo já estava a cair em rotina.

E agora é rezar para que as rabanadas, os sonhos, os chocolates e restantes obras do demo que ainda estão por vir não se alojem na minha pessoa para todo o sempre. Pelo sim, pelo não vou encharcar-me de chá de cavalinha e todos os dias, logo pela manhã, o copinho de água morna com gotas de limão também não vai falhar. Sim, porque há estudos científicos que indicam que as rabanadas de hoje são o rabo de amanhã (ah! ah! ah!).  



14 comentários:

  1. Eu acho impossível manter uma dieta saudável nessa época de Natal e Ano Novo, nem tento mais hehe.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho o mesmo problema, esforço-me ao máximo para não engordar, mas chega esta altura e não aguento, só como doces e coisas cheias de gordura, eu nem peso para não me assutarr!!
    Beijinhos
    http://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Oh gatinha sei bem do que falas, depois das consultas levo tudo mais ou menos certo, chego quase á próxima consulta cheia de estragos, digo sempre o mesmo "este mês foi péssimo Maria", mas até aqui na balança tem corrido bem :), o meu peso não se alterou nada de especial, mas ja perdi alguma MG e ganhei Massa muscular e Magra. Por enquanto tem corrido bem, mas também porque tenho muito a perder ainda. Sinto que o que me tem valido são mesmo os 3 treinos semanais que faço + corridas quando posso, sem isso não teria estes resultados. Também porque tenho a sorte de o meu irmão ser o meu PT, isso ajuda muitoooooooooo.
    Tu estas óptima, com a tua determinação estou certa que no próximo mês vais estar mais satisfeita com os resultados.
    Beijinho grande e fofinho :)

    ResponderEliminar
  4. É impossível fazer dieta nesta altura ahah

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  5. Este é o mês das desgraças! Não dá para controlar, só vou parar de comer doces para o ano xD
    Obrigada pelo comentário! :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Olá Bruna, enquanto queres emagrecer e ganhar massa muscular, eu cá quero ganhar massa gorda e é tão difícil com a correria do dia a dia... mas uma coisa é certa, comer só "porcarias" não fazem bem em nada.
    Sabes, o melhor que tens a fazer é continuar com a tua dieta e controlo nutricional e comer muitoooooooo - afinal não é natal todos os dias :)
    Boas festas,

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelos comentários , és mesmo querida!!! :D Fico mesmo contente que tenhas gostado dos looks :) Já estou a seguir aqui o blog ***

    Quanto à nutrição, esta altura é mesmo tramada! Eu nesta altura com o frio passo os dias a beber chocolate quente e a comer chocolates e doces :O é tão horrível mas tão bom ao mesmo tempo!!! haha Também costumo (ou costumava) ir ao ginásio 3x por semana mas agora nem sequer tenho ido porque não vou estar muito tempo em Portugal até o ano que vem portanto... bem, acho que vamos nos ter que aguentar até o próximo ano haha Às vezes faz bem mimar-mo-nos sem deixarmos de ser saudáveis, claro :)

    Beijinhos grandes <3
    http://www.julieverafter.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. tripas com chocolate? What???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabes o que é? Então para o bem do teu rabiosque é preferível continuares na ignorância. Ihihihih =P

      Eliminar
  9. Poisssssssss do mesmo mal me queixo eu ahahahahahah e agora com as festas pior :( lá para março pensa-se nisso ok?
    Beijinho Gata e feliz Natal.
    Instagram ∫ Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MAAAAARÇO?! Isso é muito tempo no pecado. AHAHAH :D

      Beijinho Mena e um feliz Natal =))

      Eliminar
  10. Gata, desculpa a minha pura ignorância sobre o assunto mas o aumento da massa gorda não se reflete apenas posteriormente? Imaginemos que tu esta semana, só enfardas porcarias e que na semana seguinte irias fazer análises para ver a percentagem de massa gorda...irias logo detetar um aumento? Pensei que fosse algo que se refletisse mais tarde. Isto porque tu falas de uma "desgraça alimentar das últimas duas semanas"..acho normal que a tua percentagem de massa gorda não tenha sofrido grandes alterações.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito sinceramente, não sei responder a essa observação, mas vou informar-me.
      Beijinho

      Eliminar
  11. Força querida, para mim dientas nesta altura são impossíveis! Até a minha pele fica triste comigo...
    Beijinhos,
    Love is the new black
    Sorteio! Participa!

    ResponderEliminar