#

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Skyr: o fenómeno do mundo lácteo


Antes de mais e só para que se conste, quem nunca ouviu falar deste iogurte é porque anda no mundo só por ver andar os outros. Anda um corre-corre diabólico atrás destas 150g de iogurte, quais Louboutin ao preço da chuva, que é impossível passar ao lado deste fenómeno do mundo lácteo.

Mas o que de tão fenomenal e de tão fantabulástico tem o raio do iogurte para estar sempre esgotado e para vermos pessoas a levar paletes deles para casa (quando os há)?

Assim, de forma muito simples e directa, para além do excelente marketing, apresenta dois factores sobejamente desejados pela "malta do fitness": rico em proteínas e bastante baixo em gordura. Conclusão: é um bom aliado para quem procura estar em forma.

Além disso, o Skyr - produto lácteo islandês produzido com leite pasteurizado magro - é uma excelente fonte de cálcio, sendo produzido com 3 ou 4 vezes mais de leite do que um iogurte normal.
Mas os benefícios não ficam por aqui. A saber:
- Estimula o sistema imunitário;
- Promove o aumento da absorção de cálcio, vitaminas e sais minerais;
- Melhora o transito intestinal;
- Pode ajudar a diminuir o risco de osteoporose (devido ao elevado teor de cálcio) bem como os níveis de colesterol.

Apesar dos benefícios deste iogurte - já confirmados por nutricionistas -, existe alguma controvérsia em torno do tema: será ou não será tão benéfico assim? Valerá ou não valerá a pena a correria para o Lidl? Não passará tudo de marketing? Moda fitness?! Ah, porque o iogurte não é tão fantástico assim. Ah, porque não é o facto de ter umas gramas a mais de proteína que vai fazer dele o melhor iogurte do mundo e arredores. Ah, porque não é um iogurte, é um queijo. Ah, e porque a malta já abusa na quantidade de proteína que come, como tal, não precisa do Skyr para nada. Bom senso, é uma questão de bom senso, como em tudo nesta vida.

Já todos conhecemos o poder das redes sociais e das pessoas ditas influentes e até aqui nada de novo, coisas dos tempos modernos, cabe-nos a nós saber filtrar informação.
Inevitavelmente, quando damos conta que determinado produto/assunto está a agitar as redes sociais, desperta-se em nós uma certa curiosidade mórbida do tipo "tenho-de-experimentar-aquilo-já-antes-que-o-mundo-acabe-e-eu-morra-ignorante", por consequência, dá-se o chamado "efeito manada" e parecemos todas umas mariasvaicomasjoutras. Quem nunca? No meio disto, o importante é procurar saber mais sobre o tema e não entrar em loucuras.

No caso em questão, não é por ter bons valores nutricionais que agora vamos emborcar Skyres de manhã à noite, claro que não. Mas isto vale tanto para o Skyr como para qualquer outro alimento, desde os iogurtes do supermercado às couves do quintal da mãe. Para além do bom senso, há uma coisa chamada equilíbrio.

E porque não incluir o Skyr de forma equilibrada na nossa alimentação? Porque supostamente a população consome mais do dobro de proteína que realmente necessita? Pfffff, não vamos ser mais papistas que o Papa. Ok, a Organização Mundial da Saúde recomenda ingerir X gramas de proteínas por quilo de peso corporal. E então? Agora vamos andar a calcular as gramas de proteína do bife de frango do almoço, do iogurte da manhã, do ovo cozido do meio da tarde e do salmão do jantar? Ah, apetece-me um iogurte antes de ir de dormir, mas só vou comer metade porque se como um inteiro vou ingerir 8,2g a mais de proteína. Por favor, nem 8 nem 80, sim? É tão descabido levar paletes de Skyr para casa como se fosse a oitava maravilha do mundo, como dizer-se que não devemos incluir o Skyr na nossa alimentação apenas porque, supostamente, ingerimos proteína a mais. Além disso, está provado que não há qualquer risco associado a um possível excesso de proteína. Preocupemo-nos, antes, com o excesso de açúcar porque aí sim, não faltam motivos para alarme.

A conselho da minha nutricionista, tenho este iogurte como uma opção para um dos lanches da tarde ou para a ceia (não é obrigatório, mas também não está excluído da minha alimentação porque supostamente vai além das minhas necessidades proteicas). Pessoalmente, prefiro deixá-lo para a ceia e especialmente para dias de treino. Por uma razão muito simples: o meu foco principal é o ganho de massa muscular e neste caso a ceia tem um papel muito importante, uma vez que evita estar muitas horas sem comer, evitando, assim, o catabolismo muscular, além de ajudar na recuperação dos músculos. Os fundamentalistas que me atirem pedras, mas eu tenho o Skyr como uma das minhas ceias preferidas. E não é por moda (?!) como muitos proclamam, é a conselho da minha nutricionista, é pelos valores nutricionais e pelos seus benefícios e, obviamente, por gostar do iogurte em si.


Para os mais distraídos, o Skyr encontra-se à venda no Lidl em iogurte natural (0,59€ cada), mas também existe em quatro sabores diferentes (0,69€ cada) - morango, mirtilo, framboesa e pêssego. Mas se forem ao Lidl e estiverem esgotados, não arranquem cabelos, há outras opções igualmente saudáveis e até mais em conta.

36 comentários:

  1. Aqui no Lidl da terrinha há sempre aos molhos :)

    ResponderEliminar
  2. Atenção que os iogurtes com sabor têm diferenças em termos de açúcar para os naturais.
    Têm aspartame adicionado, que é uma substância cancerígena, e que acaba por tornar os iogurtes não tão saudáveis como os naturais ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, iogurtes com sabor comparados com os naturais têm sempre mais açúcar.
      O aspartame é um edulcorante químico e ainda não é 100% garantido que seja cancerígeno.

      Eliminar
    2. Acho sinceramente que precisa de ter muito cuidado com os posts que faz sobre saúde e sobre os argumentos que usa.
      Porque usar argumento "ainda não está 100% garantido" na ciência e na saude, não é aceitável. Deve comer o que quer, só não pode levar leitores a isso.

      Eliminar
    3. Sem dúvida alguma que os naturais são mais saudáveis (e os melhores, para mim :P), mas na verdade não têm menos açúcar que os outros, porque 'o doce' destes vem de adoçantes e não de açúcar... Só mesmo menos ingredientes 'maus' como adoçantes e aromas :P

      Eliminar
    4. "O aspartame é um edulcorante químico e ainda não há estudos que garantam que seja realmente cancerígeno" está melhor assim Anónimo? =)

      Eliminar
    5. Acho que a gata deveria suportar o que escreve com link de estudos e artigos, para dar mais veracidade ao que escreve.

      Eliminar
    6. Gata, na ciência prova-se as hipóteses com resultados. o facto de não haver estudos, e por consequência resultados não quer dizer que as coisas não fazem mal.. simplesmente não se sabe. Em relação ao aspartame os estudos existem:
      http://www.jstor.org/stable/4626891?seq=1#page_scan_tab_contents
      https://academic.oup.com/jnci/article/89/14/1072/2526292/Aspartame-Consumption-in-Relation-to-Childhood
      http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1179/oeh.2007.13.4.446

      bjs
      Joana

      Eliminar
    7. Joana mas a gata infelizmente só deve ler na nit, e segue cegamente o que a nutricionista diz, em vez de fazer pesquisa séria e isenta.
      Quando as bloggers perceberem que influenciam outras pessoas e que portanto são responsáveis por dar informação credível o mundo será melhor.

      Eliminar
    8. M. só para ti: ah! ah! ah! ah!

      Eliminar
  3. Gata, estou totalmente de acordo contigo! Mas tenho um pequeno reparo a fazer: há grandes riscos associados ao consumo excessivo de proteína. Só um exemplo: problemas renais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse era um GRANDE mito associado à proteína, mas já está mais que provado que não provocam problemas renais. Já existem imensos estudos que indicam que o consumo excessivo de proteína não aumenta o risco de desenvolver doença renal.

      Um beijinho *

      Eliminar
    2. A gata agora virou médica. Uau, grande upgrade.

      Eliminar
    3. Por isso digo que é preciso ter cuidado com o que se diz. A gata acha que só porque vai a nutricionista já domina o assunto, sqn.

      Eliminar
    4. Até podia justificar, mas não vale a pena bater no ceguinho. Ficamos assim: sim, o excesso de proteína provoca problemas renais.

      Eliminar
    5. Bruna, tudo que provoque o aumento excessivo da função renal, pode ser prejudicial. Isto aplica-se a tudo, como o excesso de proteína (até excesso de água!!!).. Sendo esta a minha area, não conheço os que tanto falas!! (até porque isto dos suplementos proteicos são um assunto novo, por isso não existem ainda estudos a longo prazo!)

      Eliminar
    6. Pode, nos porcos.
      Suplementos proteicos assunto novo?
      É a tua área?!
      'Tá bem.

      Eliminar
    7. sim, nos porcos, mas também nas pessoas, até porque o rins e o do porcos são o órgãos muito semelhantes. Na ciência, e na farmacologia um assunto com 10, 20 anos pode ser considerado um tema novo!! o conhecimento adquire-se com o acumulo de informação ao longo do tempo e num com um estudo isolado.
      o maior problema dos suplementos proteicos não são as proteínas em si (que também pode ser um problema se estiveres a consumir em excesso), mas sim a forma de produção e falta de controlo na produção!
      e neste caso falamos de proteínas.. tão fácil de conseguirmos incluir a dose certa de proteína que precisamos com a alimentação.
      em relação a minha área, sim é! sou bióloga a acabar um doutoramento sobre problemas renais!

      Eliminar
    8. Força para terminar esse doutoramento.

      Eliminar
  4. Tecnicamente o skyr não é um iogurte mas sim um queijo, dito pelos próprios islandeses. Eu adoro, mas prefiro o skyr islandês a este do Lidl, mas enquanto o original não chega cá, dá para desenrascar.

    ResponderEliminar
  5. Estou à espera que este furor passe para provar.
    Confesso que tenho curiosidade mas não há pressa, por isso..Sim, ainda ando a leste no que a provar diz respeito! :P
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  6. Esse tipo de alimentos da moda não são mais do que isso mesmo: alimentos da moda!
    De repente alguém diz que é muito bom e tal e corre toda a gente feita maluca. Como se não houvesse outros alimentos no mercado tão bons ou melhores.
    Se me dissessem que iam correr atrás do iogurte porque realmente adoram o seu sabor e não lhe conseguem resistir, ainda compreendo, agora se é só porque tem muita proteína e tal e coiso... Desculpem mas não percebo!

    Para finalizar, deixo aqui o link de um artigo que li recentemente e que acho que vale a pena lerem:
    https://laranjalimanutricao.wordpress.com/2017/04/08/alimentos-da-moda-um-olhar-critico-sobre-o-acai-a-tapioca-e-o-skyr/

    Boa Páscoa!
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Eu ainda nem lhes pus a vista em cima, mas também não estou disposta a ir dormir para o Lidl.
    um dia há-de chegar a minha vez.


    Uma beijoca***
    Visita e segue: http://momentomaravilha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Na verdade ainda não os encontrei no Lidl, mas gostava de provar, por curiosidade :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Anda tudo louco com esses iogurtes.

    ResponderEliminar
  10. Já provei e não gostei nada do sabor :S

    ResponderEliminar
  11. Para mim não dá mesmo que sou intolerante à lactose. E se tem mesmo muita percentagem de leite é para esquecer! Mas admito que não entendo a histeria em volta de um simples iogurte :P De qualquer forma não me parece efectivamente Marketing, acho que foi mais um passa palavra que correu muuuuito bem e o Lidl só fica a ganhar :)

    ResponderEliminar
  12. Este produto tinha escrito nos ingredientes espartame que é um veneno autorizado depois de eu ter feito um comentário deixou de estar escrito agora vejam este negócio vão ao yuitob e vejam o que é esse veneno

    ResponderEliminar
  13. Eu também acho que esta loucura em torno do iogurte é derivado á fama e não á qualidade dos mesmos. Quantas pessoas admitem não gostar mas comem só porque 'faz super bem'? É isto, as refeições pré e pós-treino até para quem faz caminhada (e não precisa dessas refeições para nada), a loucura do crossfit e por aí fora. A minha mãe toda a vida foi super saudável, corre e faz ginásio e dispensa estas 'mariquices todas'. Um estilo de vida saudável não se baseia em rótulos, sementes e super alimentos ou desportos da moda.

    ResponderEliminar
  14. Só por curiosidade, quantas vezes treinas por semana?

    ResponderEliminar
  15. Bem, isto é tipo discutir o sexo dos anjos e não me apetece. E embora tenha noção que de nada vale, porque quando o objectivo é apenas ser do contra não há argumentos que valham, fica aqui um link com vários tópicos credíveis sobre o assunto.

    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=dietary%20protein%20intake%20and%20renal%20function

    Mais uma vez digo, pessoas SEM precedentes de doença renal não têm problemas em ingerir proteína, daí a importância de um plano adequado e da individualidade biológica.

    Como o link que vos deixei é bastante extenso, chamo a atenção para este em particular: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1262767/

    Em indivíduos saudáveis as dietas hiperproteicas não causam doença renal. O único estudo que mostra isso experimentalmente foi feito em porcos com ingestão de proteína (leite e ovos ad libitum). Ver: http://jn.nutrition.org/content/140/9/1646

    Isto é bater no ceguinho, mas acreditem que isto da proteína provocar doenças renais já foi desmitificado há muito tempo.

    Ficam mais três links para se entreterem (quem é que pediu artigos? =P): https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4022420/; https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26778925 e https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4617900/.

    E já agora um pequeno excerto também (para quem não estiver com vontade de explorar os links): “Although excessive protein intake remains a health concern in individuals with pre-existing renal disease, the literature lacks significant research demonstrating a link between protein intake and the initiation or progression of renal disease in healthy individuals. More importantly, evidence suggests that protein-induced changes in renal function are likely a normal adaptative mechanism well within the functional limits of a healthy kidney. Without question, long-term studies are needed to clarify the scant evidence currently available regarding this relationship. At present, there is not sufficient proof to warrant public health directives aimed at restricting dietary protein intake in healthy adults for the purpose of preserving renal function."

    Por mim, tema encerrado.

    ResponderEliminar
  16. Em ciência, um assunto NUNCA está encerrado.. Assumir uma verdade absoluta é o teu primeiro erro..

    bjs
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu disse que o tema (discussão) estava encerrado, não a ciência.

      Eliminar
  17. A questão até acho que nem é se faz bem ou mal proteína em excesso, mas sim, se já somos um povo que consome mais proteína do que o necessário qual a necessidade de ingerir ainda mais.
    Se comerem um iogurte(queijo) desses depois de treinar tudo bem, agora comer a qualquer hora só porque sim não vejo qual a necessidade

    ResponderEliminar
  18. Esta gente esquece-se que proteína em excesso é transformada em glucose através de um processo chamado gluconeogénese.
    De facto não há (aparentemente) problema em comer tanta proteína, pelo menos em indivíduos saudáveis, tirando o facto de que a não ser que sejam atletas de alta competição e que pratiquem exercício físico de forma intensiva, torna-se contra-produtivo ingerir essas quantidades já que uma parte será convertida em glucose e corpos cetónicos e será posteriormente armazenada sob a forma de gordura - aliás, como tudo o que comemos em excesso!

    ResponderEliminar
  19. Caro anónimo de 22 abril.

    Certíssimo. Eu diria mesmo.. é o feitiço a virar-se contra o feiticeiro :)

    Bjs

    ResponderEliminar