#

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Pão de Banana


Esta receita já estava prometida há algum tempo e à semelhança dos últimos tempos: tardo mas não falho. Quando partilhei esta minha experiência na cozinha no Instagram, instalou-se tamanho surubudu que não podia mesmo deixar de vos partilhar a receita. Até porque se é para partilhar alguma coisa, que sejam coisas boas.

Na falta de algo mais interessante para fazer e estando o tempo tipo o dia de hoje - nem está bom nem está mau (está uma m*rda) -, adoro enfiar-me na cozinha e testar receitas saudáveis para as refeições em geral, mas, especialmente, para o pré-treino uma vez que é o lanche que me vai dar a energia necessária para treinar com garra.

Uma das minhas últimas experiências foi este Pão de Banana que vocês taaaaanto reclamaram pela receita. Tipo...PÃO DE BA-NA-NA? Nunca me imaginei a fazer pão muito menos de banana, mas geeeeente, é mega delicioso!! E o melhor é que não fica seco, muito pelo contrário, fica super húmido e mantém-se assim mesmo com dois ou três dias. E é uma excelente opção para o lanche antes do treino. Barrado com manteiga de amendoim então, hummmmmm, ma-ra-vi-lha.
Experimentem fazer e depois contem-me tudo. =))

Ingredientes:
  • 4 bananas esmagadas (de preferência maduras);
  • 2 chávenas de farinha de trigo integral;
  • 1/2 chávena de farinha de aveia;
  • 2 ovos;
  • 1/2 chávena de leite vegetal de sabor a amêndoa (ou um leite magro qualquer);
  • 1/2 chávena de açúcar de coco ou mascavado;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de chá de fermento;
  • Um nadita de sal e canela a gosto.

Preparação:
  1. Esmagar as bananas e reservar;
  2. Misturar muito bem o leite vegetal, os ovos, a essência de baunilha e o açúcar de coco na batedeira (eu fiz na Bimby) e adicionar as bananas esmagadas;
  3. Misturar numa tigela a farinha de trigo, a aveia, o fermento, o sal e a canela e juntar ao preparado anterior;
  4. Bater apenas o suficiente para os ingredientes ficarem bem misturados;
  5. Passar um pouco de óleo de coco (ou azeite) com papel absorvente numa forma de pão e peneirar um pouco de farinha integral;
  6. Verter o preparado para a forma e levar ao forno pré-aquecido a 180 Cº durante 45 minutos mais ou menos;
  7. Retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.
Nota 1: o pão fica naturalmente húmido por dentro, por isso se fizerem o teste do palito, é normal que venha sempre qualquer coisa agarrado.
Nota 2: apesar do açúcar, continua a ser uma receita saudável. A quantidade é pouca face aos restantes ingredientes e tanto o açúcar de coco como o mascavado contribuem maioritariamente com hidratos de carbono. Comparando com o açúcar "normal" (branco), o nível glicémico deste tipo de açúcar é mais baixo, evitando os picos de açúcar no sangue
Dica: não comer o pão enquanto estiver quente, porque o doce irá sobrepor-se aos restantes sabores. Esta dica serve para estão pão como para qualquer outra receita que contenha ingredientes doces.




11 comentários:

  1. Hmmm vou experimentar! ;)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro pão de banana, já há alguns anos que faço em casa, embora a minha receita não seja tão saudável. Vou ter de experimentar um dia destes (=

    ResponderEliminar
  3. Pergunta estúpida: farelo de aveia e farinha de aveia são a mesma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É estúpida e não é. Também foi pergunta que já fiz a mim própria, mas por acaso nunca me deu para tentar saber sobre isso. Do que vi acho que é mais ou menos isto:
      A farinha de aveia é obtida da parte mais interna do grão, enquanto que o farelo de aveia é obtido da camada externa do grão. Mas ambos auxiliam no bom funcionamento do organismo e proporcionam saciedade
      Na farinha de aveia a concentração de fibras neste produto é menor que a encontrada nos flocos e no farelo. É rica em açúcares/carboidrato, mas pobre em nutrientes.
      O farelo de aveia é pobre em carboidratos e rico em proteínas e fibras solúveis que retardam a absorção da glicose. O farelo de aveia por conter alto teor de fibras solúveis, torna-se mais eficiente em reduzir e manter baixos os níveis de colesterol sanguíneo.

      Eliminar
    2. Não me levem a mal as duas, mas isto é a versão menos evoluída de «o leite vem do pacote» ahahah

      Eliminar
    3. Quando perguntei se eram a mesma coisa era mais no sentido de saber se poderia usar tanto uma coisa como outra nesta receita. A gata deu uma explicação mais científica....agora não percebi essa do leite ahaha

      Eliminar
  4. Tem tão bom aspeto! Estou tentada a experimentar, embora não tenha muita paciência e vontade de cozinhar. Ao contrário de ti, não gosto de me enfiar na cozinha.

    ResponderEliminar
  5. 1 chavena equivale a quantos gramas na sua receita?
    Cristina F.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cristina! Fui ver hoje de manhã (porque não fazia ideia) e a chávena de chá que usei equivale a 100g.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Adoro pão de banana, não ponho açúcar e também fica bom :)

    ResponderEliminar
  7. Perfeito era a receita feita na Bimby 😂 quem tem uma Bimby funciona em gramas em vez de chávenas.

    ResponderEliminar