#

domingo, 16 de dezembro de 2018

Clube de Leitura?


"i do believe something very magical can happen when you read a book" J. K. Rowling

Eu também acredito. Porque ler, não é só ler. Vai muito além do que possam pensar. Os amantes de livros sabem. É imaginar, é sonhar, é desejar, é viajar, é pensar, é reflectir, é agir, é mudar, é todo um conjunto de verbos e sensações que no fim traduz-se num sentimento interior muito gratificante. Adoro a sensação de estar agarrada a um livro, de estar completamente embrenhada na história daqueles personagens, de quase sentir o que eles sentem e de ser difícil conseguir parar de ler. Não há melhor forma de nos abstrairmos de tudo o resto e está longe de ser uma seca, como muitos acham, mas gostos são gostos.

Este vicio dócil comum de menina sonhadora vem desde nova. Tempos onde o meu auge de leitura passava por coleccionar os livros dos "Arrepios" ou do "Clube das Amigas", por exemplo. O "Clube das Amigas" (suspiros)!!! Essa colecção que tanto me fez sonhar e construir mil e um cenários para a minha vida. A colecção "Uma Aventura" também é aquele clássico da literatura infantojuvenil. Quem não sonhou ser um dos personagens - a Teresa ou a Luísa, ou o Pedro e o Chico - e viver na realidade todas aquelas aventuras que nos eram descritas enquanto líamos? E "A Lua de Joana"? Quem não leu "A Lua de Joana", senhores?! E o "Guarda da Praia"?

Há pouquinho tempo andei a inspeccionar as estantes de casa dos meus pais, onde ficaram todos os livros da minha infância/adolescência, e foi um reviver de memórias muito bom. Lembro-me como se fosse hoje que antes de irmos para a praia pedia sempre aos meus pais para pararmos primeiro num hipermercado, para poder comprar um ou dois livros da colecção que andasse a ler. Às vezes, já nem era necessário pedir!




Eu acredito que os livros podem tornar a nossa vida um pouquinho melhor e até mesmo ajudar em certos momentos da nossa vida. Acredito que são companhia e que são sonhos. E o sonho comanda a vida! Acredito tanto no impacto positivo dos livros, daí gostar de partilhar pequenos detalhes de tudo o que vou lendo e sentir-me grata por ter um feedback muito bom da vossa parte. É bom ver que numa era cada vez mais digital, ainda há quem goste de se perder pelas folhas de um livro. E, claro, não há nada melhor do que ter alguém com quem partilhar as nossas peripécias literárias do tipo "então e tu já chegaste à parte X?", "então e tu já viste o que ele fez?", "tenho a certeza que fulano tal é o culpado".

Nestas partilhas, vocês desafiaram-me a criar um de clube de leitura. Apesar do meu enorme gosto por livros, nunca imaginei ser uma espécie de mentor de um clube de leitura, mas a ideia agradou-me. Por outro lado, também me alarmou um pouquinho, confesso! Afinal, criar um clube de leitura mas...como? Orientar de que forma? Escolher entre todas um livro para ler em cada mês? Como dinamizar para não deixá-lo morrer? Criar um grupo restrito no Facebook? E/ou criar no blog uma rubrica alertando para as novidades nas redes sociais? Criar encontros periódicos entre nós para partilhar de forma mais intimista as nossas experiências de leitura (mas e a logística?)? Help meeeeeee!! Estou disposta a aceitar o vosso desafio, mas preciso de perceber do vosso lado o que consideram ser mais viável. Aguardo ansiosamente pela vossa preciosa opinião, sim?


7 comentários:

  1. Bem, eu adorei a ideia assim que a partilhaste no instagram.:p Eu conheço um projecto do género (https://melinasouza.com/2018/01/10/infinistante-o-clube-do-livro-pra-todo-mundo-ler/) em que elas enviam uma newsletter com o nome do livro no início do mês e depois propõem que cada "participante" faça uma review do livro. Eu acho que seria interessante por exemplo num mês escolheres um livro mas no mês seguinte escolheres por exemplo um tema. Acho que um grupo privado no Facebook seria interessante para que quem não tem um blog por exemplo pudesse dar a sua opinião sobre a leitura que fez e acho que se te sentisses à vontade também seria giro partilhares a tua opinião do livro através de stories no Instagram ou de uma espécie de webinar. No futuro e dependendo do desenvolvimento do grupo acho que seria divertido fazer algum encontro.:)

    Beijinhos,
    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Olá, um grupo no facebook penso que seria uma boa ideia. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro a ideia de criares um grupo de leitura! Poderias ir intercalando entre temas ou livros especificos, e comunicar com quem quer fazer parte do club (olha eu, por exemplo :p) através de um grupo privado no Facebook, onde poderiam todos os participantes dar a sua opinião sobre o livro e discutirem entre todos.

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  4. Olá gata, gosto muito desta ideia. Gosto muito de ler e gostei muito de perceber que, e não querendo invadir a tua privacidade, voltaste a pegar nos livros quando estiveste em baixo. Já te acompanho há algum tempo e lembro-me bem de dizeres que apesar de adorares ler e estar embrenhada num bom livro mas que, com as correrias da vida, isso acabava por ficar para trás. Apesar de, como tua seguidora, ser difícil acompanhar esse teu estado menos bom, foi especial testemunhar, dentro do que tu nos permitiste, essa reaproximação com o mais simples: sentar num sofá, com o gatinho a fazer companhia e uma manta nos pés. Parece que aproveitaste a leitura como um escape à realidade e ganhaste uma nova paixão pelos livros, imaginei-te a pegar num momento mau e a usá-lo para te recolheres um pouco do blog e, possivelmente, outras áreas da tua vida, fechares-te um pouco sobre ti mesma e ultrapassar as coisas menos boas dessa forma mais... recolhida.
    Apesar de não me sentir em baixo, acho que estou numa fase da minha vida em que também me apetece fazer o mesmo: recolher-me, resguardar-me de tudo e mergulhar em bons livros, pensar mais em mim e nas coisas simples que me fazem mesmo feliz. Isto tudo para dizer que, apesar de teres, ao que me parece, uma preferência por thrillers com uma pitada de romance, pareces saber exatamente onde procurar sugestões. Gostava imenso que me (nos?) falasses sobre como escolhes o próximo livro, o que te puxa para o teu estilo favorito, algo assim desse género.
    Mais uma vez, desculpa se este comentário invade a tua privacidade, mas partilhaste connosco uma mudança enorme na tua vida e, por mais ridículo que pareça, eu, se estivesse no teu lugar (claro que este exercício é sempre um risco), sinto que não ia conseguir ler romances ou dramas românticos. Achas que esse estilo menos ''mel'' que tanto aprecias te ajudou a desligar da realidade? Tenho alguma reticência em alugar (sim, eu adoro ir à biblioteca!) um livro e depois a história (a história em si ou o estilo ou as personagens, etc) não me cativarem e não me fazerem desligar da realidade.

    Apesar destas dúvidas, um nadinha existenciais, já li bastante e já li vários estilos mas gostava de saber o que pensas disto.
    Desculpa, novamente, se este comentário te faz sentir desconfortável e se te dá a sensação de que estou a fazer qualquer tipo de comparação entre nós, não é essa a intenção, de todo.

    Bom resto de semana =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (não queria deixar de aceitar o comentário, mas também não queria aceitar sem deixar a resposta que merece. Mas como neste momento estou a cair de podre e já só penso em dooooormir, quero para já dizer que mal tenha um bocadinho vou responder com toda a atenção/carinho que merece. Um beijinho!)

      Eliminar
  5. Bom dia! Último domingo do ano e minha leitura deu uma caída! Gostaria muito de participar do Clube de Leitura! Assim posso voltar a me disciplinar. Sempre li na hora do almoço e ando indisciplinada! Tenha um domingo mágico! Beijos de Curitiba/Brasil

    ResponderEliminar
  6. Olá.... Sim era giro um clube de leitura... Já vi pela tua estante que tens 2 coleções que adoro ;) os arrepios e uma aventura. Até era giro se digitalizasses alguns livros dessas coleções para assim todos lermos os livros e trocar ideias.... Que achas? Beijinhos grandes Catarina Porto

    ResponderEliminar