#

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Verão


Já fui daquelas que ansiava muito pela chegada do Verão. Embora tenha um carinho especial pelo Outono e os dias de chuva também tenham o seu je ne sais quois, Verão é Verão. A vitamina D faz-nos bem. Deixa-nos mais alegres, mais bem dispostas, com mais energia e de espírito leve. Não tem preço a quietude que me transmite o simples deitar na areia, fechar dos olhos e o deixar o sol entrar com o barulho das ondas do mar vindo lá do fundo. Tão pouco, tão simples, tão bom. Seicheles, Bora Bora, Maldivas e todos esses destinos maravilhosos podem não passar mesmo de um destino de sonho, de uma miragem até, mas só o simples desligar das coisas do dia-a-dia - trabalho, problemas, responsabilidades e rotinas -, não ter horários a cumprir, aquela coisa boa de ler na praia-cochilar-voltar a pegar no livro, sentir a maresia, aquele simples "parar para respirar" cada vez mais importante nesta roda vida de emoções a que estamos sujeitos diariamente já é suficientemente bom. Seja onde for.
Contam-se pelos dedos de uma mão as férias que fiz fora do país, ou assim mais "à grande", mas desde sempre ansiei pelo Verão. Mesmo sem grandes planos à vista, passava o ano inteiro, de Junho a Junho, a sonhar com a sua chegada. Hoje já não é tanto assim. Não perdi o encanto pelo Verão, longe disso, talvez tenha perdido a pressa de viver. O tempo passa tão mas tão rápido, some-se cada vez mais a toda a velocidade que já não há ânsias pela chegada de nada. Nem do Verão. Quem diz Verão, diz Natal, diz o aniversário ou qualquer outra data mais especial. O tempo perde-se, foge-nos. Maioritariamente com insignificâncias, mas também com a pressa. E pressa para quê?, pergunto eu. Viver um dia de cada vez e saber aproveitar o momento tem tanto de fundamental como de difícil. Mas aprende-se. Ironicamente, é a própria vida que acaba por nos ajudar a criar cada vez menos expectativas sobre ela mesma e aquilo que nos reserva. Despreocupamo-nos (ou tentamos, vá) e deixamos fluir. Aprendemos a viver mais devagar, a controlar ansiedades e a agradecer tudo o que temos de bom. (...)

As férias já lá vão (já disse que o tempo some-se a toda a velocidade, não já?), mas ainda é Verão. O tempo esteve tão manhoso que mais parece que o Verão nem chegou de verdade. A pessoa acorda de manhã e ok, sim senhores, que belo dia de sol e calor, mas deita-se e não sabe muito bem se ao outro dia vai acordar com sol, chuva ou frio. É toda uma bipolaridade que deusmalivre. Mas vá, estou com fé que vamos ser altamente compensados com um daqueles Setembros e Outubros que ainda dão para ir à praia, e vamos chegar ao Natal com um belo bronze. Pelo menos, ainda conto voltar a vestir o biquíni, e estender este corpitxo na areia, mesmo que seja apenas no fim-de-semana. A ver vamos como diz o cego.


P.S.: quem já tinha saudades minhas aqui por estas bandas, hum?

9 comentários:

  1. Na altura que estuda ansiava pelo verão pelas razões óbvias... férias da escola ahaha
    Hoje em dia não anseio mas gosto do verão pelos mesmos motivos que tu e concordo com tudo o que dizes mas já eu anseio pelo Natal, muito mesmo. Sempre foi uma época que me diz muito só que desde que o meu pai faleceu há 2 anos o meu Natal não tem o mesmo sabor só que este ano terá um saborzinho especial, assim espero :)

    Obrigada pela tua linda mensagem no meu blog! É por palavras assim que lá mantenho e assim que entrei aqui no teu cantinho não me é desconhecido, de todo no entanto vi que não estou a seguir! Correção... já estou sim senhora! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahah, percebo! Férias da escola e TRÊs meses de férias, 'pétaculo!! =))
      Eu adoro o Natal, adoro mesmo, mas também já não o anseio.
      Lamento muito a tua perda...acredito que a chegada desse sobrinho irá trazer um novo ânimo à quadra.

      Não tens nada que agradecer =))
      Beijinho

      Eliminar
  2. Eu também sempre ansiei pelo verão, pelas mesmas razões :).
    Neste momento, estou a viver uma transição: são os meus últimos três meses de férias. Para o ano, se tudo correr bem, vou entrar no mercado de trabalho, e esperam-me apenas as 2 semanas de férias, mas sei que vou ansiar na mesma pelo verão, pela boa disposição, pela vitamina D, pelo sol,...
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. GATAAAA, welcome back ;)
    Eu ADORO o verão, mas compreendo o que dizes e estou a tentar tornar-me menos ansiosa pelo que vem a seguir! Acho que estou a conseguir, deve ser da idade :P

    MY SUPER SWEET TWENTY

    ResponderEliminar
  4. Espero que o bom tempo se prolongue que para os meus lados está trovoada.
    Também antigamente ansiava o Verão hoje em dia gosto de viver cada dia sem ansiar por outro que ainda não chegou, embora goste do tempo quente e especialmente da tranquilidade que o mar nos proporciona (:


    http://arrblogs.blogspot.com/2019/08/viajar-o-que-me-apaixona-e.html

    ResponderEliminar
  5. Eu tinha saudades :) Continua por aqui, por favor :)

    ResponderEliminar
  6. Fico contente de saber que está tudo bem e que continua por aqui :)
    Vamos lá armazenar vit D :) adoro vestir bikini em qualquer altura do ano e apanhar sol!

    ResponderEliminar