#

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A Gata na Cozinha #45

É sexta-feira, lala la.
Vou para Albufeira, lala la.
AHHHHHHHH não vou nada, não vou nada, estava só aqui a alucinar um bocadinho. Eu vou é andar de porta em porta, tipo Testemunha de Jeová, na entrega dos convites para o casório do ano, qual Princesa de Gales. Pelo andar da carruagem, cheira-me que ainda vou ter convites para entregar na véspera do casamento. Mas adiante. Hoje tenho um pequeno miminho para vocês, mas só porque até merecem. Um miminho daqueeeeeeeles, estão a ver? Daqueles bem deliciosos, de comer e chorar por mais. Isso mesmo, uma receitinha aqui da vossa Gata mais fofa. Desta feita, Gratinado de Bacalhau e Camarão. Aviso já que dá um bocadinho mais de trabalho, estar ali a lascar o bacalhau, tirar as peles e as espinhas, e, ainda, ter de descascar o camarão. Mas vale todo o trabalho e o tempo dispensado à volta deste cozinhado. A combinação de sabores é simplesmente deliciosa, de babar mesmo, sendo um prato ideal para o fim-de-semana (que é quando estamos mais livres e sem horários). Experimentem que vão gostar, palavra de Gata.


Ingredientes:

  • 3 postas de Bacalhau demolhado;
  • Batatas cozidas;
  • 400g de Camarão;
  • 200 ml de Leite Evaporado Nestle;
  • 200 ml de molho Bechamel;
  • 100ml de Azeite;
  • 4 colheres de sopa de Ketchup;
  • 2 colheres de sopa de Maionese;
  • 1 Cebola;
  • 4 dentes de Alho;
  • 1 Alho-francês;
  • 1 ramo de Salsa;
  • Sal e pimenta q.b.;
  • 100g de Queijo Mozarela ralado;
  • 200g de Tomate-cereja.

Preparação:

Cozi o camarão e o bacalhau em água a ferver durante cinco minutos. Deixei arrefecer dentro da água.
Entretanto, refoguei no azeite a cebola, os dentes de alho e o alho-francês, tudo picadinho. Envolvi o bacalhau lascado, limpo de pele e espinhas, mais de metade do camarão (já descascado), parte da salsa picada e o ketchup. Juntei as batatas já cozidas e esmagadas grosseiramente, o leite evaporado e temperei com sal e pimenta.
Deixei cozinhar tudo, mexendo sempre, por dois ou três minutos e transferi para um tabuleiro de ir ao forno.
Numa tigela, misturei o bechamel com a maionese e o queijo ralado e cobri o preparado anterior. De seguida, espalhei por cima o restante camarão e o tomate-cereja cortado ao meio.
Levei ao forno a 200 Cº, durante 20 minutos.

Et voilà:




Bom fim-de-semana.
24-09-2013 15-51-22

33 comentários:

  1. Não se diz tipo Jeová porque esse é o nome que eles dão a Deus. Diz-se Testemunhas de Jeová.

    ResponderEliminar
  2. Experimenta cozer o bacalhau em leite. Fica muito bom porque fica muito macio . Tem ótimo aspeto o
    Prato !!

    ResponderEliminar
  3. Nhamy nhamy, que bom aspecto :D

    Beijinho » http://xlittlebitof.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Uma pessoa até fica com fome com isto!!

    ResponderEliminar
  5. Pá, que aspeto delicioso! Andava à procura de umas ideias para um jantar com um amiguinho mas com este pitéu ainda corro o risco de o malandro não querer ir embora! ahahah
    Uma beijoca! É sexta-feiraaaa!
    amariadaniela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Ai tem tão bom aspecto... não fosse a minha relação ódio-ódio com os tachos :-)

    ResponderEliminar
  7. Abriste-me o apetite ... este prato está de facto com óptimo aspecto (é pá...três palavrinhas seguidas a violar o novo acordo ortográfico...será que me vão prender?!?!). Mas fiquei com uma duvida: as natas que dizes juntar ao refogado do bacalhau e batatas é o leite evaporado, certo? E as batatas nao vão ensopar a molhanga toda??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Facto, continua facto ;) Tudo que se lê não se tira...

      Eliminar
    2. Olhe que aqui é bem possível! Ninguém facilita! Eheheheh
      Sim, onde disse natas queria dizer leite evaporado, já alterei. As batas acabam por ensopar um bocadinho, mas é essa a intenção. Fica tipo um puré-mais-oh-inteiro (não sei se me fiz entender, é capaz de não, eheheh).

      Eliminar
  8. it seems so delicious
    thanks for sharing

    ResponderEliminar
  9. hummm que bom aspeto!
    beijinhos:-)
    http://princesamae.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Quanto é de batata?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, não sei. Foi a olho, a pensar na quantidade de bacalhau que tinha (para não ser mais bacalhau ou mais batata), e para dar para duas pessoas.

      Eliminar
    2. sou uma tótó na cozinha. Não consigo fazer nada a "olho" cozinho na bimby e muitas vezes....

      Eliminar

  11. Olá Gata. Estava já a blasfemejar, mas com carinho, quando li a parte “vou p’albufeira”. Obrigada pela tua partilha, parece mesmoooo delicioso esse tabuleiro. Quem fez, foste tu ou o maridão?

    ResponderEliminar
  12. que ótimo aspeto ! que bom! pena o meu namorado ser alérgico ao marisco e não puder comer os camarões que eu tanto adoro! Vou ter que fazer só para mim ahah :)
    ♥ CAT

    ResponderEliminar
  13. Ainda bem que dá trabalho, se essa bomba fosse fácil de fazer quer-me parecer que ia ser a desgraça :P

    ResponderEliminar
  14. Que bom aspeto! Parece verdadeiramente delicioso! =)

    ResponderEliminar
  15. Vou guardar a receita! :) Boa distribuição de convites!

    ResponderEliminar
  16. Eu não gosto nem de bacalhau nem de camarões lol (sou a pessoas mais esquisito, no que toca a comidas...), mas vou mostrar isto à minha mãe porque ela é capaz de gostar muito! :)

    Obrigado pela partilha

    Dorky-and-weird.blogspot.com

    Xoxo Jessy

    ResponderEliminar
  17. Ahhh e por acaso tens bloglovin? Gostava muito de seguir este blog! :)

    Xoxo Jessy

    ResponderEliminar
  18. De babar!!

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Mas que aspeto delicioso! Devia ser proibido mostrar coisas com tão bom aspeto a estas horas da noite! Vou ter que experimentar
    Blog | GIVEAWAY a decorrer

    ResponderEliminar
  20. YUM! Mas que aspeto, eu não tenho muita paciência para cozinhar - duma maneira muito geral - mas esta receita ficou-me no olho, estou aqui a me salivar toda.

    Um beijinho.
    Ana, A Policromia
    A Policromia no Facebook

    ResponderEliminar
  21. Acabei de almoçar e, mesmo assim, fiquei a salivar. Mas que bom aspecto (= Pena que arranjar bacalhau por aqui seja quase impossível, mas quando puder vou experimentar (=

    www.cronicasdesaltoalto.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  22. Oh meu deus isto pareçe mesmo bom!! Qualquer dia experimento fazer!!

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  23. Ai que bom aspecto, já estou a salivar!

    Beijinho, http://sonhossuaves.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Parece delicioso, e está lindo!
    Bjs

    ResponderEliminar