#

quinta-feira, 9 de março de 2017

Pudim de Chia


Por vezes, nisto de ser saudável, é mais complicado conseguir variar nas refeições do que resistir aos chocolates, batatas fritas, pizzas e outros que tais. E digamos que é um tédio andar sempre a comer o mesmo pequeno-almoço, os mesmos lanches e as mesmas refeições.

Com umas pesquisas aqui, dicas dali e sempre com a ajuda e aconselhamento da Maria, ultimamente, tenho testado algumas receitas, essencialmente para o pequeno-almoço e snacks. Umas correm mal, outras precisam só de uns ajustes e outras saem perfeitas. E hoje tenho mesmo, mas meeeesmo de vos falar do pudim de chia.

Quando partilhei a minha primeira receita de papas de aveia (aqui), falei-vos da importância das sementes, de como são benéficas para a nossa saúde, nomeadamente, a chia (mas há mais). A chia é conhecida por desintoxicar, é rica em fibras, cálcios, proteínas e ácidos gordos ómega 3, contribuindo para o bom funcionamento dos intestinos. Se a chia tem tantos benefícios, o pudim de chia só pode ser TUDO DE BOM.

E é. É uma receita saudável (rica em fibra, não tem açúcar nem gorduras más), nutritiva e super fácil de fazer. É perfeito para quando estamos com desejos de algo doce e prestes a pecar (não é a mesma coisa que comer umas natas do céu, óóóóbvio, mas engana bem o estômago). Também é óptimo para quem treina de manhã, porque é leve e rápido de consumir (e nem perdem tempo a preparar, porque fica feito do dia anterior). Querem melhor?

A receita é super simples, podemos variar os ingredientes, especialmente, os toppings, e o ideal é deixar no frigorífico de um dia para o outro e juntar o topping no momento de comer. Da minha experiência, posso dizer que aguenta bem no frigorífico durante 5 dias (perde alguma consistência, mas o sabor mantém-se), pelo que podem preparar os vossos pudins de chia durante o fim-de-semana para não perderem tempo durante a semana (que já sabemos que andamos sempre a mil).
Experimentem e depois digam-me se está aprovado.

Ingredientes (2 taças):

- 150ml de leite de amêndoa;
- 200g de iogurte magro;
- 2 colheres de sopa rasas de chia;
- Stevia (opcional, eu não usei e ficou igualmente bom);
- Topping: papaia e avelã triturada.

Preparação: Misturar todos os ingredientes numa tigela bem misturados, esperar uns cinco minutos só para deixar engrossar e depois é só dividir pelas taças e colocar no frigorífico. Na hora de comer, juntar o topping.


Atenção: não abusar nas quantidades de chia. São benéficas, mas também têm gordura, por isso, atenção às colheres rasas e não cheias! :D


11 comentários:

  1. Hmm parece delicioso! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. nunca experimentei
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parece tão bom!
    Tenho de experimentar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Também já fiz pudim de chia mas nunca coloquei iogurte.
    Vou experimentar, deve ser mais cremoso :)

    ResponderEliminar
  5. Eu costumo fazer mas nunca inclui iogurte. Tenho de experimentar essa versão.

    ResponderEliminar
  6. Ainda não experimentei essas sementes!
    Mas essa receita parece-me muito apetitosa! :)
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  7. Já experimentei mas sem o leite de amêndoa e é delicioso =)

    ResponderEliminar
  8. O que me chamou a atenção neste post foi a escrita. Sem o exagero de maiúsculas, pontos de exlamação e palavrinhas forçadas do género "fáxavor". Às vezes a sua escrita torna-se aborrecida à força de querer ter graça. Gostei deste post, não só pelo teor, mas sobretudo pela forma como estava escrito. Não leve a mal, é apenas um reparo, vale o que vale. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha escrita varia consoante o estado de espírito e consoante o assunto do post. E é verdade que volta e meia dá-me para abusar nos pontos de exclamação, nas vogais, brincar com as palavras, mas está longe de ser forçado e de querer ter graça.

      Não levo nada a mal, muito pelo contrário, agradeço a opinião =)
      Fico contente que tenha gostado do post.
      Um beijinho e bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Ainda bem, é bom ver que tem poder de encaixe. Um ponto a seu favor. :-)
      Bom fim de semana!

      Eliminar
  9. E eu que andava em busca de uma receita deste pudim tão afamado... Obrigada :)

    ResponderEliminar