#

terça-feira, 15 de maio de 2018

Trilhos Luso Bussaco


desta feita, devidamente calçada!

O terceiro trail do ano e o mesmo sentimento de sempre: chegar ao fim e pensar "já está", "consegui", "venha o próximo". Aquele misto de desafio/superação que enche a alma e faz desejar por mais. O trail é isto. Mas também é ter de lutar contra o corpo e saber usar a cabeça nessa luta. É ter de ser mais forte a todos os níveis. É "c@&#% que a subida nunca mais acaba", "fdx, mais uma subida", "não aguento", "tirem-me daqui", "é desta que vou aos trambolhões até lá baixo", "nunca mais me meto nisto", "socorro", mas depois chegamos à meta e o "milagre" acontece. As dificuldades transformam-se em orgulho e os queixumes em sorrisos.



E, parou tudo!! Depois de alguns trails a desafiar dentes partidos e queixos esmurrados (na melhor das hipóteses), desta vez, apresentei-me devidamente calçada!!
Lembram-se do meu dilema e receio em apostar no cavalo errado? Pois muito bem... Lá fui eu na passada sexta-feira à Xtreme ver as tais Salomon em promoção, mas o 39 não era o tamanho ideal como esperava e, drama dos dramas, não tinham o 40. Ora, tinha ido eu para Coimbra de propósito por causa do raio das sapatilhas e NADA!! É bom de imaginar o azedume com que fiquei. Depois de lamber montras para aliviar um pouco o humor de ratazana deprimida, lembrei-me de uma loja que um colega me indicou e que vende a marca La Sportiva - "O Aventureiro de Bicicleta" em Pedrulha. Como ficava a caminho na ida para casa resolvi ir cuscar e pumbas, saí de lá falida com umas La Sportiva modelo Bushido vermelhinhas na mão. Na noite anterior à prova nem dormi direito e quase que aposto que era a ansiedade de estrear as sapatilhas e perceber se tinha feito a compra certa ou não.


Prova feita, sapatilhas aprovadíssimas e nem uma bolha nos pés (o que até era espectável uma vez que estava a usá-las pela primeira vez, mas nada). E, senhores, QUE diferença!! As sapatilhas não trepavam sozinhas, mas facilitavam muito mais o processo comparando com as Pegasus (que nem merece comparação porque estamos a falar de umas sapatilhas de estrada, mas era o que usava, pelo que é  o meu único termo de comparação).
Muito boas a atacar as subidas, senti boa aderência e estabilidade do pé, bom nível de amortecimento e achei-as muito confortáveis.

Não sou propriamente a pessoa mais entendida no assunto, embora, tenha procurado saber algumas coisas antecipadamente quando decidi que estava na hora de investir numas sapatilhas de trail. E a verdade é que a marca La Sportiva é mesmo considerada uma marca de referência neste tipo de sapatilhas.
Este modelo em particular - Bushido - tem drop de 6 mm e sola FriXion para optimizar a aderência e absorção de impacto e garantir maior durabilidade. É tido como super ligeiro, aderente e agressivo e o modelo foi desenhado para garantir a perfeita estabilidade em todo o tipo de terreno graças ao sistema de controlo "STB".

Não vou dizer que são as melhores do mundo, porque não conheço mais nenhumas para poder comparar e também depende do pé de cada pessoa (sei pelo menos uma pessoa que diz não se adaptar à marca e prefere New Balance, por exemplo), mas para mim estão perfeitas, como tal, recomendo. 


Voltando à prova em si, de dizer ainda que o percurso é realmente muito bonito, foi muito gratificante percorrer aquela mata, mas o Bela Bela não fica nada atrás em termos paisagísticos. Também achei menos técnico e não tão desafiante como o Bela Bela. Claro que foi dureza aqueles primeiros 5 kms até à Cruz Alta e aquela escadaria do demónio, mas a subida ia sendo intervalada com pequenas partes planas que permitiam recuperar um pouquinho o fôlego. Houve ali uma parte a meio que também era sempre a trepar o monte e também exigia mais pulmão, mas nada que não se fizesse.
Quanto à organização, sinceramente, ficou muito aquém daquilo que os Trilhos do Luso mereciam. Fazendo novamente uma comparação com o Trail Bela Bela (que tem uma organização TOP), considero o valor da inscrição caro para o que disponibilizaram, principalmente, tendo em conta os seus patrocínios. É que nem direito a uma t-shirt tivemos!! Mas vá, valeu pelo percurso, no entanto, não será trail a repetir.

Entretanto, o próximo é já dia 3 de Junho (Rota dos Moinhos em Albergaria) que é para manter a estatística (um trail por mês). =))

9 comentários:

  1. Haja coragem!!! :P
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. As paisagens devem ser incríveis! :P
    Estás mesmo de parabéns!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Gabo-te a coragem :D
    De facto, o calçado faz toda a diferente. Ainda bem que acertaste em cheio!

    ResponderEliminar
  4. Acho que nunca conseguiria! Por isso, gabo-te a coragem e a determinação. ;)

    Beijinhos

    P.S. Lancei-te um desafio (pequenino). ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca digas nunca! Eu há 2/3 anos detestava correr e agora é o que é! =))

      P.S.: opaaaa, já vi!! Por acaso acho graça a esses desafios, a ver se trato de responder ainda esta semana :D

      Eliminar
    2. Eu faço trails há anos, já fiz dezenas e só corro (um bocadito) nas partes planas e em algumas descidas e... caramba, tenho 51 anos, é só mexer o rabo regularmente (num ginásio,ao ar livre, no quintal de casa, seja onde for) e conseguimos fazer trails, pelo menos as distâncias mais curtas (entre 8 e 12 Km).

      É mmuito mais divertido do que as provas de estrada. Conhecemos recantos que de outra maneira era impossível conhecer.

      Dulce/Porto

      Eliminar
    3. Admiro taaaanto pessoas assim mais velhas (sem ofensa) que fazem desporto e demonstram garra e vontade! Ai, há pessoas de cinquentas a fazer ver malta de vintes! Eu bem vi algumas pessoas mais velhas do que eu a passarem-me à frente no trail assim mais para o fim.

      Também sou dessa opinião, eu era só estrada, mas trail...DE LONGE muito melhor e mais gratificante!

      Eliminar
  5. Parabéns!

    A cena das t-shirts, vais chegar a uma altura e já vomitas t-shirts por todos os lados... ainda bem que agora há trails que até já fazem dois preços: um para quem quer t-shirt, outro para quem não quer. Eu já estou na fase de não querer.

    Quanto ao calçado: boa malha. Já ouvi falar na La Sportiva, tenho amigos que usam mas, como me dou bem com as Adias vou continuando fiel à marca. É o que digo: cada pé sua sentença.

    Próximo domingo vou fazer a Wild Challenge de Coimbra.

    Isto das provas é viciante, mesmo.

    Dulce / Porto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Dulce!
      Oh, eu sei, falei na t-shirt mas é só um pormenor (embora eu até goste mesmo de ter as t-shirts da prova como recuerdo, mas eu sou aquela pessoa que até o dorsal guarda! :D). Acho que a organização esteve muito aquém de uma forma geral! É que nem sistema de som!! Não houve um "boas-vindas", "boa prova", "divirtam-se", pelo que já nem falo naquele envolvimento/animação inicial, aquecimento, música...! A malta do Bela Bela para principiantes dão 15 a 0 a estes do Luso!

      Quero muito fazer o Wild de Coimbra, mas fica para o ano!
      Boa prova e diverte-te Dulce *

      Eliminar