#

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Anita, és tu?!


Diz que a culpa é da globalização. Raismaspartam o raio das modernices, xiça penico!! Logo eu, uma gata bem à antiga e um tudo-nada avessa a modernices. Já não bastava o novo acordo ortográfico (coisa que não me assiste) e agora é isto. Que facada no coração (snif, snif). Olha agora se tivéssemos que mudar todos de nome, só para ficar assim mais internacional, mais globalizado, mais moderno, mais evoluído, mais pomposo, mais tchanan, mais o raio que os parta?! Então mas eu não posso ser Bruna aqui, na China ou na Conchichina?! Mas que não seja por isso. Eu própria antecipo-me (nunca se sabe quando o nosso nome poderá ser alvo da "aldeia global"), e estou na boa vontade de sugerir um nome assim mais xpto, digno de ser pronunciado em qualquer parte do mundo, para a minha pessoa. Que tal:
a) Brunilitsky;
b) Brunovsky;
c) Brunitolitsky;
d) Brunilolitsky.
Ou, então (só para descomplicar um bocadinho), apenas "Brun". É, "Brun" parece-me assim mais versátil e perfeitamente adaptável a qualquer país. Fica a dica, hã.
AHHHHHHHHHHHHHHHH! Mas ainda digo mais. Existem outras tantas coisas que, por esta ordem de ideias, deveriam ter o mesmo nome, seja aqui, seja em cascos de rolha. Um nome comum, já que é algo perfeitamente comum em todo lado. E passo a citar:
a) Bufas (pôs, tracks, peidinhos, ou o que lhe queiram chamar). É algo que todos dão, portugueses, espanhóis, italianos, marroquinos, etc e tal (penso eu de quê). Porque não um nome mais global? Não é por nada, mas se eu estiver na China e disser "olhe, vou dar uma bufinha", o pobre coitado do chinoca não vai entender e não vai ter tempo de fugir.
b) A típica expressão que todos tendem a dizer nos momentos mais adversos, seja aqui, seja do outro lado do mundo, "vai pó c*r*/ho". Se eu disser isto a um peruano, o homenzinho ainda vai pensar que estou a manda-lo para um sitio muito bonito, ou a ser muito fofinha, quando não é verdade. E se há coisa que me lixa é alguém estar a "mandar vir" noutra língua. Sei lá eu se me está a mandar para o outro lado!! Parece-me justo que todos percebam quando estão a ser mais indelicados para connosco. Vocês não acham?
E fico-me por aqui (só para não ferir susceptibilidades aos mais sensíveis, que já deve haver alguém aí desse lado com as mãos na cabeça).

Enfim. Isto tudo só para manifestar o meu profundo pesar para com a pobre Anita, e para mostrar como estou solidária para com ela. Acho mesmo que alguém devia fazer alguma coisa, um movimento do tipo "Libertem a Anita" ou "Volta Anita". Sei lá, qualquer coisa.
24-09-2013 15-51-22

28 comentários:

  1. quando li a noticia também fiquei um caco
    A minha primeira anita foi anita no ballet e tá tão velhinho o livro +.+

    Acho tão errado fazerem isto

    annydajuba.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. O quê? Será que percebi bem?Mas os livros agora mudaram de nome? Então mas isso tem lá algum assunto? Oh God!

    ResponderEliminar
  3. Esse nome faz parte da nossa infância, sou completamente contra a mudança de nome...

    ResponderEliminar
  4. Mas sabes que o nome original é MARTINE?! O que aconteceu foi que, conforme o país, a miúda tinha um nome diferente: em Portugal é Anita mas p.e., em Espanha é Martita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei. Mas se permitiram isso (cada país ter o seu nome), acho que deviam levar até ao fim (na minha opinião, claro).

      Eliminar
  5. Eu se me chamasse Bruna até gostava que me mudassem o nome...:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porquê? Pessoalmente só mudaria se me chamasse Constança, Carlota,Matilde ou qualquer um desses nomes queques e antiquados que que agora é moda pôr às meninas.

      Eliminar
  6. Este tema está a deixar-me com nervos!!! no meu tempo e dos meus pais sempre foi ANITA! Estupidos, abutres, parvalhoes dos mongos que tiveram a brilhante ideia de mudar...e soube agora que é tambem devido aos direitos de autor, quando se utilizava "anita" quem ganhava eram os portugueses, e os belgas chuchavam no dedo...

    ResponderEliminar
  7. Ridículo!!
    Eu ainda tenho este livro!!
    Não acredito que mudaram de nome! Já é mau terem mudado de nome e é ainda pior o nome feio que foi substituir "Anita" ahah . Enfim, modernices...

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. é o nome original, não são "modernices".. embora eu defenda que deveria ser sempre Anita

      Eliminar
  8. Ainda há bocado fiz um post sobre isso no meu blog e o Ricardo Araújo Pereira lançou um movimento esta manhã na Mixórdia! Pus lá o vídeo, vê aqui. :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhhh tenho de ver essa mixórdia (deve estar um show de rir)! :D

      Eliminar
    2. Está demais! :) Como sempre eheh

      Eliminar
  9. Isto é tão ridículo! A Anita é um símbolo da infância, não tem jeito nenhum mudarem-lhe o nome! Pelo amor de Deus, isto é uma parvoíce! Bem dizes, já não bastava o novo acordo ortográfico...

    http://aengenheiradamoda.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Opá que tristeza... Qual será a próxima mudança ridícula?
    Messy Hair Don't Care | Blog

    ResponderEliminar
  11. Só mudanças sem assunto nenhum !!
    Beijinhos,
    Blog | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar
  12. Acho isso tão mas tão mal! Ainda tenho alguns desses meus livros e será sempre a Anita para as pessoas dessa época.

    ResponderEliminar
  13. Há coisas que fazem parte da infância de cada criança e a Anita era uma delas!! Martine??? A sério?!

    ResponderEliminar
  14. Que texto exasperante... a comédia não é o seu forte, de todo.

    ResponderEliminar
  15. Para quer muda o que já existe
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Que estupidez. Para isso tinha sido Martine desde sempre. Enfim. Volta Anita haha

    Isa,
    http://isamirtilo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Sendo absolutamente honesta.... não me aquece nem arrefece :). É certo que o nome Anita nos é querido e quase todas nós tivemos livros da Anita que preencheram a nossa infância. No entanto, para as crianças que hão-de vir será a Martine e com certeza que irão gostar dela na mesma... afinal de contas gostávamos das histórias da Anita por algo mais do que apenas o nome dela.
    É uma estratégia de marketing por parte da empresa e só eles irão saber se resultou em termos de vendas. Quando tiver a minha filha lá comprarei um livro da Martine, porque a essência com certeza continuará lá :).

    ResponderEliminar
  18. Enfim... O mundo nunca mais vai ser o mesmo sem a Anita a sério.
    Sigo :)

    http://buzzseason.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Não acho bem! Então uma pessoa passa a infância com a Anita e agora tiram-nos isso? Não há direito! :)

    http://adorosercomosou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Não acho jeitinho nenhum. E tenho dito!

    1beijo,
    http://umblogsoparamim.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Se faz favor é um Martine, sem gelo...lol....

    ResponderEliminar