#

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A Gata na Cozinha #53

Depois de vos falar sobre um pequeno-almoço completo e saudável, que tal uma receita daquelas saborosas e sem culpas? E se for super fácil e rápida de fazer ainda melhor, num é? Então bora lá ressuscitar esta rubrica do mundo dos falecidos (há quanto tempo não partilhava uma receita?!) com um "fit" e delicioso Souflé de Pescada.

Quando fiz pela primeira vez e partilhei nas redes sociais, várias meninas pediram-me logo a receita e eu prometi partilhar aqui no estaminé. Já era para tê-lo feito há bem mais tempo, mas bom, vocês já conhecem o meu dilema com o tempo (ou falta dele). Mas cá está ela, carregada de proteína e com zero hidratos. Uma opção "low carb" ideal para o jantar por ser uma refeição mais leve, já que não é bom, e passo a expressão, enfardar como se não houvesse amanhã antes de deitar. Além disso, vamos acordar com uma fome acrescida e uma vontade enorme de tomar um pequeno-almoço bem completo. Este tipo de refeições à noite também ajuda a promover a perda de gordura uma vez que o nosso corpo vai usar essa mesma gordura como fonte de energia em vez do açúcar proveniente dos hidratos.

Muitas pessoas têm a ideia feita de que as refeições mais "fit" e saudáveis e mimimi são tipo um pãozinho sem sal, nada saborosas, pouco apetecíveis e que é um desconsolo olhar para o prato. Está errado, tudo depende da nossa imaginação e de como podemos brincar com as ervas aromáticas, por exemplo. Neste caso, este souflé não leva muito tempero, mas porque os queijinhos já dão imenso sabor. Experimentem e depois digam-me se gostaram. =)


Ingredientes:
  • Lombinhos de pescada;
  • 8 claras;
  • 8 queijinhos da "Vaca que ri" light;

Preparação:

1. Antes de mais, ligar o forno a 180Cº para ir aquecendo.
2. Cozer os lombinhos e deixar a arrefecer.
3. Bater as claras em castelo.
4. Desfiar os lombinhos e juntar os quenjinhos, amassando tudo até formar uma pasta. Depois, temperar com uma pitada de sal, pimenta e orégãos ou outra erva a gosto.
5. Envolver as claras na pasta. 
6. Por fim, levar ao forno até crescer e começar a tostar, o que deve levar uns vinte minutos mais ou menos.

Dica: com lombinhos de salmão deve ficar igualmente bom.


Bom apetite, minhas "lontrinhas"! :D


21 comentários:

  1. Que maravilha, já guardei a receita :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! Vou experimentar. Obrigada D. Gata :)

    Cristina Ferra

    ResponderEliminar
  3. Hellooooooo Sô Dona Gata;) Então não querem lá ver que temos CHEF LIGHT? Vou experimentar ai vou vou. Já agora (nada a ver eheheh), cabelo SUPER GIROOOOO mesmo mesmo bem, cada vez mais gira e mais saudavel. Beijinhos (QB claro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sô Dooooooona, há quanto tempo!
      Epa, parece que sim! :D Mas ainda tenho umas receitas dos outros tempos por partilhar, ah! ah! ah!

      Gostaste do cheveux novo? =)) Obrigada Cláudjinha! :D
      Beijinho grande (QB :D)

      Eliminar
  4. Parece delicioso!
    Tenho de experimentar.
    Será que dá para substituir o queijinho da vaca que ri individual por aquele em embalagens de barrar, ou até por queijo fresco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece e É, palavra de Bruna! :D :D
      Vaca que ri de barrar penso que sim, queijo fresco...não sei, tenho receio que não fique com a mesma consistência. Mas não custa testar, intragável não vai ficar de certeza.

      Eliminar
  5. Olá. Sou seguidora habitual mas nunca comentei. Mas desta vez tenho que dizer que fiquei rendida a este souflé, tenho que experimentar e talvez o faça com salmão. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Fico contente por te ter conseguido arrancar o primeiro comentário =))
      Experimenta e depois diz-me o que achaste. Também quero ver se faço com salmão em breve.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Parece ser delicioso, irei experimentar um dia destes. Ficou mesmo com bom aspeto :)Beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/10/contornar-e-iluminar-bem-o-rosto.html

    ResponderEliminar
  7. Gatona, fit não é! eu substituía por outro tipo de queijo "não processados" tipo quark. (não deixam de ser muitas claras tb)
    Mas uma vez por outra não faz mal :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm, não é fit? É fat? Eheheh
      Não há mal nenhum no queijinho da Vaca que ri, mas sim, também é uma boa opção usar o quark, em termos de consistência deve ir dar ao mesmo. Também não há mal na quantidade de claras, uma vez que estamos a falar de proteína. No plano do marido, por exemplo, faz parte do pequeno-almoço de toooodos os dias 6 claras.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Xinapá que vocês não ganham para ovos :-p Curiosidade, o que fazes às "amarelas"?

      Eliminar
    3. "Amarelas" ou gemas, pronto lol

      Eliminar
    4. Ter uma mãe com galinhas em casa tem as suas vantagens! Mas já pensei pôr uma galinha e um galo na varanda aqui do apartamento. AH! AH! AH!

      Respondendo...depende. Às vezes, guardo para juntar a uma omelete, outras vezes vai mesmo para o lixo. Mas para não desperdiçar, prefiro ter um pacotinho de claras em casa para este tipo de receitas.

      P.S.: ainda bem que "traduziste" não fosse eu pensar que estava a falar de vacas. AH! AH! AH! =P

      Eliminar
  8. Tem muito bom aspecto!
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha. Vou experimentar, mas com atum, que pescada não é muito a minha praia :p

    ResponderEliminar
  10. Acho que vai ser o meu primeiro Souflé :)

    ResponderEliminar
  11. Oi gata, quantos lombos usaste? Para ter a noção da quantidade de peixe que devo utilizar.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia!
      Eu usei uma daquelas embalagens Pescanova de lombinhos, acho que trazem uns 6.
      Beijinho, depois diz se gostaste =)

      Eliminar