#

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Alguma vez viram alguém ficar eufórica da vida por ver o peso da balança aumentar?!

YEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAHHHHHHHH, yes, yes, yes, YEEEAAHHHHHHHHH, um quilo já cá canta yuupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!! :D :D :D
Pronto, já passou, já me libertei, já voltei a mim.. YEEEEAAAAAAAAHHHHHHHHH (afinal não passou) YEEEAHHHH, yupi, yupi eiiiii!! :D :D
Pronto, pronto, é desta que me seguro, juro!!

Bom, perdoem-me este momento mais fora de mim e antes que perguntem, não, não ganhei o euromilhões, foi apenas o constatar do resultado do meu esforço, que é quuuuase a mesma coisa. Trocando por miúdos, "engordei" um quilo desde a última consulta de nutrição. Coloquei entre aspas, porque não aumentei propriamente em gordura, mas sim em massa magra, o meu objectivo máximo, daí tanto contentamento (yeeeaaaaaaaahhhhhhhh, yupi, yupi).

Quando partilhei a última consulta com vocês (rever aqui), estava com 53,3 kgs e com 19,5% de massa gorda. Sendo que já tinha perdido 6% de gordura desde o inicio do processo e (infelizmente) 2 kgs de massa magra (derivado dos treinos de corrida mais intensos para a Meia Maratona), o meu objectivo passou a estar mais focado no ganho de massa magra ao invés da perda de gordura. Bem, é óbvio que quero baixar mais a massa gorda, no entanto, uma coisa leva à outra já que diversos estudos demonstraram que o aumento de 1,5 kg de tecido muscular faz com que o metabolismo aumente em 7%. Isto significa que ter mais massa muscular permite-nos queimar mais gordura sem necessidade de dietas. O melhor queima gorduras são os nossos músculos, registem esta, mais tarde falaremos melhor sobre o assunto.


Ganhar um quilo em dois meses que passaram desde a última consulta pode parecer muito pouco ou até nada, mas isto de "construir" um corpo leva o seu tempo e pede muito foco e dedicação. Se à semana consigo levar a alimentação certinha-direitinha como manda a lei, chega o fim-de-semana e "esbandalho-me" toda. Em vez de uma, são duas ou três refeições do lixo e em vez de um, são dois ou três lanches do lixo. E nestes últimos tempos tive alguns jantares e aniversários e pronto...coiso. Não passam de desculpas, eu sei, mas pronto, confessei-me, está confessado. Não é nenhum drama, nem me tira o sono, mas depois não posso pedir resultados maiores.
Depois, temos a parte do treino que no ganho de músculo é T-U-D-O e consta que só neste último mês é que lhe dei mais a sério. Feitas as contas, um quilo já foi muito bom.

Se por um lado consegui aumentar massa muscular, por outro, a massa gorda nem se mexeu, mantém-se ali nos 19,5% e o desejo de chegar ao Natal com 15% tornou-se uma miragem. E vocês perguntam "então, mas se aumentaste massa muscular não era suposto perderes gordura tal como disseste?", era, mas há mais factores a ter em conta. Sendo o objectivo o ganho de massa magra, a minha alimentação é rica em hidratos de carbono, logo, qualquer deslize alimentar pode comprometer o processo, pelo que devia ser mais rigorosa do que sou. E acontece que nestes últimos dois meses, tal como já confessei mais atrás, foram algumas as facadas no plano alimentar, loooogo, não há milagres gente. Ainda assim, não me posso queixar, pior seria se tivesse aumentado. A juntar aos deslizes, também andei a beber menos água nos últimos tempos, o que faz diferença também. Na verdade, pequenos "nadas" fazem tooooda a diferença nisto da conquista de um corpo saudável.

Mas pronto, continuamos na luta e não se admirem mais por ficar contente com o aumento do peso na balança, desde que seja derivado da chicha da boa e não do unto, claro. O meu objectivo há muito que deixou de ser perder peso, aliás, bem vistas as coisas nunca foi. O meu foco passa e sempre passou por alterar a composição corporal - diminuir massa gorda e aumentar massa magra até ao desejável - e já todos sabemos que o músculo pesa mais do que a gordura. Nunca fui paranóica da balança (nem tenho disso em casa), nem ninguém o deveria ser. Uma pessoa pode pesar 54 kgs e ser mais gorda do que uma pessoa que pese 60 kgs. Dito desta forma pode parecer estranho, mas é a mais pura das verdades. Eu ao pé da minha nutricionista sou uma obesa e ela pesa bem mais do que eu. Parece coisa do diabo, mas é a realidade.

Para quem anda nesta vida o conselho que dou é mesmo esse, esqueçam a manhosa da balança, concentrem-se no vosso espelho e tirem fotos ao vosso corpo para que possam comparar e constatar as diferenças no vosso corpo ao longo do processo. E não se esqueçam que "nenhum obstáculo será grande, se a vossa vontade de vencer for maior". Keep strong

7 comentários:

  1. Muito bem Gata, keep going :D
    Beijinhos*

    - http://getup-dressup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. parabéns :)
    Espero que os kilos que tu ganhes, eu perca ahah

    ResponderEliminar
  3. Essa massa gorda de 19,5% parece-me um bocadinho irreal. Tens que ver a forma como medes a percentagem de gordura corporal, há por aí muitas forma falsas de a medir.

    ResponderEliminar
  4. Boa Gata!
    Já eu ando a adiar - fugir é o termo mais exato - da minha avaliação física porque a última não correu lá muito bem sem eu perceber bem o porquê e entretanto sinto as calças mais justas e estou cheia de medo que me digam que esse aumento é todo banhoca e nada de músculo. É que se eu estivesse com o rabo alapado no sofá todos os dias e a comer porcarias como se não houvesse amanhã tudo bem, mas quando uma pessoa se esforça e porta bem não está preparada para ouvir certas coisas.

    ResponderEliminar
  5. Gata, tu dizes que agora estás numa fase em que tens que apostar na musculação e deixar o cardio um pouco de lado mas tu chegas ao ginásio e dás-lhe logo nos exercícios de musculação? Não fazes um "pré-cardio"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, faço sempre um aquecimento, é essencial. Ou faço 10 min de passadeira ou 10 min na elíptica. E mesmo a meio do meu treino de musculação tenho mais dez minutos de cardio (passadeira, ou elíptica ou bicicleta). É bom para variar o ritmo, ajuda a acelerar o metabolismo. Uma coisa são 10 minutos outra é meia hora ou mais a correr.

      Eliminar