#

terça-feira, 25 de outubro de 2016

"Viver Depois de Ti"


Há lá programa melhor do que aproveitar um domingo de chuva para ver um filmezinho no aconchego da nossa casa? Duvideodó. Se for uma história daquelas boas, mesmo boas, melhor ainda. Adoro ver filmes, mas chega este tempinho e parece que adoro ainda mais, pelo que estou prontíssima para ser a maior papa-filmes dos próximos tempos.

"Viver Depois de Ti" chegou às nossas salas de cinema no inicio de Agosto, pelo que já não é propriamente um filme-novidade e, provavelmente, muitos de vós até já viram o filme. Eu só tive oportunidade de ver neste fim-de-semana que passou. Ouvi falar taaaanto e tão bem do filme que não podia deixar passar em vão.

Começo por dizer que o filme entrou para o meu "top" e que não me lembro de ver um que me comovesse tanto como este. Não estava com a TPM nem coisa que o valha, logo, concluo que foi tudo mérito do filme. Ok, o facto da música "Photograph" do Ed Sheeran fazer parte da banda sonora também pode ter tido o seu peso. Bom, o "The Room" também foi um filme que me marcou bastante (falei dele aqui), mas acho que este consegue passar-lhe à frente. Alerto já que não sei se conseguirei partilhar a minha opinião sem dar uma de spoiler, por isso, se ainda não viram o filme e estão a pensar fazê-lo, não continuem a ler este post (se conseguirem, ah! ah! ah!).

O filme é bom tanto pelo tema que ousa abordar (o que não significa que o tenha feito com mestria), como pelas várias mensagens que vai passando ao longo da história, como pelo próprio final. Às vezes, podemos encontrar o amor onde menos imaginamos. Esta é a primeira e mais evidente mensagem do filme, que me faz logo pensar que também o podemos reencontrar quando menos esperamos. Outra mensagem evidente é que de uma hora para outra tudo pode mudar, a nossa vida muda e se hoje está tudo bem, amanhã pode estar tudo mal. Não que precisasse de ver um filme para saber disso, mas muitas vezes esquecemo-nos deste pequeno grande pormenor e perdemos tempo da nossa vida com coisas não tão importantes assim. Ou perdemos ou não damos valor ao tempo que temos e esquecemo-nos de nós mesmos com o lufa-lufa do dia-a-dia.
A própria personagem Louisa mostra como se ser feliz apesar das adversidades e nada parece roubar aquele sorriso e expressão contagiante. Mesmo enfiada nas suas roupas ridículas aos olhos de qualquer um, é assim que ela é feliz e confiante de si própria, o que a torna tão espcial.

Em relação ao desfecho da história - spoiler alert -, não era o que mais desejava, mas gostei e teve o seu lado bonito. Gostei pelo simples facto de fugir ao cliché "depois da tempestade viveram felizes para sempre". Mas há um senão. Mesmo não sendo de forma directa, o filme leva a questionar se vale mesmo a pena viver numa cadeira de rodas, o que, segundo li, até gerou alguns protestos. Sem querer, o filme pode estar a passar a mensagem errada e sendo um tema tão sensível pode ferir susceptibilidades.

Resumindo e concluindo, é um filme feito para criar emoções e para deixar uma pessoa lavada em baba e ranho, mas também tem um toque divertido que torna o filme ainda mais especial. Fiquei encantada com a actriz Emilia Clarke e adorei a forma como deu vida à Lou. É um filme que recomendo sem margem de duvida.

♥ 

20 comentários:

  1. É muito giro ver a Emilia Clarke neste registo que é completamente diferente da sua personagem no Game of Thrones. Só mostra como é boa atriz... Eu também gostei muito do filme e também chorei baba e ranho :)

    ResponderEliminar
  2. *Spoiler Alert*

    Também gostei muito desse filme! E parece que vai haver sequela (pelo menos, em livro existe!)!!!! :)
    Penso que a questão não é apenas viver ou não numa cadeira de rodas, o que o faz fazer o que fez, é tudo o que a condição dele implicava, como as dores insuportáveis, as infecções que fazia facilmente e o deixavam (ainda) mais doente, a incapacidade de manter relações sexuais... Vai muito mais além de estar simplesmente numa cadeira de rodas.

    Mas, para mim, não passa o The Room, são filmes diferentes e aquele miúdo conquistou-me para sempre! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sequela? A sério?! Achas que vale a pena ler o livro mesmo já conhecendo a história pelo filme?
      Essa é a tal parte que falha no filme... No filme não se percebe esse tal sofrimento, só mesmo quando o enfermeiro diz à Lou que ele sofre muito de noite com pesadelos, etc, etc. E mesmo as dificuldades de quem está numa cadeira de rodas não foram muito bem representadas, mas é só um pequeno pormenor.

      Tens razão, The Room e este são filmes/histórias diferentes e se calhar digo que este último ainda melhor, apenas por estar mais recente. E sim, aquele miúdo ficou-me na memória!

      Beijinho Cris *

      Eliminar
  3. Ainda não vi, mas quero ver! Por isso só li o post até dizeres para parar :P

    ResponderEliminar
  4. Eu também gostei muito do filme. Apesar de ter lido o livro, e como é obvio o livro é muito melhor. Mas acho que conseguiram retirar as melhores partes e ficar um filme muito bom...Dos melhores filmes que vi retirados de livros. Gostei e recomendo para quem leu o livro porque não se vão arrepender...
    Joana, beijinhos ;)

    ResponderEliminar
  5. Adorei esse filme! Tem uma mensagem muito forte e, sim, a mulherada bem precisa de uma boa carga de lenços de papel ahahah

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Isto é um Amigos Improváveis (Esse sim um excelente filme!) mas em pior...

    Bjinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda tenho de ver esse filme! Por acaso, já me tinham dito isso também.

      Beijinho

      Eliminar
    2. Tens de ver mesmo :) é muito bom.. Como disse, para mim, ainda melhor que este..

      Depois diz se gostaste :)

      Joana

      Eliminar
    3. Sim Gata, tens que ver Amigos Improváveis! Maravilhoso! Um dos meus filmes preferidos de todo o sempre!

      Luísa R.

      Eliminar
  7. Vi o filme, gostei muito da personagem da Emilia Clarke (que é linda de morte, uma excelente atriz e a minha girl crush, por isso não sou imparcial) e achei a história bonita, mas faltou ali qualquer coisa. É meio "bah". O final conquista por ser diferente do viveram felizes para sempre e mostra que há sempre futuro e vida a correr apesar (e depois) da morte ou da separação de alguém que amamos. Mas lá está, é só mais uma historinha para fazer chorar e suspirar, não tem grande conteúdo. Ainda assim, é uma boa aposta para uma daquelas tardes de domingo caseiras :)

    ResponderEliminar
  8. Ainda não vi este filme, mas aguçaste-me a curiosidade ;)

    ResponderEliminar
  9. Também gostei bastante do filme :) (mas não caiu nenhuma lagrimazita!!! acho que foi de tanto me dizerem que ia chorar baba e ranho xD)

    ResponderEliminar
  10. Sim, vai haver sequela, a vida dela depois dele :) claro está que se espera que ela recomece, tenha o seu final feliz, a ver vamos :)

    ResponderEliminar
  11. Um filme doce, apenas!

    ResponderEliminar
  12. Falemos da beleza do moço!

    #casavame

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falemos então: #divorciavame

      AHAHAHAH :D

      Eliminar
    2. Deixa o homem pra quem esta solteira! Não estragues a tua bida! :)

      Eliminar
  13. Realmente dos melhores livros que li este ano (sem contar com o meu querido Harry Potter claro)!
    Vale muito a pena ler o livro mesmo vendo o filme :)

    ResponderEliminar