#

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

"A Rapariga no Comboio"


Já que estamos numa de review de filmes e já que não consegui terminar o que tinha pensado para hoje (damn!, damn!, damn!), vamos falar do filme "A Rapariga no Comboio"? Então tragam lá o chá, umas bolachinhas e encostem-se aí, mas sem fazer muitas migalhas.

Ora bem, para os mais distraídos, "A Rapariga no Comboio" foi o livro mais vendido de 2015. Tal foi o sururu que não pensei duas vezes na hora de escolher a minha leitura das férias de Verão (que já lá vão, Deus as tenha em bom descanso). E em menos de nada, a história salta do livro para o cinema. Fui ver mal estreou, tal eram as ânsias, mas ainda não me tinha dado para opinar por estas bandas como é o costume. Talvez diga muito sobre o meu nível de satisfação em relação ao filme. O mal é colocar as expectativas lá no alto, por norma, dá sempre cocó mal cheiroso. Além disso, tenho para mim que ir ver um filme depois de já ter lido o livro é o maior erro dos erros. Ou vemos o filme e depois lemos o livro, ou lemos o livro e pronto "está bom, não mexe mais".

De facto, nunca tinha visto um filme depois de ler o livro, aliás, aconteceu-me com "As Cinquenta Sombras de Grey", mas como ainda não tinha chegado ao fim da história, não conta para as estatísticas.
É estranho sentar no banco da sala de cinema e aguardar por um filme que já se conhece a história. Não dá tanta pica, vá. Depois, a velha história do costume, o livro é sempre muiiiiiito mais completo, muiiiiito mais detalhado e muito mais envolvente por isso mesmo. Mesmo tendo tudo isso em mente, criei bastantes expectativas e estava mesmo curiosa para ver como é que iam dar vida às personagens, às cenas mais perigosas e ao lado obscuro da história. Resultado? Nheeeeeeck.

Suspense?, que foi uma das coisas que mais me agarrou ao livro, ZERO. Depois, talvez metade das passagens do livro passaram completamente ao lado do filme. A própria Cathy (amiga e colega de casa da Rachel) mal falou/apareceu no filme quando até é uma personagem com a sua importância na história. Ok, imagino que não seja propriamente fácil passar uma obra inteira do papel para o écran e que é inevitável não deixar escapar cenas, mas, meus senhores, nem oito nem oitenta. Aliás, acredito que o filme se torne um pouco confuso para quem não conhece a história. Houve um momento que eu própria fiquei baralhada ao tentar situar-me na história do livro, tal foi o avançar de páginas.

Temo estar a ser injusta e pode ser influência do facto de conhecer a história, mas não achei o filme minimamente empolgante e surpreendente, e já nem comparo ao livro, porque esse dá mesmo quinze a zero. Valeram as pipocas. Agora estou aqui na dúvida se leio o livro "Viver Depois de Ti" ou não. Como já conheço a história, tenho receio de não me deixar envolver. Que me dizem? Para já, estou muito bem servida com um livro de Dorothy Koomson, mas queria ver se o despachava até ao Natal, para agarrar-me a outro.


16 comentários:

  1. Olá, não vi o filme, no entanto, recomendo o livro!!! e lê a continuação do 1º "Viver sem ti" simplesmente espectacular!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! =)
      Mas já há a continuação em livro? Hummmmm tenho de ir averiguar.
      Quanto a este, sim, também recomendo o livro que é TOPO, já o filme...coiso!

      Eliminar
    2. Sim! Chama-se viver sem ti! :)

      Eliminar
    3. Uma leitora já me mostrou a capa do livro =))

      Eliminar
  2. Também quero muito ir ver o filme! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Olá! Li o livro e fui ver o filme... Deu-me sono! Achei tãããão mas tããão desinteressante.
    Acho que só os últimos 15 minutos é que se safaram. No entanto adorei o livro, mas cheguei ao fim e disse: Nhéé, é só isto o final? Estava à espera de mais.

    ResponderEliminar
  4. Desculpa, o tema é o "A rapariga no Comboio" mas no meu comentário estava a a referir-me ao "Viver depois de ti" em que o segundo livro é o "Viver sem ti" sorry :) mas que grande confusão hehehehe

    ResponderEliminar
  5. Oi oi :)

    Aconteceu-me o mesmo com o "Inferno"! Saí do cinema furiosa (MESMO!!!) e a ralhar com o esposo (como se ele tivesse a culpa, coitado!!!) Já é mau quando cortam, agora quando mudam a essência do filme... é coisa para me deitar aos arames!!!

    PS: Já comentei!!! yeahhh (a chata dos vestidos de inverno)

    Soraia

    ResponderEliminar
  6. Concordo totalmente.
    Foi dos filmes mais aborrecidos que já vi.
    Eu enquanto via o filme só comentava "Mas isto no livro não era assim!" nomeadamente nas partes mais "eróticas" (não me lembro de no filme haver tanto truca truca e tão explicito...).

    Desaconselho completamente gastar dinheiro neste filme.

    ResponderEliminar
  7. Acho que me arrependi logo nos primeiros instantes do filme, quando no livro ela estava gorda, mal vestida e com ar deprimente. A Rachel do filme estava bem produzida. Ah e o facto de ser em Nova York, deu me logo uns nervos que me estava a dar vontade de sair da sala do cinema. Enfim, o filme ficou muito aquém em comparação com o livro...

    Joana ;)

    ResponderEliminar
  8. Eu não li o livro, mas fui ver o filme para "conhecer" a história e também fiz um post no meu blogue. Mas basicamente achei o filme um bocado monótono e previsível. Acho que o filme vale a pena pela atuação da Emily Blunt. Acredito que o livro esteja melhor e talvez um dia o vá ler.

    ResponderEliminar
  9. Eu gostei do livro, mas ainda não vi o filme ;)

    ResponderEliminar
  10. Já desisti que ver filmes, que já tenha lido o livro. Já me aconteceu com diversos livros e fico sempre "desiludida" com o filme...!
    Acho que é normal. Ao ler o livro criamos nos o nosso "filme".
    Beijinho
    MR❤️
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
  11. Eu li o livro e adorei. O filme gostei mas concordo que e muito secante. O meu namorado nem sabia da historia e adorou.
    Em relacao as personagens tive pena do marido da Megan (nao me estou a lembrar do nome,sorry) nao ter mais protagonismo.
    Mas de resto ate gostei...

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  12. Eu li o livro e gostei bastante (como é óbvio). No entanto, acho que não podemos ir para o cinema a pensar que vai ser o mesmo... Nunca é. Temos de pensar como se fossem coisas diferentes, para não nos desiludirmos. Até porque é "baseado/inspirado". Não é o mesmo, nem nunca será... Infelizmente para quem gosta de ler, que acaba sempre por ficar chateado.

    ResponderEliminar
  13. Tenho preferido por ver os filmes primeiro e depois ler os livros.

    Cátia ∫ Meraki

    ResponderEliminar