#

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A Gata na Cozinha #51

Se vocês fazem parte do grupo daqueles que tapam o nariz de cada vez que têm de levar uma garfada de brócolos à boca ou que fazem cara feia depois de engolir sem mastigar qualquer legumezinho que seja, este post é para vocês.

Como vocês sabem (e se não sabem deviam saber), eu fazia parte desse grupo. Nunca gostei muito de cenas verdes (nem do Sportém), sempre que comia sopa a maior parte das couves ficava na beira do prato. Ou a sopa era passada tipo bebé ou lá tinha eu de andar a desviar-me do raio das coives. Por outro lado, ADORO caldo verde (vá-se lá compreender a minha pessoa). Feijão verde? Só gosto quando é abafado em azeite e muito alho. Brócolos? Nunca tinha comido, mas o facto de ser verde levava-me a crer automaticamente que detestava (mesmo sem provar, ah ah ah). Favas?! Blhaaaaack!! Espargos? O que é isso? Por outro lado, sempre adorei cenoura e tomate. Alface e rúcula comia, mas muito pelo sentimento de obrigação "aaaaanda que faz-te bem". Creio que o problema está na cor, não na minha pessoa.

Oraaaaa, com esta coisa da comidinha mais saudável e da luta por um corpo são, tive de rever muito bem a minha relação com o lado verde da roda dos alimentos. E a verdade é que com umas dicas da Nutri e umas pesquisas ali e acolá, os legumes vão deixando de ser "persona non grata". Isto porque descobri uma forma bem mais saborosa de os confeccionar (senti-me logo como se tivesse descoberto a pólvora, quando já mil e uma pessoas confeccionam desta tal forma há séculos). Quem disse que os legumes só se comem cozidos, hum? E que tal grelhá-los?


Ficam tão, mas tão bons! O sabor é completamente diferente e para melhor. E o fácil que é de preparar? Basta cortar, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal, regar com um fio de azeite, temperar com flor de sal e oregãos e levar ao forno uns 10/15 minutos. Super simples e muiiiiito mais saboroso.
Na foto acima, grelhei courgete (fica top), cenoura (de comer e chorar por mais) e tomate (penso que fica um bocadinho doce, no entanto, gostei), mas também já grelhei brócolos e é a melhor forma de os comer sem fazer cara de enjoada. Agora, quero experimentar grelhar beringela e espargos, acredito que ficam igualmente saborosos.

E vocês? Já têm o hábito de grelhar legumes e fui eu que acordei para a vida só agora, ou nunca grelharam? Que tal experimentar e dar uma nova oportunidade a estes amiguinhos da nossa saúde?



42 comentários:

  1. A sério! Eu gosto muito de brócolos! É muito bom.

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu diria mais que são legumes assados :p
    Grelhados tinha de ser no grelhador ;)
    Eu já faço alguns assados e já experimentei grelhados também, como a courgete, que realmente fica muito boa.
    A batata doce também fica bem assada. Já fiz e gostei.
    Vou tentar fazer qualquer dia destes (talvez hoje) "chips" de batata doce.
    Depois conto no blog como ficaram se quiseres saber dá lá um saltinho :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eheheheh! Depende da opção do forno =)
      "Chips" de batata doce? CONTA-ME TUDO!! Depois quero ver. Descobri que sou mega fã de batata doce e no forno fica uma delicia mesmo!

      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Os chips de batata doce que mais gosto: Lava bem a batata doce, parte em rodelas finas (menos de 1cm), tempera com pimentão doce, oregaos e alho e dispõe num tabuleiro com papel vegetal e um fio de azeite. Leva ao forno até ficarem crocantes, por serem finas ficam autênticas batatas fritas, tão bom! (Cuidado com 2 coisas: azeite a mais, que as fará cozer e não ficam crocantes e para não queimarem porque por serem finas e de um momento para o outro)

      Eliminar
    3. Não sei como ficam estas que o anónimo refere, nunca fiz assim.
      As minhas podes ver o testemunho completo lá no meu estaminé!

      Eliminar
  3. Ora bolas. Então eu adoro legumes e nunca os comi grelhados! Naba que sou! Tenho de experimentar. Geralmente como sempre salteados, mas esses tem um aspecto divinal.
    Ahh, adoro legumes mas só a pouquinho tempo é que comecei a comer broculos. lolol

    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  4. Espargos é a coisa mais horrível que pode haver para uma pessoa comer. É de um sabor detestável que nem sei descrever. A beringela, também não é a melhor coisinha de se comer,mas assada ainda se engole.
    Bom apetite :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério que espargos é assim tão horrível?! Perdi vontade de experimentar (culpa tuuuuuaaaa =P)!

      Eliminar
    2. Ahmmm...pois...sorryyyy!!
      Mas experimenta, eu é que odeio mesmo, acho que são muito amargos, pelo menos cozidos. Como odiei tanto, já nem experimentei de mais maneira nenhuma.

      Experimenta comer brócolos romanescos, são tão bons quanto os outros.

      Eliminar
    3. Em defesa dos espargos digo-te que os adoro.

      Eliminar
    4. Adooooro espargos (enrola-os em presunto que tu vês ahaha)

      C

      Eliminar
    5. omelete de espargos á alentejana de comer e chorar por mais :)

      Eliminar
    6. Alho picadinho e azeite numa frigideira; deixar alourar, juntar os espargos cortados ao meio (aparar a base primeiro, uns 2 cm, pois é fibrosa e amarga) temperar com sal, pimenta e sumo de 1 limão. Saltear durante uns 4 minutos, não deixando cozer em demasia. Ficam deliciosos! Ass. Anónima devoradora de espargos (pena serem tão caros...)

      Eliminar
    7. Salteados na frigideira e depois enrolados em salmão fumado...uma maravilha!

      Eliminar
  5. Que bom aspecto.
    Eu também sou anti-legumes e essa receita parece me muito bem.
    Tenho que me aventurar mais nesse aspecto.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  6. Grelhados são na grelha, assados no forno. Independentemente da posição ) opção.
    Imensos legumes ficam ótimos no forno. Experiente courgette com beringela fatiada, temperadas com azeite, sala e limão e, se te atreveres..., ervas de Provence em cima :) )

    ResponderEliminar
  7. É claro que legumes no forno ou mesmo ao vapor são mais saborosos que cozidos uma vez que não lhe adicionamos tanta água e portanto não perdem o sabor. Ao cozermos retiramos muito sabor aos alimentos. Esse sabor fica na água que deitamos fora... Mas se pensarmos bem como se fazem os caldos de legumes? cozendo-os e aproveitando a água.

    ResponderEliminar
  8. Batata doce no forno com alho em pó e salsa picadinha.
    (com batata branca também é brutal mas estamos na cena do saudável)

    A sensação à primeira garfada é igual a perceberes que te depositaram dinheiro que não estavas à espera na conta. Estou a gozar, nunca me aconteceu mas mantenho a comparação! :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou experimentar! :D
      Com oregãos, flor de sal e um fio de azeite já sei que fica TOPO!

      Eliminar
    2. Batata doce cozinha e levas ao forno com um pouco de canela. Eu detesto canela e adorei esta opção...!
      Beijinho
      MR
      @sagadaemigracao

      Eliminar
  9. É no lado verde que estão as melhores coisas ;) (não falo do "Sportem" porque eu sou mais do Porto carago).

    ResponderEliminar
  10. Que óptimo aspecto, tenho de experimentar gata :)

    ResponderEliminar
  11. Eu optava sempre por não tocar nos legumes e nas saladas e de há uns 4 anos para cá tudo mudou...Bem não é que detestasse mas preferia uma boa massada :p
    Como tu, decidi melhorar a alimentação e fazer desporto.
    Ora bem...
    Forno:
    - batata doce, courgete, abóbora, tomates, pimentos, beringela (aos pedaços ou recheada com atum ou soja)...
    - espargos verdes ou brancos

    Cozidos:
    - espargos verdes ou brancos (ADORO! é necessário ''lima-los'' um pouco antes de os cozinhares, porque senão ficam duros)
    - bróculos, couve-flor e romanesco (prefiro os bróculos, mas como os 3. Dá para colocares no forno mas nunca o fiz)
    - couves e feijão verde (com azeite ficam deliciosos. Feijão verde nem em salada russa (sem maionese)?)
    - couve-bruxelas (ADORO!)
    - grão de bico ( podes já comprar cozidos. São bons como acompanhamento, em saladas, húmus!, picados dá para adicionar a almondegas de tofu p.ex que vão ao forno)
    Sertã:
    - beringela, courgete, pimentos, espinafres (ou colocar alguns cozidos em cima de uma sopa passada)

    Estofadas:
    - favas!

    Ao natural:
    - alface, tomate, pepino, beterraba, pimentos...

    Dizem que é preciso provar o mesmo alimento 8x a 10x para se começar a gostar. Daqui posso dizer-te que detestava beterraba e favas e o mesmo aconteceu com alguma fruta que abominava. Mas também é verdade que os nossos gostos alimentares vão mudando.
    Vai tentando e vais ver que no dia ''da asneira'' já nem te apetece uma massada (eu adorava massas e agora só a ideia de ir passar ferias na Itália e comer massa já me dá arrepios lol, vai ser bonito a reeducação para dias das asneiras :p )

    No final estou feliz com as minhas opções e sou feliz e mais saudável e tu também o serás :)
    Beijinhos e boa sorte!

    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Eu faço imensas vezes no forno, ficam óptimos ;)

    ResponderEliminar
  13. Não estou a imaginar ninguém que se enquadre na descrição. Ai não, não (cof, cof).
    'Tá bom, 'tá bom. Não batas mais no ceguinho (ou na ceguinha, neste caso). Vou ver se me consegues converter ;)

    Amigas do Closet
    http://amigasdoclosetblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu cá não tenho problemas com os legumes, pelo contrário adoro! Adoooro a beringela tens de experimentar! Mas estes comentários deram me vontade de comer batata doce ao jantar XD

    Days of Blues

    ResponderEliminar
  15. já ando há algum tempo a pensar em experimentar batata doce (nunca provei) e, quem sabe, substitui-la pela batata 'normal' mas não sei bem como a confeccionar. Posso cozer? Estufar? Assar? e já agora, tiro completamente a casca? Além disso, a batata é realmente doce? é que não estou a ver a conseguir acompanhar carne ou peixe com algo doce....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que (como eu) não vais querer outra coisa! Estou mega fã e já não consumo batata branca (até porque na sopa não uso batata). Os benefícios da batata doce são mais que muitos e é super saborosa.
      Penso que há várias maneiras de fazer, mas para já só fiz no forno e não tiro a casca! Corto às rodelas fininhas, um fio de azeite, flor de sal e oregãos e "tá a andar de mota"! :D
      A ver se ainda esta semana faço um post com as minhas batatas doces! =))

      Eliminar
    2. É doce e fica maravilhosa com peixe! (eu só tenho acompanhado com peixe até agora)
      E tire a casquinha toda. Também coze/assa mais rápido que a batata normal.

      Eliminar
  16. Eu adoro legumes, seja de que maneira forem =P Já a beringela e os espargos é que ninguém me convence comer =x

    ResponderEliminar
  17. Adoro legumes no forno! Ficam uma delicia :)

    ResponderEliminar
  18. Tenho de experimentar! Beijinhos (e obrigada pela partilha).

    www.viajarso.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Continuo a dormir para a vida, nunca experimentei grelhar legumes. Mas têm um ótimooo aspeto!!

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  20. Assim são legumes assados, mas se experimentares grelhados também são bons. Tomate gosto muito apesar de ficar doce. Beringela gosto muito recheada com alguma coisa e forno com ela. E chips de batata doce também são top!

    ResponderEliminar
  21. Sopa passada é uma óptima ajuda para quem torce o nariz a vegetais não amorfizados (embora isso coloque quem torce o nariz a vegetais mesmo sob a forma de sopa numa posição delicada) :)
    Bróculos cozidos ficam deliciosos! Salteados ainda mais. Assados não sei, trabalho de mais... :P
    Favas são mesmo boas (eu gosto, pelo menos), e, não pretendendo apregoar a tal junção com presunto por ser uma pessoa saudável e tal, espargos no forno ou salteados igualmente (ou assim seria se não estivesse ainda enjoada deles desde a última promoção boa do Lidl no produto, foi há quase um ano mas estavam meeesmo tentadoramente baratos :P) (=> não vale desistir sem dar oportunidade ;))!
    Fazes bem, geralmente cozer é mesmo a maneira mais chata... Parecem ter ficado deliciosos! Mas também fiquei confusa com o 'grelhar'/forno :P
    Já grelhei literalmente e à tua moda, só não faço com frequência. Soa muito bem! Gosto imenso de salteados também, dá para variar imenso e costumam ficar com um sabor agradável. Assim como repolho, alho francês e cebola adicionados a virtualmente qualquer coisa (carne picada e peixe, definitivamente :D). E a batata doce, que não sendo propriamente um vegetal é deliciosa, fica excelente em chips circulares/palitos crocantes (don't get me started on this - inhame, mandioca, é toda uma panóplia de opções) cheios de especiarias ou cozinhada no microondas (cozida-cozida não me agrada :P), etc. :) couve-flor dá para imensas coisas também, desde arroz 'fingido' a molhos cremosos e versáteis! Enfim, é uma lista interminável de opções, não me vou alongar [mais, não me vou alongar mais] no discursar/divagar (ups :P) sobre legumes. Gosto de acompanhar estes novos posts teus :)
    Esqueci-me de mencionar no outro dia, o design novo está muito giro! Ou, não tendo autoridade para afirmar tal coisa, *acho* que está muito giro - valha de algo. E as fotos estão todas lindas... O 'slideshow', tenho de admitir, é estranho por não ter os mini círculos correspondentes a cada um. Não gosto de não saber quantas são no total. Haha :P Ainda assim está demais, cada vez mais 'profissional' (no bom sentido), parabéns pelo crescimento do blog! :D

    ResponderEliminar
  22. Olá Gata ;)

    Ficaram com um excelente aspecto :)

    Não sei se já experimentaste, mas cogumelos (dos frescos, cortados grossos)com uma pitada de sal e com um fio de azeite também ficam óptimos no forno. Podes misturar com outros legumes, como a cenoura, por ex.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Gatuxa, acabei de esbarrar nesta receita e lembrei-me de ti ;) Pode ser que gostes:

    http://www.clavelscook.com/2016/01/o-que-nos-define-batata-doce-frita-no.html#more

    ResponderEliminar
  24. Ai, que ótimo aspeto!

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Adoro legumes gralhados, então se adicionar sementes de sésamo ficam uma delícia!

    Lena's Petals xx

    ResponderEliminar
  26. Huuumm que bom aspecto :)
    Em Março faz 1 ano que me alimento de batata doce e legumes grelhados!! A batata doce acompanha muito bem a carne e o peixe. Para quem nunca comeu, tem um sabor parecido com a castanha assada.
    Legumes no forno nunca fiz, mas no grelhador com um fio de azeite é quase todos os dias. Faço principalmente courgete, cenoura, cogumelos e pimento. Brócolos é das poucas coisas que não consigo comer.

    ResponderEliminar