#

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Águeda a banhos








30 comentários:

  1. Oh bolas :( Espero que esteja tudo bem dentro do possível.

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
  2. Tanta água! Na minha zona não para de chover mas está tudo tranquilo.

    ResponderEliminar
  3. Olá! Boas fotos, foste tu que tiraste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Não, não fui, mas também não sei dizer quem foi o autor.

      Eliminar
    2. Mas não ficava nada mal indicares a fonte...mesmo que não saibas quem foi o autor, sabes seguramente de onde as retiraste.

      Eliminar
    3. Facebook, página "Jornal Soberania do Povo".

      Eliminar
    4. Obrigada. Vês, que não custa nada...

      Eliminar
  4. Olá Gata,
    Sempre o mesmo tormento :(
    Já vi ai muitas cheias, mas assim acho que não.
    Que o S. Pedro dê tréguas. Já não se aguenta.
    Na minha zona também está parecido. Já estive mais longe de comprar uma mota de água :).

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ca medo Gata! :o Isso é muito perto de ti ou dos teus? Espero que se resolva rápido e sem grandes estragos. :)Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre houve cheias em Águeda, mas há uns 20 anos que isto não acontecia assim desta forma! =/
      Não fica muito longe, mas como estão no alto da cidade não há crise. O pior mesmo é para os comerciantes da baixa...

      Beijiiiinho *

      Eliminar
  6. Por aqui (ponte de lima) também não está muito fácil!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, vi nas noticias! O S. Pedro não está a facilitar!

      Eliminar
  7. Que horror : (

    http://cucasandcookies.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Gatuxa linda, olha o austríaco encontrei:
    http://www.nit.pt/article/02-13-2016-selecionamos-os-nitbestlooks-da-semana/02-12-2016-os-melhores-nitbestlooks-da-semana/bruna-costa-agatadesaltosaltos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhhhhhhh ainda não tinha reparado! :D :D

      Eliminar
    2. Uau, que fixe gata! Estas a ser cada vez mais reconhecida pelo teu trabalho. Muitos Parabéns :)

      Beijinhos
      E.H

      Eliminar
  9. Apesar dos estragos e prejuízos para os comerciantes e moradores, as fotos estão fabulosas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. O São Pedro não está a dar tréguas à malta... mas devia, as pessoas devem estar numa enorme aflição.

    ResponderEliminar
  11. Credo :o
    Espero que tudo se resolva sem grandes estragos

    ResponderEliminar
  12. O verdadeiro problema são as construções nos leitos de cheia. Nunca deveria ser dado autorização para construir aí e infelizmente é o nosso prato do dia, depois dá nisto.

    Já estive para comprar casa em Águeda e esse foi um dos factores de eliminação, demasiado perto do leito de cheia, entretanto andamos a ver outra mas já no "alto".
    Hoje passei por Albergaria e uma ponte antiga (que era o caminho principal antigamente e que ruiu, onde foi construída uma ponte nova paralela) essa ponte estava a cerca de 1 metro de ficar submersa... as zonas da Mealhada são sempre o mesmo, é arrepiante ver as casas "protegidas" por muros de 1,5m de autênticos rios. Muros esses que qualquer dia ou qualquer ano deixam de segurar as intempéries e é "a desgraça". Mais uma vez: construções em leitos de cheia...

    (E podemos falar da água toda acumulada na A1 que faz com que a aquaplanagem seja uma coisa que aparece tão frequentemente quando há chuva (mesmo quando é pouca) principalmente no troço Aveiro-Coimbra e vice-versa? Ainda gostava de saber para que é que serve o que pagamos de portagens e scuts se é para ficar tão bem servidos... hoje até a A25 foi cortada pela "maravilha" das construções que não foram feitas para recolher e absorver qualquer tipo de chuva... ando mesmo irritada com isto)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas construções acho acabam por ser inevitáveis.

      Quando soube que até a A25 estava cortada fiquei parva da vida!É certo que (felizmente) coisas destas acontecem uma vez por acaso, mas mesmo assim se pagamos é para sermos bem servidos e não para ficar sem acessos.

      Aqui em Águeda está mesmo mau e, segundo dizem, amanhã vai estar um temporal enorme...teme-se o pior =/

      Eliminar
    2. Gata na A25 não sei como é habitualmente mas a A1 tem uma enorme tendência para acumular água (com qualquer chuva mais intensa tem-se imensa acumulação de água em autênticas poças). A A29 é igual, tem zonas onde basta 1 dia com chuva intensas que entre as poças de água e a água acumulada (que escorre pela autoestrada numa descida perto de Rio Meão) é ver os carros mais leves a serem arrastados muito facilmente. É perigoso e sinónimo de má construção/planeamento.

      Em relação às construções perto do rio seria possivel evitar (e é o que os Geólogos aconselham) infelizmente em PT deixa-se construir em vários sitios potencialmente perigosos. P.ex. Todas as construções perto da praia da Torreira, em Sao Jacinto e afins não deveriam ser permitidos, pelo menos não deveriam permitir mais construções uma vez que é "certo" que essa zona fique submersa nos próximos 50 anos e também é certo que as cheias nessa zona se tornem em inundações daqui a poucos anos, sendo que cada vez a água irá subir mais (em principio) a menos que se gastem milhares de euros constantemente para evitar isso.

      Em Águeda e outras zonas do género (Foz de Gaia pex) a única solução actualmente é gastar vários milhões de euros e "afundar" o rio, tornando as margens actuais em zona de cheia e o caudal normal muito abaixo do actual. O problema é que ao fazer isso o rio tornar-se-à facilmente num "rápido" e ainda mais perigoso nestas alturas ou para qualquer pessoa que caia ao rio em qualquer fase do ano. Já para não falar que teriam de ser feitos estudos biológicos para não darmos cabo da fauna e flora local.

      Pessoalmente nunca compraria casa numa zona de cheia, isto vai sempre acontecer a menos que se construam barreiras enormes para o evitar ou se afundem os rios. Tudo o resto é impossível o que se vê hoje vai-se ver todos os anos, a diferença será somente na quantidade = se chove mais, se as vias de saneamento estiverem entupidas pior; senão haverá cheias mas menores. Mas irão sempre existir e é natural que aconteçam.
      Todos os rios tem um leito "normal" e um de "cheia". Por isso é que lhe chamam cheia e não inundação. As cheias são espectaveis, é suposto o rio atingir esse caudal porque esse é o caudal que se espera que tenha no inverno. Só é inundação quando o rio ainda sobe mais do que o esperado...em zonas como Águeda se acontecer uma verdadeira inundação aí será mesmo o caos completo. Quantas casas ficarão totalmente submersas em caso de uma inundação?

      Os erros de topografia são imensos em Portugal (e no mundo) simplesmente há países que agora não permitem/fizeram coisas substanciais para controlar isso. Nós por cá vamos sempre fazendo coisas para remediar mas não para acabar com o problema. Mas facto é que acabar com o problema irá custar-nos muito. Não estou a ver as pessoas a aceitar abandonar certas zonas por serem perigosas, aliás a maioria compra casa junto a rios/mar sem se preocupar minimamente com isso até terem a cave/rés-do-chão submerso (ou os andares todos) e depois é o "ai meu Deus".

      Eliminar
    3. A A25 não ficou inundada por acumulação de água na estrada, mas sim porque o rio Vouga transbordou muito mais que o normal. Portanto não foi por defeito da construção da AE (que os tem, mas não dessa índole).

      E o rio transbordou porque, simplesmente, choveu muito mais do que o expectável; se em Águeda e noutras cidades o motivo é a construção em leito de cheia e a impermeabilização dos solos, na zona da A25 não há construção nenhuma que conduza a isso. Choveu muito, pronto.

      Eliminar
    4. "Gata na A25 não sei como é habitualmente"

      Eliminar
    5. Ps: O "rio transbordou" para o leito de cheia. Porque é isso que acontece quando chove muito. Não é inundação, é cheia em leito de cheia (que está lá e existe geologicamente precisamente para isso) - quando existir uma verdadeira inundação naquelas zonas depois falamos.

      E a A25 se tivesse sido construída como muitas outras AEs com um plano de previsão de cheia e não só para a chuva miudinha devia ter um plano de contenção para evitar isto. É falta de planeamento, sim. São falhas de construção e de planeamento.

      Eliminar
  13. Muito obrigada por todos os elogios que fizeste no meu blog! Também sou uma grande fã do teu e já te segui!
    Muitos beijinhos e continua com o bom trabalho! ❤️❤️

    ResponderEliminar
  14. Que cheias!! Moro nos Açores e felizmente é raríssimo isso acontecer, mas se vivesse num local onde acontecesse com sequência não sei como seria..
    Btw- Gostei bastante do teu blogue, muitos parabéns :)

    http://10metrosdouniverso.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Que horror! É verdade que a Natureza é fantástica mas por vezes acontecem estas coisas... :(
    Força e acima de tudo, muito cuidado!

    Beijinho,
    Ana

    http://divertybyana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. fenómenos naturais mas desagradáveis :(

    ResponderEliminar