#

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Fourth round: O Caso Spotlight


Este é daqueles em que a história por si só faz o filme. Mal vi o trailer numa das idas ao cinema disse logo "temos de ver este filme". Não propriamente pelo realizador, não pelos actores, não pela qualidade das imagens passadas no trailer, mas pelo tema baseado em factos reais: casos de pedofilia na Igreja Católica.
Acho que qualquer católico - praticante e não praticante - fica com vontade de ver o filme. E, de facto, a sala estava praticamente cheia e viam-se algumas pessoas de idade mais avançada, coisa não muito comum, pelo menos tendo em conta as minhas anteriores idas ao cinema.

Muito resumidamente (e sem dar uma de spoiler), Spotlight é uma equipa de jornalistas de investigação do jornal Boston Globe e em 2001 vêem-se a braços com o caso mais polémico e tenebroso que podiam ter: vários padres da Igreja Católica são acusados de abusos sexuais a crianças. É este o ponto de partida do filme e toda a investigação não deixa margem para dúvidas e mostra bem os podres tanto a nível religioso como a nível politico.

É um filme forte, que nos deixa completamente perplexos e com uma certa raiva a remoer cá dentro, ao mesmo tempo que levanta muitas questões. Afinal, que Igreja vem a ser esta? Uma Igreja que proclama a palavra de Deus aos sete ventos capaz de cometer crimes horrendos e de os encobrir como se nada fosse. Um Igreja que se mostra superior a tudo, até à própria justiça, dá medo.
Num mundo onde católicos praticantes estão sempre prontos a questionar a fé dos não praticantes, como se ir à missa todos os domingos fosse sinónimo de fé, dá para pensar. Para mim, a fé desenvolve-se a várias dimensões e não vou ser mais católica só por ir à missa. Se calhar muitos dos que vão são bem mais pecadores do que os que não vão regularmente. Se calhar até o próprio padre que preside a missa é uma grande besta. Não sabemos. Porque é tão mau que até custa desconfiar. Mas num mundo que vive de aparências o ir à missa é sempre o mais bonito. Com fé ou não, com boas ou más intenções é o que fica bem na fotografia.

Não me parece que seja o tipo de filme para vencer um Oscar, mas sem dúvida que é daqueles filmes a não perder e que sensibiliza.

17 comentários:

  1. Nunca questionei a igreja (instituição) questiono sim, quem a representa.

    ResponderEliminar
  2. Ontem quando vi que ias ver o filme fiquei na esperança de uma opinião da tua parte! Ainda bem que a deste, é um dos filmes que quero muito ver, mas sinceramente queria ouvir opiniões!

    ResponderEliminar
  3. Também tenho imensa vontade de ver esse filme desde que vi o trailer. (E parabéns pela nova cara do blog :p)

    ResponderEliminar
  4. Tenho curiosidade em ver também, ainda bem que partilhaste a tua opinião.

    ResponderEliminar
  5. Aguardo por ver esse filme também. Já é bom saber que o filme não desilude :)
    Beijinho

    http://fashionunderconstruction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. quero muitoooo ver!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Estou de acordo contigo, pois acho que não seja filme para ganhar o óscar. Contudo, é mesmo um filme forte que nos questiona o que se passa na Igreja e o porquê que a mesma encobre estes casos em vez de fazer alguma coisa.

    ResponderEliminar
  8. agora fiquei com curiosidade :)

    ResponderEliminar
  9. Cláudia Martins15 fevereiro, 2016

    Podia ganhar o óscar de melhor ator secundário.. (até porque representa um luso-descendente que se assume português no filme :) )

    ResponderEliminar
  10. Oh.. Pena que o filme parece que sai de exibição na quarta :( e eu so posso ir no proximo fim de semana :( Parece ser tão interessante!

    ResponderEliminar
  11. Também tenho muita curiosidade de ver!

    ResponderEliminar
  12. Oscar já, assim à cabeça, só pela coragem na abordagem ao tema!!!
    Não sei se terei estômago para (re)V(iv)ER...

    ResponderEliminar
  13. Gostei imenso do filme!!

    P.S.: então e os outfits dos grammys?

    ResponderEliminar
  14. essas questões de falsos moralismos e aparências causam-me bastante interesse.
    fiquei curiosa com esse filme!! infelizmente o tempo para ir ao cinema é quase nulo... E quando existe um bocadinho são tantos os filmes que se quer ver ao mesmo tempo... grrr que irritante!

    http://recuso-meaafundar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Nesta altura, quando estreiam todos os filmes para Óscares, costumo ir muito ao cinema. Mas este ano o orçamento está mais apertado e fui apenas ver 2. O The Revenant foi sempre a primeira escolha, mas o segundo andou ali vai não vai para ser este. No fim acabamos por ver o Room e não me arrependi, mas tenho pena do orçamento não esticar, porque queria mesmo ver o Spotlight e o The Hateful Eight.

    Quanto aos Óscares, pode não te parecer, mas é um dos preferidos para ganhar Melhor Filme. Pode vir a ser tipo Argo.

    ResponderEliminar
  16. A Igreja Católica é uma instituição política secular. Eles já faziam as suas próprias leis e artimanhas muito antes de existir sequer democracia... agora as coisas vão mudando porque não podem controlar as massas como já o fizeram mas acho que qualquer um que acredite que aquilo é mais que uma empresa de fazer dinheiro não deve muito ao intelecto.
    Há tantas provas da sua capacidade manipuladora inata que me espanta como é que as pessoas ainda se deixam levar pelos adros e igrejas adornadas de ouro, que serviam para deslumbrar os burros e ignorantes... agora deslumbram com outro tipo de artimanhas e manipulações...

    Pessoas boas existem pelo mundo fora, com amor à camisola e espirito de sacrificio. Não vejo nada disso na Igreja Católica nem no Vaticano.

    ResponderEliminar