#

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

MOTIVAÇÃO faz-te começar, RESULTADOS fazem-te continuar

Na sexta-feira passada tive a primeira consulta de nutrição depois de ter começado o meu plano alimentar e não podia ter ficado mais satisfeita com os resultados. O objectivo proposto pela "Nutri" foi perder 1% de massa gorda e consegui. Para além disso, perdi dois quilos (dos quatro ganhos no último trimestre do ano passado), perdi 1,5 cm de cintura e baixei o IMC, tudo em três semanas. Como não ficar satisfeita? :D

Não há dúvida que, a nível pessoal, este foi o grande passo para o arranque deste novo ano. Sinto-me super bem e mais feliz com este novo estilo de vida e com esta procura por uma vida mais saudável, o que se reflecte a vários níveis. E não é só o desejo de ter um corpo bonito, é mesmo o querer ser mais saudável, mas, claro, uma coisa implica sempre a outra.

Quanto à adaptação ao plano alimentar não tive grandes dificuldades. Só nos dois primeiros dias é que senti uma certa larica, aquela sensação não propriamente de fome mas de vontade de comer (que são coisas diferentes), o que é perfeitamente normal uma vez que o organismo estava a adaptar-se ao novo regime alimentar. Durante a semana é super fácil não fugir ao plano, mas ao fim-de-semana já a porca torce o rabo, as tentações são mais fortes. É verdade que temos direito ao chamado dia "do lixo", o que não quer dizer que podemos lambuzarmo-nos de manhã à noite com tudo e mais alguma coisa. Quer dizer, poder podemos, o controlo da semana é que pode ir por água abaixo, coisa para nos deixar ali à beira da frustração.

Para as refeições do "lixo" tenho optado pelas massadas que tanto gosto e que acabam por não ser assim tãooooo do chamado "lixo". Também já morfei duas tripas de chocolate (hey, em dias diferentes, claaaro), comi pipocas numa das idas ao cinema (na outra só não comi porque já me tinha atirado à tripa e não queria abusar tanto no mesmo dia), já enchi o bandulho de amendoins em casa de um casal amigo (que são sempre um viiiiiicio, o mal é começar) e já me deliciei com duas fatias de pizza. Estas foram as minhas únicas facadas no plano que, no fundo (e segundo a "Nutri"), também são importantes para aumentar a leptina.
Uma coisa que, por opção minha, quis mesmo riscar da minha alimentação foram os fritos e os refrigerantes, que são dos piores inimigos do nosso corpo (e óptimos para dar vida à celulite). Passo bem sem sumos e essas bebidas todas com gás, corantes e conservantes (álcool também não é comigo), mas cheira-me que mais dia menos dia não vou dizer que não a uma ida ao McDonald's (já nem me lembro da última vez que fui) ou a um panado que gosto taaaaanto. No entanto, nesta fase inicial prefiro manter-me longe desses pequenos pecados da gula, para que os resultados se tornem mais rápidos. E isto não é obsessão, é determinação. 

12 comentários:

  1. Concordo plenamente!
    Mais do que a "preocupação" em ter um corpo em forma devemos dar primazia à preocupação em ganhar saúde!
    O mais difícil é começar e depois o teu corpo vai dando sinais que já não "precisa" do mesmo que antes"! ;)
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
  2. Acho normal as vezes fazermos disparates.
    A minha nutricionista diz que realmente podemos fazer um disparate ou outro, mas temos é que saber compensar esses disparates.
    Posso te dizer que já perdi 9KG em 3 meses (ainda faltam muitos mais) e também faço das minhas mas depois tenho mesmo que compensar nos dias a seguir. Uma facadinha não faz mal a ninguém. Também confesso que já fiz disparates que adorava e que agora até me souberam mal.
    Parabéns pela força que tens :) Vais ver que cada vez vai ser mais fácil conseguir os resultados que queres.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não notas que quando chega o dia de dar a "facadinha" e te rendes à gula, que até te sabe melhor? Eu senti isso quando chegou o fim-de-semana e comi a minha massada favorita. E com a tripa de chocolate a mesma coisa! Antes, como era mais regular um doce, ou uma ida ao Mc, ou uma massada, parece que o sabor nem é o mesmo, comemos só porque sim, porque apetece. Agora não, sabe mesmo bem é quase como um "luxo", digamos assim.

      Obrigada e parabéns a ti também, 9 kgs é obra! Força para continuares até onde desejas =))

      Beijinhos *

      Eliminar
    2. Sim, se for dos meus comeres preferidos sinto que estou nas nuvens, ahahaha!
      Mas por exemplo este fds fui ao MC e não me soube nada bem e acredita que eu amava e conseguia comer as batatas com o hambúrguer, com coca cola e nem metade consegui comer agora, não me soube a nada! ahahah

      Obrigada! É uma grande caminhada mas com força de vontade vou chegar lá.
      E.H

      Eliminar
  3. Olá Gata!
    Parabéns pelo que já conquistaste! :)
    Também gostava de melhorar a alimentação, mas às vezes não tenho ideias! Podias partilhar algumas refeições saudáveis aqui pelo blog? :p
    Obrigada, e beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada =))
      A ver se ainda esta semana partilho o meu almoço do fim-de-semana. =))

      Beijinhos *

      Eliminar
  4. Eu não como fritos mas gosto bem de uns panados. Uma forma que arranjei de fintar isto é com algo parecido. Faço a receita do link abaixo e é deliciosa. Faço para a família e os miúdos adoram, faço para amigos e todos se lambuzam. São uns nuggets (sem o molho, que nunca fiz) com a particularidade de serem confeccionados no forno , o que elimina as gorduras do óleo de fritar. Experimenta que vais ficar fã...

    http://www.24kitchen.pt/receita/nuggets-com-molho-de-alperce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh és cá dos meus!! Eu ADORO panados! E panados no pão? Nooooossa! :D :D

      Obrigada pela partilha da dica! Vou experimentar, sem duvida! =))

      Eliminar
  5. Ai Gata...:)
    Correr não é de facto comigo, nem exercicio fisico...Mas prometi a mim mesma que, assim que me mude para o meu Apartamento me vou inscrever e frequentar pelo menos 3 vezes por semana. Até há pouco tempo considerava que nã comia mal (como pouco até e pouco ou nada de fritos e gorduras), mas a verdade é que cometo muitos erros. Não gosto de comer de manhã (bebo apenas leite), como pão branco e à noite (apesar de comer pouco) como massa, arroz, essas coisas que se devem evitar. Para não falar que faço poucas refeições e como fora de horas... Só coisas boas portanto:)
    Força aí miuda, daqui a um tempo espero falarmos:)
    Beijinho*
    MR<3
    @sagadaemigracao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer pouco não é comer bem, pode significar o contrário até... Força com essas mudanças, ando no ginásio e adoro! :)

      Eliminar
    2. Nao é preciso fazer guerra contra os hidratos de carbono, há que ser variado. Já diz o meu livro de Bioquímica "Os lípidos ardem à chama dos hidratos de carbono"

      Eliminar
  6. Também ando na "luta", nem sempre é fácil, mas vale o esforço quando vemos os resultados 😉
    Boa sorte! Bjinhos*

    http://avidatres.blogspot.pt/

    ResponderEliminar