#

terça-feira, 26 de junho de 2018

Harry potter, perdoa-me!


a história do feiticeiro que encantou miúdos e graúdos

"Tu benze-te três vezes antes de falares no Harry Potter!!".
"Deves querer que te lancem um feitiço para te nascer uma verruga na cara, só pode!".
Foi esta a reacção fofinha de uma leitora quando há uns tempos partilhei o facto de ter quatro dos sete livros da saga do feiticeiro mais adorado de sempre (oferecidos amavelmente pelo meu papi, isto, em mil novecentos e trocó passo) e de, pasmem-se, nunca os ter lido (sou uma filha ingrata, assumo). E nunca os li nomeadamente porque...(como é que vou dizer isto sem ofender toda uma legião de fãs?)...hummm, tenho a ligeira impressão de ser palhaçada a mais. Pronto, está dito. Magia, feitiços e cenas é demasiada fantasia para o meu gosto. Não passa de uma primeira impressão, é certo, até porque li apenas meia dúzia de páginas, logo, a minha opinião acaba por ser um mero juízo de valor. Mas... Estão a ver quando apanhamos uma pessoa de ponta e ela até pode ser cinco estrelas mas já nem queremos saber? Foi mais ou menos o que me aconteceu com o Harry Potter.

Corria o ano de 1997 quando saiu o primeiro livro daquela que viria a ser saga mais mais vendida na história da literatura. Na altura tinha 9/10 anos, era a irmã mais velha há relativamente pouco tempo, estava a deixar a primária para entrar no ciclo (estava a ficar crescida, portanto), adorava ver os videoclipes na MTV enquanto sonhava vir a ser uma Spice Girl. Como é que eu ia achar giro ler um livro infantil sobre um puto que fazia feitiços?

A verdade é que faz hoje 21 anos que o primeiro livro saiu e a história deste feiticeiro encantou miúdos e graúdos (terá sido feitiço?), sendo dos livros mais vendidos de sempre, poucos podem ser comparados em termos de popularidade. Faz pensar!
Ora, posto isto, e uma vez que estou muito bem embalada nas minhas leituras, estou tentada a dar uma oportunidade ao Harry Potter*. Aliás, a primeira coisa que fiz depois da abordagem da leitora anónima foi, precisamente, trespassar os livros de casa dos meus pais para a minha. Vejam bem, passados dezoito anos fez-se luz.

*na verdade, eu estou é com medo que me nasça mesmo uma verruga na cara, wuuahhhh.


7 comentários:

  1. Eu também li meia dúzia de páginas de um pprimeiro livro que me ofereceram e não li mais, respeito quem goste mas não faz parte dos meus gostos sinceramente

    ResponderEliminar
  2. HP é uma saga que se cresce com ela. Quer dizer, é estranho tu com 30 anos leres os primeiros livros, que são muitíssimo infantis.

    ResponderEliminar
  3. Foi precisamente no início da minha adolescência que li harry Potter. Devorei todos em poucos dias. Faz parte da minha vida. Do género do HP é o único que li e vi os filmes 😊

    ResponderEliminar
  4. Concordo com o anónimo aqui de cima! Sou uma super fã da saga mas é mesmo uma saga que cresce connosco. A diferença na forma de escrita é notória. Eu continuo a adorar mas vais sentir que a linguagem dos primeiros livros e muito infantil, consegues facilmente ler cada um num só dia

    ResponderEliminar
  5. Fazes muito bem! É, sem qualquer sombra de dúvida, a minha saga favorita. Não sei se é por ter acompanhado o crescimento das personagens ao mesmo tempo que eu própria crescia, mas foi uma história que fez - e faz - parte da minha vida. Não sei se o efeito será o mesmo ao ter o primeiro contacto em adulto, mas espero que desfrutes.
    É realmente um universo muito mirabolante quando comparado com o nosso, mas está tão bem escrito e descrito que nos faz realmente acreditar que é real.

    P.S. Não te esqueças que os teus pais se esqueceram de te oferecer o segundo volume, não saltes diretamente do primeiro para o terceiro XD

    ResponderEliminar
  6. Quando era miuda ofereceram-me o primeiro pouco tempo depois de ter saído , e viciei-me na saga (antes de saber que se tornaria um fenómeno)! Não sei se a experiência seria a mesma se os fosse ler, pela primeira vez, agora adulta... mas para quem gosta de fantasia, é sempre interessante tentar perceber o porquê de ter tido tanto sucesso (acho que é inegável a qualidade), lembro-me que na altura, não só crianças como adultos aderiram , mas depende de cada pessoa! Houve também polémica com a igreja católica que não gostou muito do sucesso por envolver "bruxaria" (lol) e isso aguçou tb a curiosidade das pessoas. Tem é em conta que os primeiros são mais simples e infantis e vão evoluindo no avançar da saga;) Eu voltaria a lê-los!

    Beijinhos,

    Anita On

    ResponderEliminar
  7. Tenho praticamente a tua idade (sou de 89) e resolvi agora voltar a rever a saga toda. Li a saga toda, requisitando os livros na biblioteca da escola, e vi os filmes assim que saíram. Agora com outra idade é maturidade resolvi voltar a rever e deliciei-me, mesmo sendo uma pessoa muito terra-a-terra. Há qualquer coisa nesta saga que nos prende e chama-se Amor. Aconselho-te a fazeres o mesmo ;)

    ResponderEliminar