#

quarta-feira, 6 de junho de 2018

O sacrifício



Já dizia o filósofo Joseph de Maistre: "tenho a virtude por base e por essência o sacrifício, as virtudes mais meritórias são aquelas que se adquiriram com maiores esforços. Uma pessoa não tem importância quando é incapaz de fazer um sacrifício".

Verdade, não é?

No nosso dia-a-dia estamos constantemente sujeitos a sacrifícios. Se formos a analisar com atenção, provavelmente o que temos de maior valor/significado foi conseguido com esforço/sacrifício da nossa parte. E qual é a sensação quando conseguimos algo que queríamos muito e pela qual lutámos/sacrificámos muito? Óptima, não é? Uma felicidade e satisfação enorme. Orgulho até. Daí o sacrifício ir muito além da sua definição em si, acabando por ser uma virtude que consiste em saber sofrer por uma intenção que se eleva. 

Se custa fazer um sacrifício? Custa, mas talvez a "segredo" passe por não nos focarmos demasiado no sacrifício em si, mas sim, no objectivo que iremos alcançar. Ver o sacrifício como o caminho para a felicidade. Esta agora foi um bocadinho à Gustavo Santos (WUUUAHHH), mas a ideia é mesmo esta. "Ah e tal, então, para sermos felizes temos de sofrer primeiro?!" perguntam vocês e aqui a vossa gata mais fofa responde "não, para sermos felizes/atingir determinado objectivo temos de fazer por isso". Até porque a conquista compensará sempre qualquer sacrifício.

Esta cumbersa toda a propósito do desafio que me deu para fazer no mês passado, e que já terminou, e que correu muito bem. #31diassemaçúcarbyGata que mais não foi um sacrifício, ou seja, o abdicar de umas coisas em prol de outras mais importantes, neste caso: saúde e bem-estar. Confesso que não foi tão difícil como esperava. Verdade seja dita, o estado do tempo também ajudou, já que adoro gelados e estava com receio que com a suposta chegada do calor a coisa fosse complicar demasiadamente demasiado.

Mas correu bem e o objectivo foi superado com sucesso, sem alucinações, sem vontade de cair de cabeça numa piscina de açúcar e sem tentativas de homicídio. O melhor? Constatar os resultados do esforço.

No meio disto, as piadas são inevitáveis e qualquer pessoa que leve uma alimentação saudável fica sempre rotulada com o "só come saladas" ou "só come comida para pássaro". Logo eu que como meio prato de arroz e, por acaso, até devia comer bem mais salada do que a que como na realidade. E não, também não é a "mania das dietas" para ter o corpo "A", "B" ou "C". Não é a primeira vez que o digo, mas treinar e comer melhor vai muito além de qualquer motivo estético. É sinónimo de mais saúde e vitalidade. É qualidade de vida. Ter o chamado "corpo fit" é só a consequência natural de quem cuida de si. Não são manias.

Fico muito contente por algumas de vocês terem alinhado nesta "loucura" comigo, por me terem acompanhado e apoiado (ser umas pájoutras: check). Fiquei mais contente ainda com o vosso feedback positivo e de saber como também valeu muito a pena para vocês.
Agora já sabem...não vamos abolir de todo aquele chocolatito que tanto gostamos, ou o geladito para refrescar numa tarde de Verão (se houver Verão, ah! ah! ah!), nem a nossa sobremesa preferida em dias de festa, mas vamos sim, ser mais regradas. E...em Novembro há mais (se não for antes, WuUUaaAAHH).


4 comentários:

  1. Gabo-te a coragem!!! :P
    Eu prefiro evitar sempre os açúcares porque já me dei conta que se cortar completamente então estou constantemente com desejos e apetites vorazes por cenas açucaradas! :P
    Beijinho
    Cris

    www.lima-limao.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu senti que o meu corpo desintoxicou. Aliás, eu já tinha feito um desafio igual, porque na altura as últimas análises que tinha feito não estavam muita famosas e por isso fui radical, e este não me custou tanto. :) De vez em quando como um chocolate, não consigo resistir mas, lá está, o truque consiste em sermos moderadas. Aliás, moderação em tudo na vida é o segredo. ;)

    ResponderEliminar
  3. Gata, e colocares mais receitas saudáveis no blog?! Que tal? As migas agradeciam ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai as migas! :D
      Por acaso, há muito que não partilho nada. Vou ver o que se pode arranjar! =))

      Eliminar