#

terça-feira, 19 de junho de 2018

BOOK | "O Adversário Secreto" de Agatha Christie


um casal de detectives amador e hilariante!!

Da saga policial de Agatha Christie, este é o primeiro livro protagonizado pelo casal de detectives amadores: Tommy e Tuppence. Sendo amadores, estes, em nada se assemelham ao experiente Hercule Poirot, no entanto, não deixam de cativar o leitor, sendo evidente a capacidade da autora em criar personagens carismáticas, cada qual à sua maneira. Se por um lado temos um Poirot todo metódico, classudo e capaz de resolver um caso apenas sentado na sua poltrona, por outro, temos um casal com uma personalidade super audaz, com espírito de aventura e prontos para o que der e vier, o que cria uma dinâmica completamente diferente e dá outra jovialidade à história.

Explicando um pouquinho o enredo... Tommy e Tuppence são amigos de infância e pouco depois do fim da Primeira Guerra Mundial reencontram-se, por acaso, numa estação de metro. Desempregados, sem grandes perspectivas futuras e sedentos por ganhar dinheiro, colocam o seguinte anúncio num jornal: " Dois jovens aventureiros oferecem seus serviços. Dispostos a fazer qualquer coisa, prontos para ir de bom grado a qualquer lugar. A remuneração deve ser boa. Nenhuma proposta insensata será recusada.". É desta forma que se vêem envolvidos na busca de Jane Finn, uma rapariga desaparecida após o naufrágio de um navio de passageiros durante a Primeira Guerra Mundial. A sua busca é de extrema importância, uma vez que está na posse de um importante documento que, terminada a guerra, apresenta informações comprometedoras para a Inglaterra e os países aliados.

Fazendo novamente a comparação, com Tommy e Tuppence a dinâmica é muito maior, há mais acção, ele é raptos, ele é perseguições, ele é assassinatos, ele é peripécias à mistura. Já Poirot não é de todo um detective de acção, mas meramente dedutivo, usando como único meio a psicologia humana e as chamadas "pequenas células cinzentas".

Para além do livro chegar ao fim com Tommy a pedir Tuppence em casamento, o desfecho do caso em si também é surpreendente e, uma vez mais, Christie dá provas de grande mestria, sendo capaz de criar personagens completamente diferentes e igualmente cativantes, e enredos pensados ao pormenor e de forma inteligente.

Entretanto, já vêm a caminho os volumes 2, 3 e 4, o que não significa que os vá ler assim de uma assentada só, até porque gosto de variar a leitura, principalmente agora que estou numa de alargar horizontes. Mas apanhei-os no OLX em bom estado e foi bom negócio (7€ os três já com portes), pelo que não podia deixar fugir. Assim, quando me apetecer voltar a Agatha Christie já os tenho comigo.

5 comentários:

  1. Muito bem, admito que fiquei surpreendido com esses gostos literários, pela positiva!!

    Cá vão as minhas sugestões:

    Policial: Aposta de risco - Jess Walter (daqueles que prendem do princípio ao fim)
    Para alargar horizontes: John Steinbeck - TODOS mas em particular "A um Deus deconhecido", "A leste do paraíso" e o clássico "as Vinhas da Ira".

    Boas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas sugestões! =)))
      Desconheço esses autores, mas vou pesquisar!

      Obrigada =)

      Eliminar
    2. Tens que ler a saga Tommy e Tuppence toda, muito boa. Vão ser sexagenários e ela ainda vai obrigá-lo a entrar em aventuras. Li toda a colecção da Agatha Christie (sou a tal que ia sendo um ovo podre).

      Eliminar
    3. O meu "quase-ovo-podre-favorito"! =P :D
      A minha ideia é essa, ler a colecção de Christie mas intervalando com outros livros (para desenjoar, se bem que parece-me impossível enjoar esta saga).
      Eu dei conta que ao longo da saga o casal envelhece, o que torna tudo mais real e mais interessante! Mas essa de terem 60 anos e ainda andarem metidos em loucuras...tá bem tá! :D Mas deu para ver bem que a Tuppence é mesmo doida! Eheheh

      Eliminar
  2. Nunca li nada com este casal, mas tenho que acrescentar à lista :D

    ResponderEliminar