#

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

De bestial a besta

Desta minha ainda curta passagem na vida, se há lições que tenho retirado é que podemos passar de bestiais a bestas, num simples estalar de dedos. O contrário já não é bem assim, demora o seu tempo. Mas continuando no "de bestial a besta" já que é o mais comum, vejamos o seguinte:
  1. Até podemos ser super atenciosas, estarmos sempre "ali", sermos uns amores e mimi e mómó, que basta não sermos a favor de algo que convém à outra pessoa, que puuufff, lá se foi o mimi e o mómó todo;
  2. Uma simples "chamada de atenção" ou reparo, ainda que seja com a melhor intenção, também pode não ser vista com bons olhos e ser um bom motivo para passarmos à condição de besta;
  3. Não compactuarmos com uma dada situação, não por má vontade, mas por considerarmos não ser a melhor atitude por razões várias, também é meio caminho andado para levarmos com uma cruz em cima.
Posto isto, restam-nos duas alternativas:
  1. Sermos umas sonsas, darmos as chamadas "palmadinhas nas costas", e não darmos a nossa verdadeira visão das coisas, só para não levantar poeira. Afinal, o problema é da outra pessoa, se der merda, que se lixe, problema dela. E continuamos bestiais;
  2. Sermos sinceras, darmos o nosso ponto de vista da coisa, sendo que a intenção é a melhor. Se o caldo entornar, entornou. Paciência. Pelo menos alertá-mos, se der caca, não foi por falta de aviso e a nossa consciência estará tranquila, certamente. Mas...passamos a ser bestas.
Das experiências que tenho tido, começo a achar que a burra, realmente, sou eu, em optar pela segunda alternativa. Porque finas são aquelas que dizem "avé" a tudo, dão força (mesmo que não concordem e achem completamente descabido) e que dão palmadinhas nas costas do tipo "isso, isso" (mas a pensar "vai dar merda outra vez"). Pelo menos, saem sempre bem na fotografia. São as maiores, super bestiais, umas verdadeiras amigas. Mas para mim, o conceito de amizade não passa por aí. Para mim, amizade não é estar sempre a favor disto e daquilo, apoiar em tudo e mais alguma coisa, mesmo sabendo que não é certo ou que não é o melhor para a pessoa em causa, mesmo sabendo que o resultado final é só um: caca. Amizade é apoiar quando assim o deve ser, mas também é "dar na cabeça" quando é preciso. É alertar quando temos plena consciência do errado e das suas consequências. Se podermos evitar a merda, porque não?!
Hoje, as pessoas preferem a ilusão da mentira à verdade. Hoje, sermos verdadeiras com os outros, dar conselhos e uma opinião nossa, é visto como sendo uma crítica. Mesmo vindo de alguém que sabemos (ou deveríamos saber) que só quer o nosso bem. Hoje, ter opinião contrária mesmo que, devidamente argumentada, é visto como sendo um ataque.
Se todas nós fossemos mais verdadeiras connosco próprias e na relação com os outros, e se pensássemos mais naquilo que também não gostaríamos que fizessem a nós mesmas, talvez este mundo não estivesse como está, e fosse um mundo um pouco melhor.
Mas se ser verdadeira, sincera, honesta e preocupada com outrem, implica ser besta, eu quero continuar a ser uma grande besta.

Ah! Também aprendi que não vale a pena falar com paninhos quentes. Por isso, perdido por cem, perdido por mil.
24-09-2013 15-51-22

18 comentários:

  1. Como eu me reconheç na tuas palavras!!

    ResponderEliminar
  2. Posso assinar por baixo? É que eu também sou assim!

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que referiste... Infelizmente existem situações assim...

    ResponderEliminar
  4. Adorei o teu post, e vou partilhar na minha página! Disseste tudo agora.

    ResponderEliminar
  5. Também assino por baixo... :)
    L.R.

    ResponderEliminar
  6. Concordo inteiramente contigo! Acho que as pessoas não estão preparadas para a verdade, é por isso que mal damos a nossa opinião sincera ficam logo todas chateadas

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Eu estou assumidamente no patamar de besta sem aspas. Digo o que penso e só por isso a vidinha é um pouco mais complicada. Nada que me roube o sono.

    Existe uma linha que separa frontalidade de má educação. Sinceridade de ofensa gratuita. Uma linha que nunca deve ser ultrapassada.

    :)

    ResponderEliminar
  8. Uma grande verdade Baby e concordo contigo! Quem tiver de gostar de ti gosta como tu és e não tens de ser diferente só para agradar à outra pessoa, por isso, não deixes nada por dizer! Beijooooooo enoooorme <3

    ResponderEliminar
  9. Se é assim... és um espetáculo de besta!

    ResponderEliminar
  10. O truque é ser uma besta bestial...temos que ser honestas e ser boas nisso. O problema é quando queremos ser tão fixes que criamos um ar sonso e quando é preciso honestidade o ar sonso voa e acham-nos mudadas. Se formos sempre honestas...quem gostava vai continuar a gostar...

    ResponderEliminar
  11. Verdade cada palavra que disseste.
    Beijinhos

    uglyfashionexperience.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Verdade, verdadinha!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Como eu te compreendo... Para mim a amizade também é isso: abrir os olhos e dizer o que se pensa, mas já tive alguns dissabores.
    Eu tinha um amigo que ficava chateado quando era sincera com ele... e chegou mesmo a dizer-me que preferia as pessoas que lhe "davam palmadinhas"!!!!

    ResponderEliminar
  14. Não podia concordar mais com este post. Este fim-de-semana aprendi bem essa lição!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu já tive mais que tempo para aprender, mas continuo armada em besta.

      Eliminar
  15. Desculpa mas continuo a preferir ser besta. Tudo bem que nos temos de adaptar a diversas situações, mas prefiro sempre a sinceridade acima de tudo, principalmente quando peço opinião sobre alguma coisa. Quando dou a minha opinião contrária à de outra pessoa, começo por pedir desculpa e dizer que vou ser sincera...

    ResponderEliminar