#

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Saldos, saldos e mais saldos!

Ah e tal vamos aos saldos. E nós vamos, a correr e a saltar como se o mundo fosse acabar, não fossemos nós mulheres. Vamos, mas convém ir com cabeça bem presente. Ela presente está sempre, pode é estar a fazer feitio, apenas. E numa ida aos saldos a nossa cabecinha tem de estar 100% activa senão dá asneira. E não estejam já a revirar os olhos porque já me vão dar razão. 
Afinal, porque é que eu digo que é preciso ir com cabeça, tronco e membros para os saldos? Simples. Não nos podemos deixar levar pela euforia dos "preços baixos" e comprar tudo o que nos vier à mão, só porque sim e não porque precisamos. É que se assim for, ficamos com os armários cheios de tudo e de NADA e a carteira...essa fica cheia, mas é cheia de ar, o que não convém muito. Já é certo e sabido que o acto de ir às compras é o nosso melhor anti-depressivo, faz bem à alma e deixa-nos radiantes. Mas é importante ter uma certa contenção e não cair na tentação de comprar por comprar só para ter mais uma peça a fazer monte no armário.
E perguntam vocês, como é que é possível ir aos saldos e ser-se contida ao mesmo tempo? Aparentemente, saldos e contenção não combinam, mas é possível. Ora façam lá o favor de por os olhinhos no que vos vou dizer já de seguida.

Primeiro: Fazer compras na melhor altura do dia. Essa altura existe?! Existe sim. A melhor altura são as manhãs e, de preferência, durante a semana. Tem a vantagem das lojas estarem menos lotadas e mais organizadas. Ir às compras na hora de ponta é do pior, dá cabe da paciência de qualquer boa pessoa e em vez de saírem de lá com sacos a mais, vêm é de mãos a abanar e também não é o que se quer (nem 8 nem 80). Andar nas compras sem paciência só tem duas consequências: 1- Dar três voltas à loja a bufar por todos os lados, sem conseguir ver nada de nada e sair de lá sem um único saco, com uma tromba maior que a de um elefante; 2- Dar quatro voltas à loja na esperança de conseguir vasculhar alguma coisa, e mesmo sem encontrar coisa alguma de jeito, trazer duas ou três peças que estavam mais à vistinha só para não vir de mãos a abanar. Acho que não é nada disto que querem, por isso, escolham bem o dia para fazerem as vossas compras descansadinhas da vida.
Segundo: Procurar por qualidade. Não caiam no erro de comprar só porque é barato. Antes demais, comprem porque precisam, OUVIRAM? É importante fazer um raio-x ao armário para ver o que realmente faz falta. Não sei como vocês pensam, mas eu tenho aquela velha máxima do comprar pouco mas bom. Prefiro dar mais dinheiro por 5 peças, mas sei que duram anos e que se mantêm sempre em bom estado, do que ter 50, que se transformam logo após a 1ª lavagem e usá-las uma segunda vez é impensável. E os saldos são para isto mesmo, para aproveitar as reduções e investir naquelas peças mais caras, mas de qualidade. 
Terceiro: Deixar o cartão em casa. Não há melhor forma de evitar gastos "extra". Assim, levamos a quantia x e temos a certeza que não vamos passar disso. Melhor técnica impossível.

Depois disto, também há uns erros a evitar:

Erro nº 1: Comprar tamanho acima ou abaixo. Acho que este é dos mais comuns. E porque é uma verdadeira pechincha não podemos deixar escapar, MAS, não há o nosso tamanho, só o abaixo. O que fazemos (eu não)? Levamos na mesma, com plena convicção de que vamos emagrecer e vir a caber lá dentro. Não se iludam, por favor, e comprem peças que sejam do vosso tamanho. Mas é uma pechincha e é lindo de morrer? AZAR.
Erro nº 2: Comprar algo com defeito. Também é comum. Pensamos nós que é só cozer ali ou acolá, ou por um botão, ou fazer uma bainha e está feito. Desenganem-se. A peça vai ganhar mofo no armário à espera que tenhamos um bocadinho de tempo. Por mais barata que seja, não cometam esse desvairo.
Erro nº 3: Comprar sem saber o que faz falta. Esta é uma regra de ouro para não se cometer excessos desnecessários e não esvaziarmos a carteira em três tempos, e vai de encontro ao que já disse mais acima. É imperativo fazer um raio-x ao armário antes de nos lançarmos aos saldos.

Ficou tudo bem entendido? Agora:



E não digam que não sou vossa amiguinha.

24-09-2013 15-51-22

11 comentários:

  1. Adorei as dicas, tudo o que dizes é bem verdade! xD

    *Beijinhos*
    Caty<3
    http://myfairytale4.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Com o tempo vamos aprendendo e apreendendo estas dicas mas em algum momento a memória falha e cometemos um deslize, por isso nunca é demais lembrar estas dicas na hora de salvaguardar a conta bancária.

    ResponderEliminar
  3. Eu já me deixei de saldos. Cheguei à conclusão que acabava sempre por comprar coisas que depois nunca usava. Prefiro ir comprando ao longo do ano uma peça aqui outra ali conforme o gosto e o budget:)
    boa semana e boas compras

    ResponderEliminar
  4. Ainda não fui aos saldos, mas tenho a tendência de cumprir essas regras em todas as ocasiões que se justifica ir fazer comprar. Como não sou assim grande adepta de shopping's, sempre que lá vou para fazer comprar alguma coisa tenho que ir com uma ideia definida do que quero, primeiro para poupar tempo e depois para não desesperar à procura de algo que nem sei bem o que é.
    Sou como tu, prefiro apostar na qualidade. Acho que é mesmo preferível termos menos, mas sabermos que são peças que duram uma vida, do que depois andarmos sempre a gastar dinheiro porque compramos uma peça super barata, mas que usamos uma vez porque não aguenta mais

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Dicas muito boas

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  6. Adoro vir aqui! Rio me SEMPRE!

    Belas dicas!* Beijinho


    The Little Golden Star

    ResponderEliminar
  7. Pois eu fui no domingo e nada não gostei de nada, também só compro o que me faz falta, e apenas se encontrar algo muito em conta é que trago, ah e pode parecer loucura mas já faço algumas compras para aniversários em Março e para o dia dos namorados, nos saldos de Verão já compro para oferecer no Natal:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Desta aqui umas boas dicas! Eu fui logo no primeiro dia de saldos mas ainda fui cedo. Agora, lá mais para o final do mês tenho de voltar para ver se encontro umas peças que quero e PRECISO mas a preços mais baixos porque lá por essa altura existem os chamados 2ºs saldos e os preços estão mais baixinhos *.*

    ResponderEliminar
  9. Felizmente sou muito controlada e sei o que quero e, sobretudo, o que não quero! E só compro quando gosto mesmooo! "Ah e tal..." comigo não!

    ResponderEliminar
  10. É fundamental haver método, senão os saldos são só mais uma maneira de gastar dinheiro.
    Boas dicas!

    ResponderEliminar
  11. Não poderia estar mais de acordo com estas dicas.
    Por norma só vou às compras quando preciso, mas há dias entrei na Promod só por curiosidade e lá "tive" de trazer 2 pares de calças, umas de ganga (19,90€) e outras de sarja cinzentas (11,90€). Não considero que comprei por impulso, porque apesar de não precisar, sei que lhes vou dar bastante uso. ;-)

    ResponderEliminar