#

quarta-feira, 1 de junho de 2016

IKEA, a Disneyland dos mais graúdos

Quem tem casa ou quem está em remodelações ou, simplesmente, quem gosta de fazer pequenas mudanças tem como passagem obrigatória a IKEA, essa superfície comercial do demo. Uma pessoa até pode não precisar de nada de nada, mas é como se surgisse uma voz interior que dissesse “vai, vai, vai” e nós lá vamos tipo o “passeio dos tristes”. O que é meio caminho andado para a desgraça. É que mesmo que uma pessoa vá sem ideias de comprar ou sem a mínima necessidade disso, só para ver – estão a ver a cena? - de repente parece que precisamos de tudo e mais alguma coisa. Duvido que alguém consiga sair de lá de mãos a abanar. Quanto mais não seja com umas caixinhas de arrumação, ou um tapete, ou um jarro de flores, ou uns individuais, ou um candeeiro ou o raisqueosparta. Ninguém é tão bom a criar necessidades como a Ikea, essa é que é essa. E também não vale a pena ir com a listinha feita de casa, porque não há como fugir da tentação.

E claro que eu e o meu esponjo, comuns mortais, também tínhamos programada uma ida à Ikea para fazer umas comprinhas para o nosso AP. Já tratámos disso há bem pouco tempo, agora é "só" montar (coraaaaaagem!!). Levei tudo num papel, até mesmo as referências caso tivesse dificuldade em encontrar para evitar andar lá a passarinhar muito tempo, mas mesmo assim lá veio um candeeiro e uns individuais “a mais” (vá, podia ter sido pior).

Tenho para mim que a Ikea é a Disneyland dos graúdos. Eu cá gosto muito, é uma superfície comercial que muito me apraz e quando lá entro sinto-me como uma criança na Toysrus. Gosto especialmente de ir para inspirar-me, para ver a forma como dispõem as coisas e adoro a capacidade que têm em tirar o maior partido de um espaço pequeno.
Depois, é de louvar a filosofia e estratégia do grupo que passa muito pela sustentabilidade. Pelo bem do nosso planeta e da nossa qualidade de vida é importante termos soluções em casa que passem por poupar água, luz e reduzir ao máximo os desperdícios. Acreditem que pequenos gestos como substituir toda a nossa iluminação por LED ou trocar plásticos por vidro (o que acaba por ser mais saudável), por exemplo, fazem toda a diferença.
Um hábito que queria ganhar é a separação do lixo. Em casa dos meus pais fazia, mas quando juntei os trapinhos deixei de o fazer. Bem sei que a falta de espaço para ter os diferentes caixotes não pode ser desculpa e que muitas vezes é por puro comodismo que não fazemos por ter um ambiente melhor, mas conto mudar de atitude.

Algumas ideias para dispor os caixotes do lixo.
(Para mais detalhes basta clicar na imagem.)




Não sei como é com vocês aí em casa, mas que tal aproveitarmos o 5 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente – para mudarmos hábitos? Como não podia deixar de ser, e por forma a promover a sustentabilidade, a IKEA está com descontos (até dia 5 de Junho) em vários artigos como lâmpadas, recipientes para a comida (estou mesmo a precisar), caixotes para separação do lixo, etc. A par disso, arrancou também a semana "Dias Verdes" que promove alguns workshops sobre sustentabilidade (ver tudo aqui).
Não sei, mas parece-me a desculpa perfeita para voltar à IKEA até porque fiquei de olho numa lancheira que vinha mesmo a calhar (é no que dá agora andar com marmita atrás), para além dos vários recipientes para a comida que fazem sempre falta.





(Podem clicar em cada imagem para aceder ao  produto.)

18 comentários:

  1. Até aqui os posts com publicidade já chegaram? Que saudades de quando os blogs não eram catálogos.. e de quando o teu blog era só teu. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho reparado que anda uma certa perseguição no ar em relação ao raio da publicidade, sem necessidade nenhuma. A minha parceria com a Primetag está mais do que assinalada com o “powered by Primetag”. O blog é só meu, é parte de mim, tem a minha pessoa em tudo o que escrevo e este post é só mais uma pequena partilha da minha vida e desta fase da mudança de casa.
      Tal como sempre, estou a partilhar um pouco da minha história e daquilo que gosto. A única diferença é que volta e meia recorro a imagens interactivas que – e como algumas leitoras já o confirmaram – até considero serem bastante úteis para quem vê. Só isso.
      A diferença entre ser “catálogo” ou não está no toque pessoal e como sempre disse, recuso-me a partilhar algo com que não me identifique. Neste post, apenas partilho a minha ida à Ikea, o porquê de apreciar tal superfície comercial, os descontos (eu pelo menos gosto de estar a par de tudo o que é descontos) e a acção de promoção que estão a fazer por achar ser de valor e realmente importante para nós.
      Eu sei que há muitos blogs que limitam-se a partilhar tudo e mais alguma coisa só porque sim, mas vamos lá saber separar o trigo do joio.
      Espero ter esclarecido este assunto.
      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Desculpem estar a intrometer-me mas de facto a Primetag tem tentado estar em todo o lado. Eu também já fui abordada para fazer posts sobre a Parfois, Fnac, La Redoute para receber cêntimos em troco de clicks mas a questão é que está toda a gente por aí a fazer o mesmo, o que torna os blogs tooooodos muito iguais. Não digo que é o teu caso porque aqui relatas a tua experiência e tenho fé que não tornes o "estaminé" em apenas mais um blog.
      Bom, falando do que importa, estamos todas deste lado a querer ver pedacinhos da sua decoração, menina Bruna! :P
      Beijinhoo

      Eliminar
    3. Eu não quis, de todo, te criticar. Apenas fico triste que em 4 posts, 2 sejam de publicidade (ou em parceria com a primetag, é-me igual). Desculpa o desabafo, mas ver 10 blogs diferentes a falar da mesma marca no mesmo dia, tira logo a vontade de sequer ler o texto. Eu simpatizo contigo e sou fã da tua escrita, mas preferia quando eram 10 posts seguidos sobre corridas-outfit-devaneios-corridasoutravez do que uma sucessão de primetags e campanhas totalmente brutais e imperdiveis.

      Eliminar
    4. Dá imenso jeito estas ligações diretas aos produtos. Não considero publicidade mas sim utilidade ;)

      Eliminar
    5. Daniela, confesso que quando me apercebi disso torci um pouco o nariz e, muito sinceramente, acho que é uma estratégia que a longo prazo vai deixar de funcionar. Poderá ter utilidade para o leitor, mas realmente cansa ver não sei quantos blogs a abordar o mesmo, uns até dão vida ao assunto, mas outros nem por isso. Penso que deveriam ser mais selectivos.

      No meu caso, aceito apenas o que se encaixa na minha pessoa e a "Ikea", por exemplo, não podia ter sido mais oportuno. É uma questão de juntar o útil ao agradável e se puder ganhar uns trocos a relatar a minha experiência/história, porque não? Mas nunca espetar aqui um tema caído do nada e que em nada se aplica à minha pessoa ou ao que estou a viver.

      Quanto aos pedacinhos de decoração, deixa o home do pladur acabar o servicinho e parar de fazer lixeira, que o bombardeamento sobre decoração vai começar! :D

      Ao anónimo, agradeço a critica e bem sei que ultimamente ando desaparecida destas bandas (já vos expliquei). O pouco tempo que vou arranjando não me ocorre mais nada senão pôr a par do "AP report". Mas prometo que quando este "caos" passar, volta tudo ao normal (parvalheira diária, portanto)! :D :D

      Beijinhos *

      Eliminar
    6. Nem me tinha apercebido da cena a dizer "powered by Primetag"! Isso de estar bem explícito, não é bem assim... mesmo depois de ter lido o que comentaste, demorei a descobrir onde estava.

      Eliminar
    7. Assumo a minha inocência, realmente pensei que a Bruna estava só a ser "fixe" e disponibilizar alguns dos artigos, assim como faz com o link na roupa. Afinal é publicidade, mas realmente meio dissimulada.

      Eliminar
    8. Eu também só percebi que era publicidade depois de ter espreitado a cixa de comentários.
      Acho que devia estar assinalado de forma mais visível. (sem qualquer tipo de crítíca a quem faz publicidade nos blogues)

      Eliminar
    9. Anónimo, na minha inocência, estive para não aceitar o seu comentário, mas depois pensei melhor e preferi apenas ignorar a sua deixa final. =P
      Este post é precisamente no mesmo sentido dos posts com os looks, com as coisas que vejo nas lojas e gosto, etc, etc, etc. Vai tudo dar ao mesmo: partilha de artigos que gosto e com que me identifico. Não percebo porque é que neste acenam logo com a bandeirola da “publicidade” e nos outros não! Não tenho nenhuma parceria com a Ikea, muito menos pagaram-me para escrever, logo, não é publicidade. Ou melhor, é tão publicidade quanto tudo o que já partilhei por estas bandas.
      A mim apenas importa as imagens interactivas da Primetag e não partilho nem metade da info de imagens que recebo, porque não me interessa fazê-lo só porque sim. Ou gosto e considero útil e relaciona-se com a minha pessoa ou não vale a pena! Simples =)
      Ah! E sim, sou uma fixe! :D

      Eliminar
    10. Bruna, acho que as pessoas apenas estão a considerar que este é maior publicidade, porque ultimamente não tens tido muito tempo para fazer posts para o blog e, nos últimos 4, 2 são da primetag. Leva a crer que é para conseguires monetizar o post com os cliques. Caso contrário, sejamos sinceros, qual a necessidade de vires com a conversa do sustentável? Falavas da tua história/experiência com a Ikea e pronto. E atenção, eu não tenho nada contra, acho que cada um deve por o blog a render o melhor que pode... É só uma questão de admitir que há, de facto, uma intenção de ganhar dinheiro, que me parece totalmente legítima. Aliás, o que não faltam agora são blogs com isto do primetag. (Se não quiseres não publiques... Era só mesmo para dar-te o meu ponto de vista)

      Eliminar
    11. Foi apenas coincidência que, no meio de nnn infos de imagens que vou recebendo, tenha recebido duas que muito me dizem neste momento (nomeadamente, La Redoute e Ikea).
      A necessidade de vir com a conversa do “sustentável” prende-se com a parte da “utilidade” e de achar importante partilhar determinado assunto. Este blog (parecendo que não) sempre foi um pouco mais além da roupa e sapatos, abordo sempre outros temas e vi todo o interesse em falar em como devemos fazer por ser mais sustentáveis e em partilhar as iniciativas da Ikea que são de valor e só tenho pena de não poder aproveitar.
      E sim, como já disse, se puder juntar o útil ao agradável, porque não? Mas não é a prioridade, caso contrário, espetava-vos com toda a info de imagens que recebo da Primetag e não é o que acontece.

      Vocês são chatinhas paaaa, a vossa sorte é que eu até gosto de vocês, senão já vos tinha mandado dar uma volta ao bilhar grande! :D =P

      Eliminar
    12. Os três exemplos que a Maria Daniela deu tu fizeste-los todos. Não que tenha mal, se calhar é porque te identificas com as marcas e pronto, mas se calhar não estás a ser assim taaaaaao seletiva. E acho bem que queiras ganhar uns trocos com o blog, ocupas aqui o teu tempo, é normal.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Agora já percebo porque é de repente todos falavam da lá redoute -.-

    ResponderEliminar
  3. Sempre que vou lá trago algo.
    Breve irei ao Ikea procurar um tapete redondo para o meu hall.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Também adoro a IKEA, saiu de lá sempre com alguma coisa e normalmente são velas ou cabides...ahah

    Beijinhos *
    http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Engraçado que também falei na LaRedoute, mas ao contrário de alguns outros blogs, falei porque sou consumidora da marca há anos! Alias até escrevi um disclaimer a dizer que não ganhava nada por isso.
    Acho que o que as pessoas querem acima de tudo é honestidade! Eu nem sabia o que era a Primetag fava dinheiro, eu até pensava que era um programa de fazer organização das imagens (sou mesmo inocente, eu sei), portanto deixar sempre a dica que um clique no link pode dar retorno ao blog ou qualquer coisa assim, nunca fica mal, mesmo que não sejas obrigada por lei a o fazer. Não é por aí que se perde os seguidores, porque na verdade é não ter problema nenhum em admitir esse facto.
    O que eu gosto em ti é o facto de, se é para rentabilizar, ao menos sei que a tua opinião é confiável e que falas de coisas que estão relacionadas com a tua vida, porque já sigo o blog há uns 2 anos.

    ResponderEliminar
  6. Sinceramente acho que se arranjam problemas onde não os há. Ora podem para colocar os links directos para a roupa que a Bruna veste e ela faz.Neste caso porque ganha algo com isso já é mau ter links directos para algo...enfim...

    ResponderEliminar