#

terça-feira, 6 de setembro de 2016

As salinas de Aveiro


Em Portugal, nem tudo é mau e uma das coisas boas são, sem dúvida, muitos dos seus lugares maravilhosos que temos. Mesmo sendo um país tão pequenino é incrível como tem tanto para dar a conhecer. Mais incrível ainda é o facto da minha pessoa estar tão pertinho de Aveiro - o que me faz sentir ter duas ou três costelas aveirenses - e nunca ter visitado as famosas salinas. Comé qué possível, senhores, coooomo?! Dei por mim a pensar nisto quando uma leitora fofinha partilhou comigo uma noticia sobre o assunto, onde escreveu "fala-me sobre isto". Pois, eu até falava, tivesse eu conhecimento de causa. Problema resolvido no domingo passado.

Neste domingo, depois do almoço em casa dos papis, pegámos no carro e fomos, então, até Aveiro - a nossa "Veneza portuguesa" - com o objectivo de ir visitar as ditas salinas. Se não sabiam ficam desde já a saber que Aveiro é uma das cidades com maior tradição na exploração do sal. E, recentemente, já é possível tomar banhos de sal e de lama e flutuar como no mar Morto, o que é absolutamente fantástico.

Basicamente, duas salinas foram transformadas em piscina e em spa, onde podemos usufruir de tratamentos com sal. Para criar esta zona de banhos, foram reunidos cristalizadores de sal, proporcionando aos visitantes a possibilidade de aproveitar as conhecidas propriedades terapêuticas da elevada concentração de sal (acho que já escrevi "sal" 52 vezes), com benefícios na circulação sanguínea, tratamento da psoríase e hidratação da pele. De referir que enquanto os visitantes gozam dos banhos salgados, os marnotos continuam a rer ("puxar") o sal.

Tanto para quem é da zona como para quem vem de visita, acho que é de passagem obrigatória. É super engraçado ver a malta feliz e contente a esfregar-se de lama, já para não falar de toda a envolvente e do cenário criado pelos canais e pirâmides de sal. É mesmo muito bonito e vale a pena. Nós não fomos preparados para ir a banhos, mas se não for ainda este ano, para o ano é de certeza.
Há também um pequeno espaço de venda (uma carrinha Citroen dos anos 70 super gira) onde é possível encontrar vinhos e espumantes da Bairrada, bem como cosméticos e temperos à base de flor de sal e ainda um espaço de massagens.
Se estiverem interessados em conhecer, podem aceder ao site Cale do Oiro para retirar mais informações úteis.











9 comentários:

  1. Boa tarde,
    é preciso fazer marcação para passar lá o dia? ou pagar alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! =)
      Não tenho a certeza, mas penso que para as piscinas são 2€ (e pode estar o tempo que quiser) e se for piscina mais passeio pela zona com guia turístico são 4€.
      Penso que também não são precisas marcações (pelo menos para a parte da piscina).

      Eliminar
  2. Eu também fui a banhos de sal quando estive em Cabo Verde (na ilha do Sal, pois claro) e nota-se mesmo a pele a esticar!

    ResponderEliminar
  3. Já fui ás salinas e gostei bastante, aliás adoro Aveiro!
    Excelentes fotos, beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/09/uma-escova-de-dentes-6-usos-diferentes.html

    ResponderEliminar
  4. Já fui a Aveiro mas nunca visitei as salinas :) Dizem que são super giras e pelas tuas fotos isso comprova-se.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Estava a pensar lá ir com a minha irmã este fim de semana mas acho que o tempo nos vai pregar uma partida!!!

    ResponderEliminar
  6. Vai ser um ponto de ida obrigatório, sem dúvida, mas não para ir a banhos :)

    ResponderEliminar
  7. as coisas que uma pessoa descobre...

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia, sem dúvida que é um sítio a visitar :)

    ResponderEliminar