#

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cardio em jejum

Quando partilhei o momento nas redes sociais, questionaram-me sobre o assunto e eu prometi partilhar tudo no blog. Isto, há uns vinte e sete meses atrás. Ok, nem tanto, mas quase. É verdade que a maior azáfama já lá vai, mas ainda não entrei no ritmo certo aqui no estaminé, tal como vossas excelências já devem ter reparado. Tenho uma série de conteúdos pensados, algumas ideias alinhavadas, reorganização de temas e também estou a pensar arquitectar uma espécie de programa semanal do tipo "às segundas é dia de marisco, às terças de leitão, às quartas de feijoada..." e por aí em diante. Assim, vocês já sabem mais ou menos com o que contar (sendo um blog pessoal, claro que pode haver diversos post's/assuntos "extra") e também é uma forma de eu organizar-me melhor e, acima de tudo, de não baldar-me. Ninguém gosta de falhar objectivos, num é vero?



Então e que sururu é esse de cardio em jejum? Onde já se viu sair da cama e ir correr sem enfiar nada no bucho? Isso não é assim um bocadinho a puxar ao desmaio? Não, não é, desde que feito com consciência. Mas vamos por partes. Primeiro, o que é cardio em jejum? Sem grandes rodeios, é correr ou caminhar (mas caminhar a passo rápido, quase a desencaixar a anca do sitio, tipo jogging vá) de estômago vazio, por norma logo pela manhã (convém). Segundo, qual o objectivo/motivação? Tem de ser uma motivação daquelas mesmo, mesmo boas e que justifique trocar o bem bom da cama pelas sapatilhas e o relento da manhã. Queimar gordura, querem motivo melhor? "Então e se eu for correr ao final do dia e durante mais tempo até, também não queimo gordura?" oh perguntem lá. Queimam, mas muito pouco e nada comparado com o cardio em jejum. Já referi algumas vezes que o cardio é o responsável pelos chamados "falsos magros", ajuda a perder peso e volume, sim, mas o que se perde mais é a massa magra e não propriamente a massa gorda e nisto o treino de musculação é sempre a melhor opção. Mas este é um assunto que dá pano para mangas, por isso, e para já, fica para outro post que eu não quero barafundir-vos o cérebro. Voltemos ao cardio em jejum.
Dizia eu que potencia a perda de gordura e, terceiro, porquê? Se não sabem ficam desde já a saber que a fonte energética preferida do nosso corpo são os hidratos de carbono. Ora, como não ingeriste nada durante a noite, não tens hidratos, logo, o nosso corpo vai obrigar-se a recorrer a outras fontes de energia, e quais são elas? Exactamente, as gorduras. Basicamente, com o cardio em jejum vamos forçar o corpo a queimar as reservas de gordura e a usá-las como fonte de energia, uma vez que não existe a sua fonte de energia preferida (hidratos). MAS ATENÇÃO! Isto só acontece quando realizado com uma intensidade baixa, ou seja, não é para sair a correr a toda a velocidade (qual Obikwelu), se o objectivo é perder gordura o ritmo deve ser baixo.

Agora que vocês já conhecem qual a motivação do cardio em jejum, tenham em conta os seguintes pontos:
  • É importante manter uma intensidade baixa, como já vos disse, e trinta minutinhos bastam.
  • Antes de iniciar o cardio, sendo em jejum, não é para comer nada obviamente, mas é preciso hidratar bem, logo, tomem um copo cheio de água e para minimizar o risco de perda de massa magra podem juntar 5g de BCAA's.
  • O jejum não deverá ser mais de 8 horas, pelo que o ideal será fazer uma ceia na noite anterior baixa em hidratos (nozes, ou um iogurte com proteína whey, ou uma gelatina e alguns frutos secos, por exemplo) e, claro, convém tirar o rabinho da cama cedo.
E antes que me atirem pedras, tenham em conta que tudo o que partilhei é válido para uma pessoa com um histórico de saúde normal e sem episódios a ter em conta. Claro que para uma pessoa que tenha problemas de glicémia baixa, por exemplo, não será aconselhado fazer exercício em jejum. Cada um tem de ter consciência da sua condição física e se for necessário consultar o vosso médico de família antes de se meter em "avarias", consultem.

E agora vocês perguntam-me todas entusiasmadas "então e tens feito muito cardio em jejum?" e eu respondo...NÃO! Em altura de trabalho é-me complicado fazer exercício de manhã cedo, porque tenho sempre receio de atrasar-me e arriscar-me a não chegar a horas ao posto de trabalho (e simmmmmm, também tenho muita preguiça para sair da cama cedo), pelo que deixo estas ideias para as férias ou fim-de-semana e coincidência das coincidências, não tem calhado. Mas acreditem que sabe muito bem fazer exercício logo de manhã cedo e só custam mesmo aqueles primeiros segundos para sair da cama (SÓ!). No fim do treino, parece que ganhamos outra energia para encarar o resto do dia com muito boa disposição. Ainda no passado sábado fui fazer o meu treino de musculação de manhã cedo e soube-me às mil maravilhas.

Termino com alguns registos da minha primeira corrida em jejum, ainda pela Curia. Adoro correr em Águeda, porque consigo variar mais os percursos, mas confesso que tenho saudades de correr pelas ruas da Curia. Adorava sair de casa e desfrutar de toda aquela envolvente cheia de natureza.

E vocês? Que tal aproveitar o fim-de-semana para treinar o nosso músculo mais importante e do qual dependemos o resto da vida (sim, o miocárdio)?
Bom fim-de-semana *










P.S.: Antes que comecem com as vossas "cenas", não, não tirei as fotos em andamento, nem interrompi os meus 5 kms. No fim, apeteceu-me fazer uma caminhada só para esticar os músculos e aproveitei para tirar fotos a alguns dos cantos e recantos que tantas vezes foram o "palco" das minhas corridas para mais tarde recordar. =)


37 comentários:

  1. Adoro! (A vontade, as explicação sobre esse treino...tudo!)

    ResponderEliminar
  2. Oh pá isso é muito bonito mas eu sou uma pessoa que acorda sempre com uma fome daquelas....acordo sempre com aquela sensação de fraqueza e falta de energia que só desaparece depois de tomar o pequeno almoço. Obviamente que se comer algo antes de me deitar, essa sensação não é tão forte mas mesmo assim tenho necessidade de comer logo depois de acordar. Acho que não arrisco fazer cardio em jejum, acho que iria ficar caída no meio da rua ahahahah

    Obrigada pela partilha

    PS: uma coisa de que já me apercebi (e posso estar errada) é que tu quando queres partilhar um post que envolva questões de alimentação, exercício , saúde, não o fazes sem primeiro te informares e acho isso de louvar. O que não faltam para aí são bloggers que só sabem disparar "dicas" sem terem a preocupação de se informarem previamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, percebo bem do que falas, porque eu mesma já tive dias em que acordei com uma fome capaz de comer este mundo e o outro, e acredito bem que todos nós já tivemos manhãs assim.
      Mas vamos analisar bem a coisa! Isso não terá a ver com a tua alimentação? E não estou a querer dizer que só comes m*rda, estou só a supor.
      É que desde que levo uma alimentação mais saudável, já dei conta que quando acontece acordar com fome, é precisamente nos dias em que, e passo a expressão, borro a escrita toda, ou seja, faço a refeição do lixo.
      Não é por acaso que devemos evitar os hidratos simples e de absorção rápida, porque só nos saciam no momento e passado umas horas já estamos cheias de fome outra vez. Mas, claro que não conta só a refeição do jantar, conta a alimentação do dia todo e, se calhar, podes ter algumas "falhas" que contribuam para que acordes sempre esfomeada.

      Não tens nada que agradecer =))

      Beijinho e bom fim-de-semana *


      P.S.: não estás errada e por isso é que depois este tipo de posts demoram mais tempo a sair. Primeiro quero informar-me convenientemente, assimilar tudo, para depois sentir-me à vontade para partilhar. Uma coisa é falar de sapatos e de trapos, outra é falar de assuntos que envolvem a nossa saúde e bem-estar.

      Eliminar
  3. Haja energia e motivacao :) Isso de correr de manha nao e para mim, eu de manha nao funciono (nao me digam nada que eu nao retenho, nao me perguntem nada que eu nao sei, o corpo todo pesa como chumbo). E ja, ja experimentei sair de manha para correr, a terceira desisti. Quem inventar um remedio para a corujice aguda ficara milionario.

    ResponderEliminar
  4. Uma pergunta que nada tem a ver com esta questão: estás a ver uma camisola da adidas super super mega gira que tu tens? já publicaste uma fotografia no insta com ela vestida (nessa foto estás em frente ao espelho e até tens os stan smith calçados)....pronto, a questão é qual o preço da dita cuja? já andei a cuscar os sites da sport zone e de outras lojas de desporto e nada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver sim senhora (foi prendinha de aniversário)!
      Então e diz-me cá uma coisa... Quanto é que pagas para eu partilhar o link da loja, hum? É tudo uma questão de números! Ahahahah :D

      Estou a brincar. :D
      Nunca vi roupa assim mais casual da Adidas na Sport Zone, mas encontras facilmente numa X-treme ou nas lojas Adidas.
      E sendo eu um amor de pessoa, toma lá o link: http://www.xtreme.pt/detalhes.aspx?ref=AY9005%2034

      Ficas a dever-me uma! =P

      Eliminar
    2. Obrigada Gata, depois pago =)

      Eliminar
    3. Atenção que cobro juros! Eheheheh =P

      Bom fim-de-semana *

      Eliminar
  5. Quer dizer que não corremos o risco de cair para o lado? (de ir correr sem comer nada)
    Amanha vou experimentar depois logo venho para aqui mandar postas de pescada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahah, vocês são demais!! :D :D

      Mas vá, experimenta, e depois conta-me tudo.
      Mas com juízo e com consciência de que vários factores contam, principalmente, uma alimentação saudável. Nada de logo ir jantar ao Mc Donalds, ou pizza, ou fritos!! É que o mais provável é acordares cheio de fome e sem energia, e vai-te apetecer tudo menos correr!

      Eliminar
  6. É um sítio fantástico para fazer exercício, ao mesmo tempo que se respira ar fresco. A melhor parte é ir dar pão aos peixinhos no final ihihih

    ResponderEliminar
  7. Não é de todo saudável fazer exercício sem nada no estômago. Atenção aos conselhos..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como tive o cuidado de alertar, não, para algumas pessoas não será saudável fazer este exercício em especifico. Qualquer pessoa com um histórico normal de saúde e que leve um estilo de vida saudável (nomeadamente, alimentação) não terá qualquer problema.
      Mas atenção, não estou a falar de um exercício qualquer, falo de uma corrida de baixo ritmo e que dure no máximo meia hora, e não de um treino de musculação, aula de cycling ou coisa do género. Aí não, nem pensar em ir de estômago vazio.

      Eliminar
    2. Este assunto é bastante controverso. É como a história dos ovos que antigamente só era saudável comer um ou 2 por semana e agora diz-se que é bom colestrol e podemos comer vários por dia... Eu acho que o essencial é aprendermos a ouvir o nosso corpo. Eu sempre fui de tomar o pequeno almoço antes de chegar ao trabalho,portanto e tendo em conta que raramente como antes de ir dormir, sempre fiz um jejum de pelo menos 12h. Ora sempre me ralharam por isso,no entanto eu sempre me senti bem assim. Tenho a glicémia muito baixa e nunca me senti mal por isso. Com os anos comecei a tomar um bom pequeno almoço em casa, pão,iogurte e cereais e fruta e a verdade é que engordei uns 2kg e eu há quase 7 anos mantenho sempre o mesmo peso. Agora bebo um copo de água fresca antes de sair de casa, levo a minha filha à escola a pé,10 min para lá,10 para cá e só depois como. Nunca me sinto mal ou com fome. Hoje em dia já há médicos que defendem um jejum de 14 e 15h. Portanto é como digo,acho que o essencial passa por ouvirmos o nosso corpo. Temos fome,comemos,queremos algo doce,satisfazemos para repor os valores de glicémia,etc.
      Beijinhos gata

      Eliminar
    3. Ah e aproveito para salientar que as minhas análises estão optimas, com excelção dos valores de glicémia.Sempre fui anémica e neste momento os valores de ferro estão optimos.

      Eliminar
  8. Tenho de admitir que não fazia mesmo ideia disto! Obrigada por partilhares :) Para mim também não é propriamente fácil fazê-lo e como não tenho assim tanta massa gorda e até tenho bastante facilidade em ganhar músculo (às vezes demais!) não acho que seja um problema. Mas deve dar imenso jeito a algumas pessoas!

    Beijinhos :*

    ResponderEliminar
  9. Já há algum tempo que ouço falar em cardio em jejum e fico sempre tentada a experimentar. A questão é que esta é uma das atividades que, aos meus olhos, pode trazer alguns riscos. Acho que como eu deve haver muita gente que acorda com os níveis de açúcar bem lá no fundo, bem a desafiar os diabetes. O requisito das 8h máximas de jejum também é um entrave para mim que não consigo comer e ir imediatamente dormir, os meus períodos de jejum batem sempre as 10-12h... Então, embora tenha imensas gorduritas que adorava perder, penso que o cardio em jejum não é para mim mas sim para pessoas mais regradas e com uma consulta do médico que lhes diga que as análises ao sangue estão todas certinhas. Fiquem sabendo que tenho muita inveja de vocês!!! ahahah
    Bom post, gatita! Uma beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah pois, se és das pessoas que acorda com níveis de açúcar no sangue lá em baixo, nada de entrar em loucuras e esquece o cardio em jejum. Faz musculação que é a melhor forma de perder gordura (a ver se preparo um post sobre este tema também).

      Um beijinho e bom fim-de-semana *

      Eliminar
  10. ...que barriga é essa meu Deeuuusss!
    Inveja, muita inveja!!! (mas da boa :p )
    Quem me dera :D

    ResponderEliminar
  11. Post super interessante, gata!
    Pelo meu historial clinico não posso fazer cardio em jejum, mas a minha companheira de caminhada/corrida faz e dá-se lindamente! Eu como pelo menos uma banana e um iogurte, e durante o treino também como uma barrinha de cereais. Todos os dias começamos pelas 6:45 da manhã, conjugando corrida ou caminhada + treino funcional e é mesmo uma questão de hábito. No inicio custou horrores, mas agora até sinto falta quando não vou. Nos dias mais quentes ainda damos um mergulho no fim e olha, não há nada melhor que isso para começar o dia! :D
    Beijinhos e bom fim de semana
    Laura Neves

    ResponderEliminar
  12. Confesso que é uma experiência que me desperta bastante curiosidade mas com a saúde não se brinca e tenho medo de arriscar a fazer uma coisa dessas sem autorização de alguém entendido na matéria e que conheça o meu corpo e as minhas necessidades em termos de exercício.
    Neste momento estou em modo deprê, depois de um mês em que achava que andava super bem comportada tanto no exercício(num mês inteiro devo ter tido uns 5 dias de descanso no total, se tanto)como na alimentação, aumentei a massa gorda e diminuí a magra, e não foi pouco =(. Entretanto já fiz umas alterações a mando da minha orientadora no gym e vamos lá ver se recebo notícias mais agradáveis da balança no próximo mês.

    ResponderEliminar
  13. gosto muito, mesmo muito, de ti gata. Mas estes posts sobre alimentação/exercício acho absolutamente desnecessários se forem neste contexto de conselhos. Podes (e deves, se o quiseres fazer) partilhar a tua experiência, a tua alimentação, a tua nutricionista, o teu treino, tudo isso. Mas não deves dar conselhos destes. Simplesmente não deves. Isto não é o mesmo que aconselhar sobre moda. As pessoas estudam para poder fundamentar opiniões deste género, as pessoas passam anos a entender o corpo humano. Tu não és formada nem em nutrição, nem medicina, nem sequer desporto. O que a tua nutricionista e/ou PT no ginásio te podem aconselhar não é lei, não é verdade absoluta, e essa brincadeira de fazer exercício em jejum é nada mais que uma moda, assim como ser blogger sobre nutrição e exercício. E custa-me que escrevas um texto destes, com passos, conselhos, termos mais técnicos, sem teres a mínima formação. P.f, isto é perigoso. E quando digo isto é no sentido de que nem toda a gente que te lê tem a idade que tu tens e pode, perfeitamente, dar mais credibilidade a estes posts do que eles merecem.
    Isto é uma crítica construtiva, é uma opinião, apenas. E eu gosto de ler sobre a tua evolução, gosto pela corrida e, consequentemente, as corridas, gosto disso tudo mas posts sobre como/quando praticar exercício físico, suplementos, entre outros, não te compete a ti fazê-los.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela critica e em nada levo a mal. =)
      Mas eu limitei-me a partilhar a minha experiência (como sempre) e não estou a aconselhar ninguém a fazê-lo. Este texto é um testemunho devidamente fundamentado. É certo que no fim incentivo a aproveitarem o fim-de-semana para treinarem o nosso músculo mais importante, mas não tem de ser propriamente a corrida em jejum.

      Sempre que escrevo sobre este tipo de assuntos, tenho o cuidado de informar-me junto de quem sabe e de quem confio, porque eu não sou formada para poder estar à vontade a falar de determinados assuntos, mas eles são. O que os profissionais me aconselham não é lei nem verdade absoluta, porque a matéria em si é delicada e depende sempre de cada caso - o que é verdade para mim, pode não o ser para ti - e há sempre mil e uma opiniões quando o tema é nutrição/desporto.

      O cardio em jejum não é moda ou tem tanto de moda como o fazer exercício. Eu tive o cuidado de dizer que esta prática deve ser feita de forma consciente e que cada um deve ter presente o seu historial clínico. Dei o exemplo das pessoas com baixa glicémia que não o deverão fazer, mas há mais casos. Em momento algum disse que toooooda a gente deveria fazê-lo! Não sei quais são os termos técnicos que falas, mas acho que não tem nada de mal, a partir do momento que sei do que estou a falar e pelo facto das coisas terem de ser chamadas pelos nomes.

      Vou continuar a partilhar a minha experiência e o que vou aprendendo, com o cuidado de referir sempre que cada caso é um caso e que o que é válido para mim, pode não o ser para A, B ou C. Todos estes posts são apenas um testemunho da minha experiência com o devido fundamento (acompanhado por quem sabe).

      P.S.: Fico feliz por gostares muito, muito de mim :D :D
      Beijinho e bom fim-de-semana

      Eliminar
  14. Adoro! Se for a pipoca ou outra blogger com milhares (milhões?) de seguidores a dar este tipo de conselho é a maior, como é a gata, devia era tar calada que não percebe patavina do assunto. Se alguém sabe aceder a um blog, tb saberá ir ao google e fazer uma pesquisa sobre este tipo de coisas. E eu até acho esta moda ridicula e inconsciente, mas não venho aqui crucificar a rapariga por acreditar em algo sobre o qual eu sou totalmente contra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção às pesquisas no Google. No Google aparece tudo e mais alguma coisa, opiniões de profissionais e opiniões de outras pessoas quaisquer, é preciso saber qual é a informação credível.

      Eliminar
    2. Sim, eu quis dizer que basta a pessoa querer e conseguirá informação util e real sobre

      Eliminar
    3. (O outro comentário ficou a meio, desculpa)
      Eu apenas quis dizer que qualquer pessoa que esteja realmente interessada neste tipo de prática tem muitas formas de conseguir informação sobre o assunto, não tem simplesmente de seguir as dicas de um blog. É que irrita mesmo, disseste 200 vezes no texto que se trata apenas da tua experiencia, nada cientifico nem comprovado, até falaste que não é recomendado pra certas pessoas e blá blá blá e as pessoas teimam em bater na tecla..

      Eliminar
  15. Cuidado com a glicemia. Para quem é diabético é perigoso. Para quem toma medicação e tem a diabetes controlada, exercício sem comer baixa a glicemia e pode ser perigoso. Não só para quem tem índices de glicemia baixos como dizes. Cuidado.
    continua Gata, gosto de te ler.

    ResponderEliminar
  16. Adoro correr, além de me exercitar o corpo, exercita-me a alma ;)

    http://loverofthings27.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Bem, desta vez justificaste-te muito e precaveste-te contra as atiradoras de pedras. Não admira, pois são muitas. Ainda assim correste riscos...
    Correr em jejum, também diz quem sabe, vai ao músculo, exactamente por não ter hidratos disponíveis. E isso não faz melhor do que ir para o trabalho ou para a escola sem comer. Até o cérebro se ressente. Quanto mais os músculos... Mas cada um é livre de tomar as suas decisões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Correr, em jejum ou não, vai sempre ao músculo (daí ter falado nos BCAA's, mais para quem leva a "cena" dos músculos a sério).

      Eliminar
  18. Gata, com base na tua experiência diz- me cá se és apologista da ideia de que os abdominais se fazem na cozinha! É a frase que mais ouço por nutricionistas, personal trainers, pessoas "fit" em geral....que tens tu a dizer? Obviamente que sem uma alimentação cuidada e sem exercício nada se consegue mas a alimentação tem assim tanto peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 100% de acordo!
      Mas também depende dos objectivos de cada pessoa. Se uma pessoa quiser apenas uma barriga minimamente lisa (sem abdominais definidos e até com um pneu de um triciclo), DEPENDENDO da genética da pessoa, a alimentação pode chegar e nem precisa de mexer o rabinho. Também há pessoas que comem nnnn porcarias e aparentam ser magras e nem têm grande banha abdominal. A genérica também tem algum peso.

      Mas claro, aparentam ser magras, mas provavelmente até têm uma elevada percentagem de massa gorda (já vos falei dos "falsos magros") e são flácidas.

      Quem quer um corpo tonificado, abdominais bem definidos e uma percentagem de gordura corporal controlada não tem outro remédio e tem de fazer exercício e ter uma alimentação saudável. É tão certo como dois mais dois ser igual a quatro! A boa alimentação e o treino andam de mãos dadas para se conseguir um corpo saudável, por isso, o que comemos tem tanto peso como o que treinamos.

      Beijinhos e boa semana *

      Eliminar
  19. Três pormernores:
    Existem fontes de hidratos de carbono naturalmente presentes no organismo (nomeadamente no fígado), pelo que a ideia que vamos começar logo a utilizar as gorduras não é bem assim. Não. Primeiro vamos a essas reservas. Depois, para utilizar os lípidos como fonte de energia há uma série de reacções bioquímicas, que, por acaso, necessitam dos hidratos de carbono para ocorrerem (célebre frase: "os lipidos ardem à chama dos hidratos de carbono), sendo que essas reacções são mais fáceis para o organismo realizar, relativamente à alterniva que é ,sem hidratos de carbono, os lipidos serem degradados em corpos cetonicos, que, em excesso podem causar problemas. Por isso, como disseste no texto, tem de ser exercicio de baixo impacto.
    Assim, o exercicio em jejum deve ser praticado por pessoas que já estejam habituados a fazer exercicio fisíco e não pelas lontras de sofá (onde eu me incluo) que de repente querem perder gordura. Para as lontras é melhor comerem qualquer coisinha (como uma leitora disse) tipo banana com barra de cereais antes do exercicio.
    Por último, cuidado com essa história dos suplementos proteicos. A grande maioria das pessoas, não necessita nada disso, porque deveriam conseguir obter as proteínas que necessitam pela alimentação. Só devem tomar suplmentos caso o nutricionista ache mesmo necessário. Porquê? Porque a semana passada, tive um doente no centro de saude onde estou a estagiar com doença renal aguda por excesso de proteinas, porque queria resultados mais rápido.. Eu sei, Gata, que tu segues conselhos de profissionais (e ainda bem), mas queria mesmo deixar o alerta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Sofia disse tudo.

      Eliminar
    2. Obrigada Sofia, pela partilha da tua opinião. =)

      O cardio em jejum é um tipo de treino realmente mais especifico e só funciona se a pessoa levar um estilo de vida saudável (alimentação e treino). Para perder gordura, não vejo como a primeira opção (de longe), é tipo um extra, já que o melhor e o mais seguro (não há tantos "ses" a nível da saúde) é a musculação. Quanto ao não ser aconselhado a pessoas que não estão habituadas a fazer exercício, já discordo um bocadinho. O esforço físico é reduzido, porque a intensidade deve ser mesmo baixa, uma simples caminhada com passada mais rápida basta, pelo que é perfeitamente alcançável por uma pessoa que não esteja habituada a mexer o rabiosque. Aqui, o aspecto fulcral é mesmo a alimentação e o histórico de saúde.

      Quanto aos suplementos e os problemas renais é um dos grandes mitos à volta da whey. Mas há estudos sobre isso e não descobriram evidências significativas de um efeito prejudicial em dietas de elevado teor proteico na função renal de pessoas saudáveis.
      Mas claro, uma pessoa que já sofra de algum problema renal deve reduzir o consumo proteico. No entanto, uma pessoa saudável não verá os seus rins afectados por consumir proteína.

      Beijinho

      Eliminar