#

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Orgulho

É o que sinto quando olho para este pequeno grande "tubo":

DSC02291
Certificado entregue numa cerimónia realizada na sede da OTOC

Para alguém licenciado em Contabilidade e Administração, como eu, esta é a conquista que mais se deseja alcançar, ser TOC (Técnico Oficial de Contas). Tem tanto de desejável como de difícil. Mas consegui. Foi o resultado de muito (muuuuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito) esforço e dedicação, visto não ser pêra-doce obter aprovação no exame de admissão à Ordem. Foi preciso abdicar de muita coisa e entregar-me por completo aos livros e às resmas e resmas de folhas. Quase que poderia dizer que mantive um caso amoroso com o SNC (Sistema de Normalização Contabilística).
Na verdade, nada na vida cai do céu e se queremos muito algo é preciso fazer por isso, ir à luta. Claro que, por vezes não é fácil, neste caso, não foi fácil, houve aqueles momentos desesperantes em que apetece atirar tudo para o ar e desistir. Mas no fim, o sabor da conquista é inexplicável e se tivesse sido fácil, o gosto não seria o mesmo.
Sou TOC há dois anos, mas não trabalho na área. Neste momento, estou mais ligada à gestão e gosto muito, no entanto, não ponho de parte virar-me para a contabilidade e tirar partido daquilo que conquistei. 
Deste certificado, fica a alegria enorme deste passo conquistado, o sentimento de realização pessoal/profissional e o enriquecimento do Currículo Vitae. Para além das noites mal dormidas (na altura), das olheiras, da despesa mensal com as quotas e da revista com os assuntos importantes, que me vai mantendo actualizada todos os meses. E claro...fica, também, a vontade de vir a ser TOC não só na teoria, mas na prática também, num futuro próximo.

DSC02292
Certificado e as revistas mensais da Ordem

E pronto...ficaram a conhecer mais um pouquinho de mim! 

24-09-2013 15-51-22

29 comentários:

  1. Bem vinda à Ordem... A vida aqui é dura, acredita... Parabéns!!!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns!!...Agora que venham muitas mais... e que venha a oportunidade para colocar em prática a merecida conquista!!:)

    ResponderEliminar
  3. Obrigada e igualmente minha querida :)
    É sem dúvida um orgulho conseguirmos as coisas depois de tanto esforço, parabéns *

    p.s estou a seguir-te *

    ResponderEliminar
  4. Já o tentei alcançar. Em 2005 tive de abandonar os estudos em contabilidade no iscal com o segundo ano quase completo. Nesse altura o caso amoroso era com o Sr POC com qu até tive a boa relação. 8 anos passados voltei a estudar, desta feira em gestão a tua área profissional, confesso que é bem mais interessante :)
    Fica um beijinho de parabéns! Tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também prefiro a gestão, verdade seja dita. E namorei muito tempo com o POC, também, a minha licenciatura foi tirada com o POC ainda em vigor. Tive de adaptar-me ao SNC praticamente sozinha.
      Obrigada =) Um beijinho *

      Eliminar
  5. Parabéns! Sem duvida que quando a luta é grande o sabor da conquista é bem melhor!

    therainbowbyni.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Quando é o caminho é mais difícil o sabor da vitória é ainda melhor. Nada se consegue sem esforço e, como tu disseste, se tivesse sido fácil não tinha o mesmo sabor.
    Parabéns! É teu, fruto do teu trabalho e dedicação. E nada te pode tirar o orgulho do que conquistaste. Vais ver que um dia também serás TOC na teoria :) boa sorte

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. *TOC na prática

    Que disparate, na teoria já tu és :p

    ResponderEliminar
  8. parabéns! não deve ter sido fácil :)
    *

    ResponderEliminar
  9. Parabénsss!!!! É fruto de muito esforço mesmo. =)

    ResponderEliminar
  10. Com a tua garra e vontade, assim como tens feito, vais conseguir sempre o que desejas Baby! E claro, aqui o teu baby está sempre a teu lado para acompanhar e ajudar no que for necessário :D Estás sempre de Parabéns! ;)
    Bisouuusss

    ResponderEliminar
  11. Para além de termos a mesma idade, temos sonhos em comum... Um dos meus objectivos é ter um desses canudinhos também :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que temos mesmo mais coisas em comum! =) Boa sorte *

      Eliminar
  12. Como consegues? Estou na faculdade e tenho Contabilidade. Digo-te, às vezes só me apetece subir paredes com aquilo!
    Muitos Parabéns :)

    pequenaflordemaracuja.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo-te e beeemm! Havia alturas que também só apetecia trepar paredes. Mas com força e dedicação, tudo se consegue.
      Obrigada =) Um beijinho e bons estudos *

      Eliminar
  13. Olá!
    Também eu sou TOC, na teoria e prática! Já que por aqui se encontram TOC, porque não criarmos uma "rede" de contatos para exposição de dúvidas, ajuda e debates de ideias sobre o nosso dia a dia!?
    Sandra (não tenho blog!)
    Parabês pelo "canudo", o exame não é de todo fácil!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!
      Eu apesar de não ser TOC na prática, disponho-me a poder ajudar no que puder. As leis estão em constante mudança, mas tenho tentado estar ao corrente de tudo, quanto mais não seja pelas revistas que vou recebendo.
      Sempre podemos trocar emails, e também posso vir a criar uma rubrica (semanal, por exemplo) direccionada para os TOC's que por aqui possam passar, e discutimos um tema que acharmos mais pertinente. O que acha? =)
      Um beijinho e obrigada! =) Não é mesmo nada fácil...

      Eliminar
  14. Bom, imagino o que passaste porque os colegas de Contabilidade e Gestão de Empresas do meu departamento andam sempre a estudar.e com calhamaços de Cálculo Financeiro e dossiers nas mãos :p

    ResponderEliminar
  15. Olá Gata!
    Tudo bem?! Que bela ideia a tua de trocarmos ideias sobre a profissão......Trocas de ideias nunca são demais! Como disse não tenho blog! Mas gusto deste mundo! Sigo vários blogs, incluindo o teu que acho uma delicia!
    Vou deixar te o meu email e "falamos" por lá pode ser?
    sandrarodrigues1977@hotmail.com
    Beijinhos!
    Sandra

    ResponderEliminar