#

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Pelas ruas da minha cidade - ARTE URBANA

Para hoje, reservei-vos mais alguns detalhes das ruas da minha cidade. No passado domingo, arrastei o meu futuro esponjo até à rua e obriguei-o a andar de máquina na mão, debaixo de um calor abrasador (ou isso, ou não havia casamento para ninguém, ah! ah! ah!). E lá andámos nós pelas ruas e de mapa na mão, tipo turistas na própria cidade que me viu nascer e crescer. Porque o grande objectivo da arte urbana é mesmo este, levar as pessoas a descobrir a cidade. E em cada virar de esquina, há uma surpresa, há mais um e outro detalhe que nos faz sorrir e adorar esta bonita e inspiradora viagem pelas ruas.

E vocês? A curiosidade ainda não vos levou a vir até cá, à cidade dos guarda-chuvas coloridos? Talvez as próximas imagens agucem a vossa vontade. =) Relembro que o evento termina este domingo com o grande concerto de James Arthur (entrada livre) e, no sábado, temos um dos nomes conhecidos do kizomba, Badoxa e o seu "controlá, controlá, controlá..." (entrada livre também).
O evento termina este fim-de-semana, no entanto, as ruas vão continuar tal como estão (mas sem animação de rua), pelo menos, até Setembro (altura em que decorre a conhecida Festa do Leitão), pelo que podem aproveitar as férias do Verão para dar cá um saltinho.
E ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Não esquecer do D-E-S-A-F-I-O que termina este domingo. Ainda estão a tempo de enviar a vossa foto mais original e a candidatarem-se a um grandioso (cof, cof, cof) prémio.

Agora vá, é hora de entrarem nesta viagem comigo. Espero que gostem! 


O mapa.


VELHOS SÃO OS TRAPOS. É o significado desta pintura que situa-se no parque de estacionamento junto à Praça do Município.




SALAMANDRA. Obra pela mão de Bordalo II e pode ser vista mesmo em frente à Câmara Municipal. Mais à frente, melhor falarei sobre esta enorme obra de arte e o porquê da salamandra e não outro bicho qualquer.







BANCOS COLORIDOS. Só mais alguns de muitos, e estes estão na Praça do Município. Adoro vê-los bem coloridos e com desenhos de olhos, bocas, etc, mas gosto imenso de ver e ler as várias célebres frases, criando um ambiente bastante inspirador.



Já vos disse que todos os caminhos vão dar ao AgitÁgueda, não já?




BICICLETAS. Desde 2013 que vieram dar cor à Avenida Eugénio Ribeiro. E porquê bicicletas? Porque, em tempos, a produção de bicicletas foi bastante importante para a cidade, que fez com que ficasse conhecida como a "cidade da bicicleta". Temos, inclusive, a chamada "rotunda da bicicleta" por nela constar uma bicicleta gigante, como referência a esse sector industrial.









CASTELO DE CARTAS. Podem ver esta pirâmide de cartas no Largo Dr. António Breda, mesmo em frente à escola secundária Marques Castilho. À noite fica iluminada criando um efeito muito bonito. Foi uma das novidades que o AgitÁgueda preparou para este ano e contém imagens de alguns pontos da cidade.












ANDORINHAS DA SAUDADE. Vieram dar cor e graça às fachadas das casas da Rua de São Bento, em plena "zona velha" da cidade.








 VU. Uma espécie de "recordar é viver", também na Rua de São Bento, mais propriamente, no Bairro do Barril. Um excelente trabalho pelas mãos de a.mar. É nesta rua que podemos contemplar uma série de imagens de pessoas num ensaio de "trompe l'oeil" (técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão de óptica). Tal como se pode ler na folha informativa "estes momentos, imortalizados em fotografia, são frames do que se deseja ser o futuro ou uma visita ao que foi o passado daquele lugar". Daí esta instalação ter sido intitulada de déjà vu.



E esta é a única foto que conseguimos tirar do comboio turístico que dá a conhecer as ruas de Águeda, sem gastar sola de sapato.

24-09-2013 15-51-22

14 comentários:

  1. Muito giro. Um exemplo a seguir por este portugal.

    ResponderEliminar
  2. Que detalhes tão bonitos! A cidade está mesmo gira. :)) Parabéns a Águeda por não se deixar cair no esquecimento.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Fantástico, adorei as fotos e o conceito :)

    Beijinhos *
    » Novo post: http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu bem tinha dito que gostava de ir até ao festival mas este ano já não vou ter hipótese, tenho tido sempre os fins-de-semana ocupados. Fica para o ano.

    ResponderEliminar
  5. AMEI SEU BLOG ! Estou a seguir !
    Pode seguir o meu e ficar a par de tudo ?Caso quiser : https://garotaddp.blogspot.com e também está aqui o de uma amiga minha .....se quiser dar uma olhadela e seguir: https://ninamorena09.blogspot.com
    Desculpa o spam e parabéns (pelo blog)...

    ResponderEliminar
  6. amazing dear,thanks for sharing this interesting post
    kisses

    ResponderEliminar
  7. Magníficas e originais fotos.

    Adorei!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. adoro as tuas sandálias ... adoro!!

    ResponderEliminar
  9. Adorei, a cidade está linda e as fotografias também...Quanto ao passatempo a foto mais linda é sem dúvida a da tua irmã por isso vais ter que reconsiderar as regras....,ou então faz uma votação ou referendo com a dela incluida e se ganhar é por mérito próprio....

    ResponderEliminar
  10. Respostas
    1. Se bem me lembro, penso que foi no site do agitagueda.

      Eliminar
  11. És uma verdadeira publicitária de Águeda! :)
    Lindas fotos!
    Cris

    ResponderEliminar
  12. Muito, muito interessante!

    ResponderEliminar
  13. Adorei as fotos e a cidade fica mais viva e animada. A minha preferida é a parede com as andorinhas coloridas.

    ResponderEliminar