#

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Significado dos sonhos

Ninguém calcula o poder que a nossa mente tem. É um mistério difícil de desvendar. É esse e o poder do subconsciente. Já dizia Bob Marley "os Homens pensam que possuem uma mente, mas é a mente que os possui" (e esta, hein?). Não é por acaso que há pessoas que dobram colheres e arrastam objectos, apenas, com o poder da mente (ME-DO, ME-DO, ME-DO). É verdade que nunca presenciei nada do género e acho que só acredito mesmo vendo. Quer dizer, apesar da curiosidade, acho que prefiro continuar sem assistir, com cagufas de me transformarem num oito só de olharem para mim (CREEEDO, Jesus Christ).
A verdade, é que a nossa mente não pára um único milésimo de segundo, nem sequer a dormir, daí os nossos sonhos (ou pesadelos). E este, é outro dos fenómenos que me despertam uma certa curiosidade: o significado dos sonhos.

Há quem diga que nunca sonha, mas isso é uma grande mentira. Todos nós sonhamos. O que pode acontecer é que ao acordar não nos consigamos lembrar. Por norma, lembro-em sempre e o que pode acontecer é, lá para o meio dia, querer lembrar-me e já não conseguir. E o que eu pergunto (embora não espere uma resposta concreta) é: qual a origem dos nossos sonhos? Qual o seu significado?
Quando ando mais ansiosa com alguma coisa, já sei que o mais certo vai ser sonhar com isso e aí encontro uma explicação válida. Mas, muitas vezes, vou buscar coisas que não lembra nem ao menino Jesus. Outras, chego a sonhar com pessoas e situações do passado que, presentemente, não faz qualquer sentido. Ou será que faz e é aí que entra o nosso subconsciente? É isto que me deixa numa curiosidade louca e mais pensativa.
Não sei se alguma vez já se questionaram sobre isto, mas, hoje, deu-me para acordar a pensar nesta coisa da mente e dos sonhos. Bem, podia ter dado para pior, lá isso podia. 

24-09-2013 15-51-22

17 comentários:

  1. Anónimuxa24 julho, 2015

    Uau...está tão profunda hoje!!! Beijinhos, gatuxa.

    ResponderEliminar
  2. Eu sonho muito mesmo e detesto! Até já escrevi sobre isso aqui. Mas nunca penso muito no significado dos sonhos, simplesmente fico a pensar nas coisas que sonhei e lembro-me muito bem de tudo na maior parte das vezes.

    Quanto a essas coisas do poder da mente não acredito mesmo nada. Mas eu sou muito céptica. Achas mesmo que há pessoas capazes de dobrar colheres com a mente? :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa, a minha costela de céptica diz que não, mas... (também não acredito em bruxas, mas que as há, há!)

      Eliminar
  3. Isto dos sonhos, também me causa alguma inquietação. Mas, sempre ouvi dizer que os sonhos são os nossos desejos ou os medos mais profundos. Acredito, piamente, nisto. Não é por acaso, que a maioria dos nossos sonhos ou pesadelos estão relacionados com aquilo que vivemos e ansiamos.
    Em relação ao pesadelos, sei que estes existem quando a temperatura do nosso corpo está mais elevada, isto é, numa noite em que estamos a dormir, mas estamos com muito calor, há maior probabilidade de termos pesadelos. Por isso, quando acordamos, (clichê dos filmes) estamos suados. O calor e transpiração não são provocados pelo pesadelo, mas sim pela alta temperatura que o nosso corpo já tinha.
    Posso estar enganada, mas estas teorias são baseadas nas ideias de algumas pessoas entendidas na matéria.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse assim não tinha pesadelos no inverno :)

      Eliminar
    2. Mas é possível ter temperatura mais alta no Inverno. Basta para isso, o seu sistema imunitário estar mais em baixo, e como primeira ação de defesa o nosso corpo aumenta a temperatura corporal para combater algum vírus oportunista ou processo inflamatório .
      Também já li em tempos um estudo que falava o mesmo descrito no primeiro comentário , que os pesadelos eram mais propícios quando a nossa temperara sobe .
      Mas lá está , são estudos que através de factos numa amostra de pessoas tentam provar uma relação causa efeito, no entanto é um assunto que deverá ter certamente muitas teorias.
      Cumprimentos
      Ana Teresa

      Eliminar
  4. Eu sonho imenso! Considero-me uma sortuda porque me lembro sempre dos sonhos, mesmo dois dias depois de os ter tido!
    Tenho muita curiosidade sobre este assunto! É daqueles tópicos que merece alguma pesquisa da minha parte!

    Beijinhos! :)
    http://thefashionabledreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sonho sempre e já apanhei algumas surpresas relacionadas com os sonhos. Uma vez sonhei com um senhor que nunca tinha visto na vida (ou se o vi, não me recordava minimamente... deve ter sido mais uma cara qualquer que passou pela rua), e, no dia seguinte vi a fotografia desse senhor na página de necrologia de um jornal. Ao início ficava arrepiada com algumas destas "coincidências", mas já foram tantas...

    ResponderEliminar
  6. Realmente, pensa que podia dar-te para pior querida gata :P
    Eu sou como tu. Pessoa que sonha imenso e acorda a lembrar-se a tal ponto que de manhã até ir para o trabalho muitas vezes vou a pensar nisso. E é cada coisa!

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Sempre pensei que muitas vezes sonhávamos com certas coisas só porque sim, que não tinha necessariamente que haver uma explicação lógica... Mas há uns tempos sonhei umas três vezes com o fim do mundo, caíam meteoritos com fogo do céu, e tinha a noção de que o mundo ia acabar... era uma coisa assustadora! Como o sonho se repetia, lá decidi ir procurar significados... E encontrei um que era geral em vários sites e que me convenceu por ser uma verdade pura e dura. Precisava desesperadamente de mudanças drásticas na minha vida! Aquilo até me assustou, por ser um significado tão real naquele momento da minha vida...

    ResponderEliminar
  8. Ultimamente ando a sonhar muito... coisas sem nexo e acordo durante a noite bruscamente. Não era nada normal em mim.

    ResponderEliminar
  9. Também gosto muito deste tema, da mente e tudo o que ela envolve....é verdade que é ela que tem poder em nós e não o contrario, enfim...

    Beijinhos *
    Novo post » http://xlittlebitof.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Olá Gata :)
    Pode parecer esquisito, mas eu sonho imensas vezes com pessoas ou com situações que mais tarde encontro ou acontecem, respetivamente. Portanto, este sempre foi um assunto que me despertou imensa curiosidade mas, por outro lado, prefiro não saber se o que me acontece tem ou não algum significado... É um sentimento contraditório.

    Beijinhos (e adoro o teu blog) ;)

    ResponderEliminar
  11. Eu é raro sonhar (ou pelo menos é raro me lembrar o que sonhei) mas quando sonho, confesso que não gosto lá muito...
    Ao contrário de muitas pessoas, prefiro uma boa noite de sono, sem sonhos :b

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar