Pois que parece que anda por aí um ginecologistazeco (esse profissional da saúde que as mulheres adoram visitar de quando em vez (not, not, not)) de seu nome Gedis Grudzinskas que, segundo consta, alega que as mulheres deveriam ter direito a três dias de licença paga, todos os meses, para, e pasmem-se, lidarem com os seus períodos (esses demónios). E esta é aquela parte em que eu e vocês, que estão aí já com ar meio aparvalhado, desatamos a rir: AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH.
O dito ginecologista (tremo cada vez que pronuncio ou escrevo este nome) justifica-se afirmando que as mulheres têm menos produtividade quando estão com o período (naqueles dias f*d*dos do mês, vá). Claro que esta ideia brilhante só podia partir de um homem, pffffffff. Alguém que elucide este senhor que não é por, volta e meia, andarmos a largar sangue que vamos fazer menos ou mais. Não somos como a grande maioria dos homens que à mínima gota de sangue caem para o lado. E também não somos seres limitados, como tal, conseguimos muito bem largar sangue e fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo. Mas okkkkk, entendo perfeitamente que isto cause uma certa aflição na cabeça de um homem.
O senhor diz mais: "Algumas mulheres sentem-se mesmo desconfortáveis quando menstruam. Ir para o trabalho é uma luta e sentem-se péssimas (really?!!). Quando uma pessoa se sente assim, é mais difícil ter orgulho no trabalho ou ter bom desempenho".
Vou só ali rir à gargalhada e já volto, pode ser? Mas já agora, e aproveitando a deixa (nunca se sabe quando a "coisa" pode pegar), indico outras situações várias que deixam uma mulher desconfortável, perfeitamente susceptíveis de licenças pagas. Ora vejamos:
1. Quando acordamos de manhã, abrimos o armário e pensamos "não tenho nada para vestir, ca neeeeerbos". É uma situação digna de uma semana de licença paga.
2. Pintar as unhas da mão direita. Sim, sim, pintar as unhas da mão direita esgota uma mulher, é todo um esforço associado merecedor de uma folga no dia seguinte, no mínimo.
3. Fazer a depilação. Ah pois que fazer a depilação é um processo bastante doloroso na vida de uma mulher, quase nos arrancam a alma com pinças, ceras e afins. Para este caso sugiro um dia e um mês de licença: um dia antes da depilação e um mês para o pós-depilatório. Porquê um dia antes? Precisamos de nos preparar psicologicamente para a tortura. E claro, um mês para recuperarmos da experiência de quase morte.
4. Acordar com uma borbulha no meio da testa, daquelas gigantes e cheias de pus, que ameaçam explodir a qualquer momento. É uma situação demasiado desconfortável, pelo que pede dias de licença até a dita cuja desaparecer sem deixar marca;
5. Quando levamos com os pés. Há lá coisa mais desconfortável que isto? Vá, um ano de licença faxabor.
Para já é só, mas há mais, não pensem que não porque o que não faltam são situações desconfortáveis para uma mulher. Eu é que tenho mais do que fazer, caso contrário, estava eu a fazer a contagem decrescente para o ano novo e ainda a meio da lista.
Pequena nota: Em vez de três, sugiro sete dias de licença. Não é por nada, mas uma vez que o período menstrual pode variar entre três a sete dias, acho por bem não discriminar as mulheres que andam os sete dias do mês com o "Benfica a jogar em casa". Sejamos rigorosos, sim?
Fonte da notícia: flagra.pt
Fonte da notícia: flagra.pt
Eu sou daquelas pessoas que não tem, felizmente, nenhum tipo de sintomas incómodos quando estou com o período. No entanto, conheço algumas mulheres que passam por dores imensas que nem com analgésicos se resolvem. No fundo, cada corpo reage de forma diferente às alterações hormonais e umas acabam por sofrer mais que outras...
ResponderEliminarAinda assim, era bem a favor de uns dias de descanso para alguns dos pontos que indicas :P.
Não é por nada, mas eu concordo com o senhor e não me considero de todo o sexo fraco. Mas realmente quando ando com o período fico indisposta e com dores nos rins, o que faz com que seja desconfortável trabalhar. E há mulheres que têm dores mesmo fortes. Já para não falar que a TPM para mim é mesmo uma coisa real. Aliás, aviso logo o meu namorado porque nessa altura fico sem paciência nenhuma (o que também não ajuda no trabalho, né?)
ResponderEliminarEu bem sei que os corpos reagem de forma diferente, e que se umas não sofrem com o período menstrual, já outras...
EliminarNo entanto, considero que seja um exagero uma licença paga, e a verdade, é que estas declarações estão a causar polémica e alguma revolta, já que há quem considere ser uma discriminação para a mulher.
Discriminação não acho que seja, de todo mesmo! Acho mesmo que é um benefício. Olha que as mulheres (algumas) bem que reclamam por tudo e por nada, até quando nos querem dar dias de descanso e pagos!! lol
EliminarTambém não vou pelo campo da discriminação, mas realmente há quem ache que seja.
EliminarE claro, ficar em casa três dias e ainda receber por isso, é um belo de um beneficio, se é.
Mas o dito ginecologista fala em produtividade, então temos de pensar: como seria o desempenho das empresas, se tivessem de dar três dias por mês a todas as mulheres que lá trabalhassem? Imaginem uma empresa onde a maioria dos funcionários são mulheres. A empresa parava os três dias?
Nesta declaração não podemos ver só o lado da mulher em si, mas também, o que essa situação ia provocar. Se calhar por ser a minha área, analisei logo o lado económico, daí considerar um exagero. E quer queiram, quer não, é um exagero.
Não se trata de dar a licença a todas as mulheres que trabalham numa empresa. Teriam de ser apenas aos casos gravíssimos (e olha que os há). Não estou a falar das pieguinhas, Estou a falar de mulheres que nem andar conseguem, de mulheres que parece que os ovários vão explodir, de mulheres que ficam com a cabeça e visão em papas nesses dias dada a violência das dores da menstruação. Não me parece absurdo esta dita licença. E mais, no caso de senhoras que trabalhem em escritórios, poderiam perfeitamente trabalhar a partir de casa nesses dias: a extensão do seu telefone seria reencaminhada para o seu telemóvel e poderia trabalhar em casa através do portátil (desde que tivessem internet em casa claro). A diferença é que poderiam estar em casa, miseráveis com as dores, de pijama e saco de água quente na barriga. Trabalhavam tal como se estivessem no escritório pois os relatórios seriam feitos na mesa, os e-mails seriam respondidos na mesma e os telefonemas seriam atendidos na mesma.
EliminarVolto a repetir: em casos extremos comprovados, acho que essas senhoras mereciam a licença para ficar em casa sim.
Acho que não sabes mesmo do que falas. Por teres tu uma menstruação pacífica, nem todas as mulheres o têm. E acho que estás a interpretar a coisa de forma errada, como se o médico achasse que somos mais fracas e acho mesmo que não é por aí. Acho que é mesmo para nos ajudar!
ResponderEliminarTalvez seja você que tenha interpretado mal o post. Trata-se de um post irónico e apenas quis brincar com a situação (acho que é perceptível).
EliminarTodas nós sabemos que cada mulher reage de maneira diferente à menstruação. Eu própria tinha dores horríveis até começar a tomar a pílula. Mas ainda assim, considero uma licença paga um exagero, e a partir daí brinco com a situação. Só isso.
pois eu tomo a pílula e tenho ainda mais dores do que tinha antes! simplesmente nao a deixo porque era extremamente irregular! nem todas as mulheres são iguais!!!
EliminarOra bem, eu concordo com a licença que o senhor fala e com todas as outras que tu sugeres :D
ResponderEliminarAhaha, homens, não sabem muito bem do que falam xD
ResponderEliminarGraça à genética, às hormonas ou lá o que seja, eu tenho um período menstrual “santo”. Não me dói nada, apenas fico mais inchada e cansada do que o normal … e não me considero nem mais fraca ou mais forte por isso (apenas sortuda).
ResponderEliminarDito isto. Se tivesse direito a licença paga sempre que me sentisse desconfortável ou/e péssima … eu era uma mulher rica e sempre de férias! ;)
onde é que se pode assinar a petição Gata?? :):)
ResponderEliminartarasemanias.pt
Queriiiiiiiiiiias, batatinhas com enguias! Eheheheh :D
Eliminar:):)
EliminarTiranndo o meu mau feito no dia anterior, pacífico :-)
ResponderEliminarwww.moncloset.com
https://www.facebook.com/monclosetstore?ref=hl
Eu sou já a primeira a assinar faz favor!
ResponderEliminarE o senhor doutor, é senhor doutor e eu concordo! Na alguma coisa temos de lucrar nestas coisas complicadas de ser mulher. Sim e levar a deliberação de assembleia geral as tuas propostas. Assino por mais!
O que eu já me ri contigo Gata :D És um must!
Beijinhooos,
http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/
Opa, muita bom! xD
ResponderEliminarahahah
» http://xibbycc.blogspot.pt/
Desta vez vou ter que comentar, pois acho que a ideia seria boa mas mediante exames médicos que provassem que efetivamente a pessoa tinha alguma doença que provocasse dores fortes, pois há mulheres que não sofrem nada. Eu tenho endometriose profunda, a maior parte das mulheres não sabe o que é nem mesmo alguns médicos (se não sabe, pesquise pois eu quando tinha a sua idade tb me diziam que estava tudo bem, o que é certo é que esta doença demora cerca de 8 anos a ser diagnosticada). Já fui operada e tenho que tomar pílula contínua para não menstruar para a doença não avançar e não ter dores! Posso dizer-lhe que cheguei a ter que marcar dias de férias por não conseguir sair da cama e ir trabalhar! Acharia justo concederem esses dias a quem realmente precisa, pois no meu caso era um suplício!!! Compreendo por um lado a sua opinião pois haveria sempre mulheres a usufruir deste benefício sem precisar.
ResponderEliminarJá valeu a pena ter depositado uns minutinhos do meu tempo neste post (quer dizer, no fundo, vale sempre a pena).
EliminarSei que há mulheres que têm dores horríveis quando estão menstruadas, eu própria já as tive (começar a tomar a pílula foi remédio santo), mas desconhecia essa doença. É sempre bom estarmos o mais informadas possível, pelo que lhe agradeço ter deixado o seu comentário.
Um beijinho e bom fim-de-semana.
Bom dia! Eu decidi comentar precisamente para alertar que esta doença horrível existe e que infelizmente ainda é muito desconhecida. Tenho 37 anos, nunca consegui engravidar... foi preciso ir parar ao hospital com uma crise horrível (hemorragia intraquística) para descobrirem que alem de problemas nos ovários também tinha endometriose profunda bem como adenomiose (endometriose dentro do útero). Esta doença é também grande causa de infertilidade. Desde sempre me queixei junto dos médicos e sempre fui ignorada... até que um dia alguém finalmente descobriu o que eu tinha.... e foi muito difícil de aceitar... Sabia que há meninas de 16 anos que já têm esta doença?! O que me diz a minha médica que é especialista nesta doença, é que muitas mulheres têm a doença e não sabem.... Se me permite vou deixar o link de um vídeo de um médico especialista que foi entrevistado na TVI onde em breves minutos descreve o que esta doença é e os principais sintomas da mesma. A minha intenção é informar as mulheres para estarem atentas e "salvarem-se" ainda cedo. Infelizmente no meu caso já descobri um pouco tarde demais. Beijinhos e bom fim de semana.
EliminarLink para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1MqsKz3M6E0
Este vídeo é mais recente e completo:
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=fzsfd7QfiPc
(obrigada por me deixar partilhar pois é muito importante para mim tentar informar/ajudar outras mulheres)
Há com cada uma ahahah
ResponderEliminarEu não preciso de licença nos 3 primeiros dias do período. Preciso é nos 3 dias antes! Aí sim, dava-me um jeitaço! E podia ser uma licença daquelas que não podemos sair de casa! O mundo agradecia e eu também ehehehh
ResponderEliminarse for preciso assinar eu assino lol umas mini ferias todos os meses era bom
ResponderEliminarpor acaso eu estou no meio nao tenho uma menstruaçao santa mas tambem nao e das piores mas faz parte de ser mulher e nem todos os corpos sao iguais
bjinhu*
Eu não sentia nada no meu período mesntrual, mas agora vem me incomodadno um pouco. Acho válida essa licença!! hahahaha
ResponderEliminarBjos,
http://blogdmulheres.blogspot.com.br/
Ahahaha adorei as ideias :)
ResponderEliminarBeijo
Maria Uxinha
Por mim dava jeito...
ResponderEliminarBeijinhos grandes.
Epá, se o médico diz... Quem sou eu para me opor :P
ResponderEliminarOlha eu cá adorei a ideia, das melhorzinhas até hoje :)
ResponderEliminarE ás vezes os homens ainda pensam que estamos a exagerar quando dizemos que a época do período é terrível, queria vê-los a levarem com dores e com maus humores durante uns dias. Ou até queria vê-los a chorar por tudo e por nada por causa das hormonas, que tanto dão para nos pôr lamechas ou violentas...
Nós mulheres merecíamos mesmo um premio... :)
ameiiiiiiii o post deu comigo a rir
ResponderEliminarestes homens com mania...ai aii
ResponderEliminarAdorei os pontos e voto nessa licença!
Convenhamos que o período menstrual é sempre desconfortável, daí até ficar em casa, isso é discriminação e essa coisa da produtividade é treta, ou talvez não, realmente quando se está com o período não se produzem filhos!
ResponderEliminarAquela de querer um ano de licença porque se leva com os pés, valham-me as almas santas...bora mas é para a diversão e mostrar que somos capazes de partir para outra.
Para terminar, certo dia ela já estava deitada na cama com a luz apagada à espera que ele chegasse para a satisfazer, ele entra.vinha bêbado como um cacho e sem esperar mais atira-se a ela de queixos até cair para o lado.nisto, ela acende a luz e exclama"Tone caíste outra vez de moto!"- o pobre estava com as fúcias todas ensanguentadas, tinha chegado o diacho da menstruação....
É obvio que também acho a ideia ridícula. No entanto, eu fico contente por não teres dores mas eu tenho dores absolutamente inacreditaveis, é a cabeça, as costas, a barriga, tudo. Não consigo comer, não consigo levantar-me da cama, literalmente. Ainda estudo e acontece-me frequentemente não ir às aulas no primeiro dia. E não há nada, absolutamente nada que me faça melhorar, nem pílula, nem comprimidos, nem botijas de agua, nem chás, nada. E quando começar a trabalhar isso seria muito útil para mim porque não sei o que vou fazer!
ResponderEliminarUm beijinho gata (literalmente ;) ), adoro o blog!
Venham esses três dias (quatro, se faz favor). Quando estou com o período não consigo, de todo, ir trabalhar. Passo o tempo todo a correr para a casa-de-banho para vomitar e tenho também diarreia. Por isso, essa licença para mim é divina.
ResponderEliminar