#

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

O make up e eu, eu e o make up.

O panda e o rímel, eu e o make up.
A imagem acima resume facilmente o meu relacionamento com a maquilhagem. Sem ela, pareço o fantasma-das-cuecas-rotas (e estou a ser muito simpática), com ela, parece que levei um belo de um murro em cada olho. Assim muito basicamente é isto. E é triste, é muuiiiiiito triste, principalmente quando me deparo com alguns "antes e depois" da maquilhagem, e dou conta dos verdadeiros milagres que a mesma pode fazer. Acreditem, faz mesmo TODA a diferença. Basta vermos fotos das carinhas larocas da nossa televisão, sem maquilhagem, e percebemos logo que, afinal, não são assim tão giras e tão "uauu" quanto parecem, e também sofrem do mesmo ar deslavado-amarelado-anémico como qualquer uma de nós. Temos de ser umas pájoutras, c'est la vie.
Por isso, riquezas do meu coração, nada está perdido, um make up bem feito tem o poder de transformar o maior trambolho no ser mais interessante de todo o sempre, daqueles que cravam todas as atenções. Nada está perdido, portanto.

É por estas e por outras que eu gostava de ser pessoa com mais jeito para a coisa, mas até ver, é algo que não me assiste de maneira nenhuma. E cansa-me (na verdade deprime-me e irrrrrrita-me) aquele comentário "estás com um ar cansado" que, na verdade, significa "estás com uma cara de meter medo ao susto". É coisa para me deixar ali na dúvida, se solto à chapada ou se corto os pulsos (tenho espelhos em casa, ya?). Mas adiante. Dizia eu, ser pessoa com pouco jeito (ou nenhum) para a maquilhagem, verdade, mas também sou pessoa interessada, empenhada e que não desisti assim à primeira. Prova disso foi a minha última compra em livros, aquela bíblia-orientadora-e-essencial-à-sobrevivência-da-espécie-feminina, sim, isso mesmo, o livro da Inês Franco. Foi lá que depositei todas as minhas esperanças, e avaliando bem as minhas últimas tentativas de maquilhagem-mais-compostinha-e-apresentável, até que está a dar frutos. Caso contrário, teria de ir fazer uma "espera" à Inezita. Ahhh poiiiis, que isto não se brinca assim com os sentimentos das pessoas, nãooo.
Isto tudo para dizer que estou a ver a luzinha ao fundo do túnel, e que com treino acho que vou lá. Qual Inês Franco, qual Camila Coelho, qual quê?

Mas tenho um senão, aliás, dois. Faltam-me "Os" produtos, e falta-me menos preguiça (se é que m'entendem). Sim, sim, é que se ao fim-de-semana até tenho mais tempo e paciência para toda a logística que o make up envolve, à semana ESQUEÇAM, mas é que ESQUEÇAM mesmo. Tenho uma certa dificuldade em sair da cama todas as manhãs, pelo que o tempo que tenho para me preparar e não chegar atrasada ao trabalho só me permite vestir, lavar as dentuças e pôr o creme hidratante. Muitas vezes, nem para o creme hidratante tenho um minuto que seja. E uma vez que sou leiga no campo da maquilhagem, se quisesse fazer algo mais elaborado e que disfarçasse minimamente este ar de lula-quando-foge, teria que acordar para aí às quatro da manhã, coisa que está completamente fora de questão, convenhamos.
Depois, temos "Os" produtos (ou a falta deles). Todos nós sabemos que não podemos fazer omeletes sem ovos, não é verdade? Na maquilhagem vai dar ao mesmo, não podemos querer fazer um make up em condições se o material não ajudar. É que muitas vezes não é só a falta de jeito, mas também, a falta dos produtos certos, ou seja, de qualidade. Fazem mesmo todo a diferença.

Mas vá, o tema "Os" produtos fica para uma próxima que já estou cansada deste monólogo, pode ser? Prometo mostrar o que tenho lá por casa, e aquilo que gostava de ter e que me faz falta para obter melhores resultados.
Agora adeusinho, até mailogo.


Pequena nota: Posso desde já adiantar que um dos meus objectivos para o ano novo que se aproxima vai ser fazer das tripas coração para contornar o pecado capital "preguiça", e conseguir tirar o rabinho da cama a horas decentes, quanto mais não seja para pôr um simples bb cream, rímel e blush, uma vez que com apenas estes três meninos, já conseguimos ficar com um arzinho bem melhor (basicamente, passamos de lula-quando-foge a lula, apenas). A ver vamos.
24-09-2013 15-51-22

29 comentários:

  1. Eu já me maquilho há alguns anos e nos meus olhos tem de estar sempre o eyeliner preto. De vez em quando carrego mais e/ou ponho rímel. Mas não coloco o rímel como vejo mais: por cima do volho. Eu pinto a linha de água da parte de baixo e a de cima mas por dentro. Mas sim, quando falas n'OS" produtos, falas bem! Se os produtos não forem bons, a maquilhagem também não será. É tudo uma questão de procurar o melhor mas tendo em atenção ao preço e ao orçamento disponível e à nossa pele :)

    ResponderEliminar
  2. Tal e qual a minha pessoa, não tem jeito nenhum para a coisa. Mas ainda acordo a horas de pôr o meu bbcream, o meu corrector e o meu rímel, assim em 3 minutos.

    ResponderEliminar
  3. Ahh adorei a imagem :) por acaso não sou viciada em maquilhagem acho que acaba por ser uma sorte ;)

    ResponderEliminar
  4. Ahah :P olha, eu não tenho jeito nenhum para me maquilhar... a minha mana tem mais talento :P

    ResponderEliminar
  5. Minha filha, nada de desculpas aqui a Je em 10 minutos põe hidratante, base, corretor, pó translúcido, rimel e lápis! Blush não ponho que já tenho um ar rosadinho e a base não tem muita cobertura por isso! Se queres usar BB cream saltas logo o passo do hidratante ou então usas logo um CC cream que tem mais cobertura e talvez nem precises de corretor, oh Lula! Ainda te vai ficar o nome "A Lula de Saltos Altos"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso é porque tens prática, ESTÁ BEMMMM? Não m'incomodes, sim? =P (E não venhas meter nojinho com o "já tenho um ar rosadinho"!! Grrr =P )
      E esses 10 minutos, são os 10 minutos que eu ainda estou de rabo na cama (que me sabe tãooooo bem, ah! ah! ah!)!
      Agora... "Lula de Saltos Altos" é que não, respeitem-me!!

      Eliminar
  6. O meu homem diz que esses 10 minutos são os 10 minutos que eu vou a conduzir feita louca para o trabalho a ultrapassar tudo o que é carro, em contínuas, descontínuas, e mais o que houver, mas eu não acho.
    O rosadinha é de ser branca que dói, que se não ponho nadinha nas fuças pareço a Branca de Neve versão Crepúsculo!!!
    Vá, tu também te vais habituar!

    ResponderEliminar
  7. Concordo taaaaaaanto cntg!!!
    Sair da cama a horas decentes é muito dificil ainda para mais no inverno :o

    Mas vá, estou cntg, FORÇA tu consegues!! hehe

    Um beijinho *
    » http://xibbycc.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Sei bem como é! ehehehe

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Pois eu era como tu há uns tempos, agora é difícil sair de casa sem disfarçar as olheiras ou perder um bocadinho de mais tempo quando posso a inventar.
    Qualquer dia vais dizer que estás viciada em maquilhagem :P

    Beijinho,
    www.theblackblush.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. this is so true..
    panda effect it's terrible
    kisses

    ResponderEliminar
  11. Eu também sou dessas que fica na Cama até à "quase ultima".

    Aqui, como raramente saiu do escritório e saiu à Rua, raramente me maquilho, o máximo que faço é passar um pó, rimel e lapis preto na linha d'água.
    Em Pt, como saia de casa todos os dias, estava com várias pessoas, aparecia mais em público, tinha mais cuidado confesso, e muiitooooooo raramente saia sem me maquilhar, e a minha auto estima era outra confesso.!

    P.S: Um conselho. Começa pelas coisas mais básicas e rápidas. E depois vais acrescentando elementos.

    Beijinhos*

    MR<3
    Blog Saga da Emigração

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Saiu"?? A sério?? Que me chamem grammar nazi, mas isto não se admite! Ó senhora, é "saio"!

      Eliminar
  12. Ah adorei, tenho de ver o livro que eu também vou tipo anémica para o trabalho a ouvir comentários ranhosos por causa do ar de cansada e abatida e o raio-que-os-partam a todos! Para compensar hoje estou tão irritada que tenho umas bochechas mais rosadas que o casado que trago vestido!!!

    ResponderEliminar
  13. Eu resolvi essa falta de jeito com uma solução muito simples: não uso maquilhagem. A sério, não uso nada, pronto. Também tenho cor de lula, principalmente no Inverno, tão branquinha que dói! Mas não tenho nem paciência, nem jeito, nem produtos e detesto usar maquilhagem! Nunca achei que ficasse mais gira (talvez da falta de jeito) e odeio sentir os produtos todos na pele e de deixar tudo castanho à minha volta. A única coisa que gosto de ver é rímel e odeio que passado umas horas já tenha preto até ao nariz. Por isso, lula serei, provavelmente para o resto dos meus dias. E com muito orgulho!


    http://entreosmeusdias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Também não tenho a mínima paciência para estar com esses trabalhos de manhã! Se me vejo ao espelho e vejo que realmente, esta cara está de fugir, ponho um anti-olheiras, rímel e lápis preto e 'tá feito!
    Por isso é que o Verão é tão bom, até para isto! Quando estamos bronzeadinhas, nem sentimos tanta falta de maquilhagem! :)

    ResponderEliminar
  15. Sara Sampaio02 dezembro, 2014

    Sou exactamente como tu Gata, fico na capa até ao ultimo minuto possível, daí ir muitas vezes para o trabalho sem maquilhagem. Às vezes maquilho-me lá (quando não me dá a preguiça...), outras vezes maquilho-me na hora de almoço quando vou a casa. Ando sempre com o necessaire (não sei se é assim, mas não apetece googlar. preguiçosa eu? achas! haha) com o que uso, que é o básico pois tb não uso muita maquilhagem, levo um bb cream ou base, batom (tenho vários batons no necessaire) pó compacto, corretor, browzer ou blush.

    ResponderEliminar
  16. Não me pinto mas gosto de ver uma mulher bem maquilhada!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
  17. Adorei este post, e a imagem explica tudo!!!
    http://fashion-inspiresyou.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Sou vaidosa por natureza...
    Também não usava nada até aos 25 anos e hoje não vivo sem (blush/rimel/base). É uma questão de pratica, mas primeiro convém conheceres bem o teu rosto e saber o que realmente combina mais contigo. :)

    ResponderEliminar
  19. A naturalidade é sempre algo que valorizo...não implica que em determinadas situações a maquilhagem faça a diferença...contudo fazer disso uma prisão não concordo nada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom ter uma opinião masculina. Em meu nome e em nome do mulherio que por aqui pára: obrigada! =)

      Eliminar
  20. O meu jeito para maquilhagem é zero, mas confesso que também nunca me senti muito interessada pelo assunto. Contudo, o livro da Inês Franco parece-me uma excelente aquisição :)

    ResponderEliminar
  21. como eu a entendo !
    sempre que eu vejo aquelas actrizes lindas de morrer com aqueles olhos esfumados e aquela maquilhagem que as faz parecer perfeitas rou me de inveja !
    sempre que eu passo mais que meia hora em frente a um espelho a tentar ( tentar, tentar, tentar, tentar) fazer algo semelhante, ou acabo como um palhaço ou fico como um panda !
    nem os milhentos tutorias de maquilhagem que eu vejo me salvam, por amor a santa !

    bem, tenho fé que um dia consiga ! :D
    kisses da Scar *

    ResponderEliminar
  22. Esta imagem é perfeita para descrevera importância que a maquilhagem tem em certas pessoas. Quando nao uso maquilhagem sinto me igual a foto ahah ja nao me consigo ver sem o risco preto e rimel (pelo menos) fico tao estranha!!

    ResponderEliminar
  23. Olá Gata.
    Eu também tenho sempre preguiça para me maquilhar, mas depois olho-me ao espelho e lá tem que ser. São apenas uns minutos e fazem toda a diferença!

    Podes começar por colocar o teu creme hidratante, mas se usares um BB cream já não é preciso pq o BB tb hidrata, se quiseres algo com côr ou que esconda melhor algumas imperfeições, opta pelo CC cream (tem maior cobertura). Se tiveres olheiras colocas um corrector na pálpebra e á volta do olho e aplicas com o dedo anelar que é mais suave e mais prático, de seguida uma sombra ao teu gosto q tb podes aplicar com o dedo ou em vez da sombra um risco preto ou castanho a lápis. Por fim pões o rimel, batôn e já está.
    Podes sempre simplificar a coisa á tua maneira: BB ou CC, corrector olheiras, lápis, rimel e baton.

    Quanto ás marcas isso já depende mto de cada uma de nós e se gostamos mais de uma marca ou de outra.
    Pessoalmente uso corrector do Boticário que é excelente e qd usava base e pó solto tb era de lá; as sombras tb comprei no mesmo sítio e duram mto. Como a minha pele está mto melhor e não precisa tanto de cobertura, opto apenas pelo BB cream da Yves Rocher e está feito.
    Gosto de coisas práticas e tb não tenho paciência para maquilhagem, mas cara lavada é q não!!


    Vais ver q mesmo com pouco tempo consegues maquilhar-te, basta seres prática.

    Bjinho da Tânia.

    ResponderEliminar
  24. Obrigada pelos comentários que deixaste no meu blog, já me tornei seguidora do teu =)

    Em relação a maquilhagem, não há muito tempo que comecei a inclui-la "religiosamente" no meu quotidiano e confesso que nas folgas a desleixo um bocadinho mas um BB cream, corrector de olheiras e pelo menos um bocadinho de lápis ou rímel fazem toda a diferença para ficarmos com aquele ar cuidado e saudável. =) Se fosse mais experiente (e rápida) com o eyeliner era menina para o utilizar todos os dias, mas como de manhã o tempo é escasso, acabo para deixar para ocasiões diferentes.
    beijinho
    Rita

    ResponderEliminar
  25. Bem sei que não era esse o intuito mas, fartei-me de rir com o que escreveste! Também pareço uma lula quando foge mas não me importo muito com isso, até gosto da pele branquinha! E o verdadeiro problema é que quando nos maquilhamos alguns dias seguidos, depois achamo-nos horríveis sem maquilhagem!

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Ai como te compreendo no ficar a cama até ao ultimo minuto...Eu gosto de me maquilhar, mas não é algo que sinta que se tiver que sair de casa sem nada na cara, morro. Eu desde que tenho um corretor de olheiras, um rímel e um batom, estou despachada nos dias que tenho pressa (porque tive a vegetar na cama até à ultima).Hoje foi um dia de maquilhagem zero. bjocas.

    ResponderEliminar