#

quarta-feira, 12 de março de 2014

O que restou da minha praia

É bem visível o rasto de destruição ao longo da nossa zona costeira, causada pelo mau tempo. Foram várias as noticias. O mar destruiu isto, o mar destruiu aquilo. Alertas para as ondas gigantes, alertas para o avanço do mar. A verdade é que não há nada que possa ir contra a força da natureza. Nada. No entanto, continuamos a não respeitá-la e a desafiá-la. Continuamos a não adoptar pequenos gestos que podem fazer toda a diferença, como por exemplo, reciclar. A verdade, é que a poluição está na origem da maior parte das catástrofes naturais e tudo o que podermos fazer é pouco. Imaginem se nada fizermos. Imaginem se continuarmos a ter atitudes pouco amigas do ambiente.
O avanço do mar é, simplesmente, assustador. E triste. É triste recordar a nossa praia, aquela onde passámos férias e vivemos momentos fantásticos, e vê-la no que ela se transformou. Ver o que ela foi e o que ela é. Uma praia que quase não existe dado o pouco areal que resta. Bares que também já não existem. Passadiços destruídos. É triste.
No inicio do ano, depois de ver imensas partilhas de fotos/vídeos no facebook, quis ir ver com os meus próprios olhos o que restou depois do mau tempo. Ver o que restou da minha praia. A minha praia de eleição. Não por ser a mais bonita, a mais isto ou aquilo, mas por ser a praia que me trás imensas recordações da minha adolescência. Boas recordações.







Praia da Barra, Aveiro (Janeiro 2014).

Foi isto que encontrei. Uma praia devastada pelo mar. Uma praia triste. Resta saber se toda esta destruição fica por aqui. É certo que toda aquela zona já foi mar, há muitos anos atrás. E segundo os populares "o mar vem buscar o que lhe pertence". Nunca fui de levar muito a sério este tipo de dizeres, mas a verdade é que dá para ficar a pensar. Esperemos que não. Esperemos que seja só, e apenas só, um ditado popular.
24-09-2013 15-51-22

15 comentários:

  1. Por estes lados os estragos também são muitos...

    ResponderEliminar
  2. A praia da Barra também é a praia da minha adolescência. Hoje, em dia, é raro lá ir porque detesto a confusão e o trânsito mas também fico triste por a ver neste estado.

    ResponderEliminar
  3. é realmente surpreendente :\ e se visses a minha do furadouro (ovar) .. isso é que é assutador.. perdeu mesmo a areia.. nem um metro tem :\
    Beijinhos*
    Blog | Youtube | FB

    ResponderEliminar
  4. Ainda não fui a destruição que causou. Normalmente vou à praia da Costa Nova mas acredito que o cenário não seja muito diferente.

    ResponderEliminar
  5. É triste, ver os estragos que o mar provocou,.eu ainda não fui ver a minha praia, deve estar
    parecida com essa, beijo

    ResponderEliminar
  6. Passei alguns momentos memoráveis nessa praia....

    ResponderEliminar
  7. Em Espinho, a minha praia também sofreu com o avanço do mar!

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia esse ditado popular, pelos meus lados não houve assim muitos estragos.
    Bjs

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente toda a costa foi fustigada, a minha zona não foi exceção...é muito triste...

    http://thelusofrenchie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. O mar este ano esteve na sua força máxima.

    ResponderEliminar
  11. Eu ainda não fui ver. Também adoro a Barra e tenho imensa pena que esteja assim.

    ResponderEliminar
  12. O mau tempo este ano foi sem duvida muito intenso e causou bastantes estragos, é uma pena!


    Bjinhu*

    ResponderEliminar
  13. É realmente horrível vermos as coisas assim do nada :( mas sempre ouvi dizer que "o que roubam ao mar, volta para ele!
    beijinho ♥

    ResponderEliminar
  14. Obrigada pela força.
    segui *

    ResponderEliminar