#

terça-feira, 8 de março de 2016

Ser mulher...

...tirando as "crises de armário" (vulgo, tanta-roupa-e-nada-que-vestir), as dores menstruais, a puta da celulite, os pêêêêlos, ai os pêêêêêêlos (ou melhor, as experiências de quase morte de cada vez que se vai à esteticista), o tempo perdido com trastes, e a triste tendência que a comunidade feminina tem para serem cabras umas com as outras, penso que ser-se mulher é do melhor que há.

Vááá, se calhar estou a dramatizar um bocadinho. Na verdade, nós somos mesmo raça "filha da mãe" e temos capacidade suficiente para suportar tudo e mais alguma coisa. Até mesmo um pequeno trambolho a crescer dentro de nós e as respectivas dores para fazê-lo vir ao mundo. Porquê nós e não eles? Há duvidas que somos o sexo forte (não desfazendo)?

Tem vezes que é difícil ser mulher e dá saudade de ser menina, mas se fosse fácil não era para nós. Somos capazes e conseguimos ser esposa, mãe, donas de casa, profissionais, socialmente activas, tudo ao mesmo tempo. Somos guerreiras, somos lutadoras e dificilmente baixamos os braços, sendo esta a grande origem deste dia.

Eu gosto de ser mulher. Tem vezes que cansa, que apetece não sair da cama, que apetece cortar os pulsos, que apetece mandar tudo para o ar, mas no fim vale sempre a pena. Porque o fácil não nos desafia e nós somos feitas de desafios.

Feliz Dia da Mulher 


"A beleza de uma mulher deve ser vista nos seus olhos, porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside."

29 comentários:

  1. Gostei muito do teu post ! Sem duvida que é assim !
    Feliz dia.

    ResponderEliminar
  2. Feliz dia a todas nós, Mulheres!

    ResponderEliminar
  3. Beijinho Bruna
    Subscrevo e Feliz Dia da Mulher a todas
    SP ;)

    ResponderEliminar
  4. Excelente texto. Faço das tuas as minhas palavras. Beijinhos e Feliz Dia!!

    ResponderEliminar
  5. Desculpa gata mas não é por nada disso que se comemora hoje o dia internacional da mulher. Não é pelo que nós somos ou fazemos mas sim pela luta pela igualdade de géneros, direitos, oportunidades, etc que ainda nos dias hoje é preciso lutar para ter e continua a existir. É a luta contra desigualdade.

    Há 159 anos atrás, no dia 8 de Março, as operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, fizeram uma grande greve e ocuparam a fábrica reivindicando melhores condições de trabalho, nomeadamente, a equiparação de salários com os homens. A manifestação foi reprimida com total violência e as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, posteriormente incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em consequência disto 1975 esta data foi oficializada pela ONU como o "Dia Internacional da Mulher" .
    Que neste dia 8 de Março saibamos, de forma digna, homenagear estas Mulheres e a Luta que tantas outras travam, AINDA HOJE, diariamente.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa Ana mas TAMBÉM é por tudo isto que a Sô Dona Gata escreveu que muitas mulheres hoje comemoram este dia. "Somos guerreiras, somos lutadoras e dificilmente baixamos os braços, sendo esta a grande origem deste dia." - ora aqui tem um exemplo que tão bem ilustra o que há 159 anos atrás aconteceu. Pessoalmente não defendo o dia disto ou daquilo tento fazer de todos os dias os dias disto e daquilo, neste caso, o dia da MULHER, porque ser MULHER é necessário festejar e lembrar todos os dias. No entanto não deixei de apreciar o texto da Sô Dona Gata que esta muito bem escrito e original. Beijinhos (QB ok?)

      Eliminar
    2. Ana, acha que todas as lutas/manifestações/greves travadas pela mulher em busca da igualdade de géneros, direitos, etc teriam acontecido se as mulheres não fossem guerreiras, lutadoras e corajosas? Quando descrevi a Mulher e mencionei a origem deste dia foi precisamente a pensar em todas essas lutas passadas. =)

      Quanto a esse facto do incêndio, não há consenço pelo menos no que toca a datas.

      Eliminar
    3. Obrigada pela explicação, vejo tantas mulheres a se congratular hoje e nem sabem a razão de haver este dia! Beijinhos

      Eliminar
    4. Não há "consenço", mas "consenso" existe...

      Eliminar
    5. Desculpa gata mas no teu post não te referes a nada do que eu descrevi, mas sim ao ser mulher de aparência, corpo, mãe, trabalhadora e fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo e não é esse o significado do 8 de Março. Mas sim o que tú descreves é o que a maioria das mulheres associa a este dia....

      Eliminar
    6. Desculpa eu, Ana! Eu sei o que me moveu para escrever este texto e sei qual o sentido das minhas palavras! Desde quando é que "Somos guerreiras, somos lutadoras e dificilmente baixamos os braços..." tem a ver com aparência e corpo?! Aliás, desde quando é que a aparência/corpo é chamada para o Dia Internacional da Mulher?! Não me faça de totó, sim? Eu tanto fiz alusão à Mulher no seu dia-a-dia como às lutas e conquistas passadas. Não entrei muito no assunto, pois não, mas não me apetecia escrever três testamentos.

      Eliminar
    7. A aparência/corpo é chamada logo no primeiro parágrafo do post!!!!

      Eliminar
    8. A sério que levou aquele primeiro parágrafo a sério?! Não percebeu que estava na galhofa? Tipo...só para animar a malta? Aiiiiiiiii!

      Eliminar
  6. Concordo em género e numero...

    Beijinhos! Feliz dia para ti tb.!

    Adorei a foto!!

    ResponderEliminar
  7. Ser mulher é isso tudo e muito mais, e ao festejarmos este dia, estamos a homenagear todas as mulheres que morreram a lutar!
    Feliz dia gata :)

    ResponderEliminar
  8. Feliz dia para si Gata, e para todas as mulheres.
    Gostei muito do texto.

    Beijufas

    ResponderEliminar
  9. Feliz dia Gata!!

    És tão, tão gira.

    Sem dúvida uma das bloggers que mais admiro ;)

    Já agora, vi o teu post no insta sobre a rosa que te deram na empresa! O meu aplauso por vos valorizarem e vos motivarem com essa valorização. Mais houvessem assim!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um Feliz dia para ti Gata!
      Concordo aqui com a Catarina, tens muita sorte da empresa valorizar as pessoas, acredita que muitas não o fazem e apenas olham para €€€€. Para quem trabalha é muito desmotivador :S Acredita, eu trabalho numa empresa que não valoriza as pessoas e é horrivel, mas pronto!

      Feliz Dia para todas Nós !

      Beijinhos
      E.H

      Eliminar
    2. Obrigada Catarina, feliz dia para ti! =))
      E obrigada também pelo carinho, vocês enchem-me o coração! =))

      Quanto ao gesto da minha empresa, é mesmo de louvar! Por acaso, foi a primeira vez que o fizeram, não estava nada a contar!

      E.H. um feliz dia para ti também.
      Infelizmente, nem todas as empresas valorizam o lado humano e esquecem-se que se fazem €€€ é graças ao trabalho de todos, mas enfim...!

      Beijinho grande para vocês *

      Eliminar
  10. Acho que essa coisa das mulheres se louvarem de conseguirem fazer "tudo" e serem donas de casa, mães, mulheres, profissionais, etc... é uma falsa conquista. Tem a capa de sermos umas super-mulheres, mas, na realidade, esconde o facto de, hoje em dia, ainda serem as mulheres a assumir para si uma série de tarefas e de responsabilidades que deviam ser partilhadas e que, muito por culpa das mulheres, não o são.

    Dou um exemplo: eu e o meu namorado partilhamos todas as responsabilidades da casa e da educação da nossa filha de 1 ano. Não tem de ser medido com "régua e esquadro" o que cada um contribui, mas tudo é partilhado. Vivemos juntos há 8 anos e nunca tivémos empresaga doméstica, somos os 2 a ir ao supermercado, cozinhar, limpar, estender a roupa, passar a ferro, etc. Partilhámos os 2 a licença de maternidade da nossa filha (estivemos 1 ano de licença partilhada, eu gozei 3 meses sozinha, depois 3 meses os dois com ela, depois 3 meses ele sozinho e depois 3 meses eu sozinha de novo... isto tudo com férias acumuladas metidas pelo meio e os últimos 6 meses a ganhar só 25% o que estava em casa com ela, mas fizemo-lo os dois e por igual). Agora já anda na creche e ele vai levá-la de manhã e eu vou buscá-la à tarde. Em casa somos os dois, conforme calha, a dar banho, dar de comer, vestir, brincar, adormecer, etc.

    Tenho 30 anos e posso dizer que a minha situação é caso raro, mesmo em pessoas da minha idade! Na maioria dos casos, como o homem não faz nada em casa, acabam por contratar uma empregada, mas mesmo assim o que sobra são elas a fazer. E no que toca a cuidar dos filhos, fazem tudo elas também. Depois oscilam entre ter um discurso "orgulhoso" na linha deste teu post, de "nós fazemos tudo, somos as super-lheres", a andarem sempre a queixar-se que não têm tempo para nada, que não percebem como há quem faça X ou Y porque a elas não lhes sobra tempo nenhum, etc etc. Enquanto as mulheres não assumirem que têm de ter verdadeiros companheiros a seu lado e que não há uma série de tarefas e encargos que têm de fazer só porque são mulheres (e dar esse exemplo aos seus filhos, para que eles vejam desde cedo o que é uma verdadeira família de partilha), não vamos a lado nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo! É isso e todas as mulheres serem quase que "forçadas" a amar a maternidade. Ai da mulher que diga que está de rastos porque a cria apenas dormiu 3h de noite ou que assuma que não tem paciencia para brincar! Pois minha gente, lamento.. mas nem tudo é assim tão perfeito e linear. Eu adoro ser mãe e mulher, mas por vezes ponho a minha filha a ver bonecos porque estou cansada e não há paciencia pra brincar aos nenucos. E detesto que me julguem por não gostar de cozinhar ou fazer a lida da casa. As mulheres só vão conseguir igualdade quando pararem de querer ser superiores ao homens, mas sim iguais a eles.

      Eliminar
    2. Felizmente aqui por casa é igual, nem por sombras permitiria que assim não fosse.

      Eliminar
    3. Sandra, fui eu que comentei acima às 16:34: por acaso, em relação à maternidade, assisto precisamente ao contrário! Toda a gente diz mal, se queixa, acha que tudo é um esforço, tudo é difícil, custoso, etc. Antes de engravidar só me diziam "aproveita antes de ter filhos!!!", quando anunciei que estava grávida era só "aproveita e dorme tudo agora! agora acabaram-se as viagens!" e quando finalmente a tive parece que acompanhavam cada passo para ver onde iria falhar e se me iria juntar ao seu coro de queixumes. Por acaso, nunca me cruzei com nenhuma mulher que glorificasse a maternidade e desse a entender que era tudo perfeito!

      Eu, quando decidi ter um filho, estava "preparada" (o quão preparada se pode estar antes de o ter). Pensámos muito sobre o assunto, deixámos a vontade de o ter sedimentar-se durante 2 anos, aproveitámos durante esse tempo um pouco mais da vida a 2, mas sabíamos ao que íamos. Sabíamos que íamos ter momentos maus, momentos de nos apetecer "mandar tudo ao ar", mas sabíamos que fazia parte do nosso projecto de vida e do nosso desejo de família sermos 3 e estávamos dispostos a arcar com as consequências dessa escolha pela felicidade que a mesma nos iria teazer. Por isso, posso dizer que não sinto a necessidade de me queixar muito porque sabia ao que ia e, de facto, correspondeu às expectativas.

      Trabalho num departamento com 15 colegas (mulheres e homens) e apenas um homem não é pai. Vejo as minhas colegas muito queixosas e amarguradas com a maternidade, sempre deprimidas, sempre sem tempo para nada, sempre com dramas. Se eu esperasse que a maternidade fosse assim, não teria tido filhos. Só tivemos uma porque sabíamos que em casa somos os 2 a contribuir para o bem-estar da nossa família (com a divisão de tarefas que referi assim, não sobrecarregando mais nenhum dos 2) e porque sabemos que conseguimos organizar a nossa rotina de modo a as tarefas e os encargos não nos pesarem muito (vivemos em Lisboa e temos ambos os pais longe, por isso até nem temos apoios... mas vivemos a 15min a pé do trabalho de cada um, temos a nossa filha numa creche que fica no caminho, raramente andamos de carro e assim evitamos o trânsito, temos tudo à mão no nosso bairro, etc).

      Para mim, o segredo para se vivenciar bem a maternidade é ir com expectativas realistas do que se vai encontrar, termos um verdadeiro companheiro ao nosso lado para lidar em conjunto com as adversidades e tentar organizar a nossa vida de modo a perdermos o mínimo de tempo possível com coisas desgastantes e desagradáveis (trânsito, deslocações, tarefas, etc). As mulheres que vejo mais queixosas sobre este tema são as que não têm o verdadeiro companheiro a seu lado e, se calhar, tomaram a decisão de ter filhos só porque é isso que é "esperado" delas, porque ainda não é normal assumir-se que se pode não querer ter filhos por opção e que se pode ser mais feliz sem eles.

      Joana

      Eliminar
    4. Não podia concordar mais com este comentário. É que é mesmo isso, costumo dizer que o mero facto de alguém dizer que o namorado/marido/o-que-for ajuda em casa só por si já me mexe com o sistema nervoso. O homem não está a ajudar coisa nenhuma se a casa também é dele. Está a cumprir com o seu dever enquanto coabitante da mesma.
      Na minha casa ainda não há filhos, mas em relação às tarefas domésticas, também não medimos a divisão de tarefas com régua e esquadro, mas trabalhamos os dois na mesma medida, e recuso-me a que, quando tiver filhos, a situação se altere. Afinal de contas, estamos no século XXI.

      Eliminar
    5. Subscrevo o comentário das 16:34 e em nossa casa é igual! Mas o meu marido conta-me que, das conversas que tem à hora de almoço com os colegas de trabalho, ele é o que faz mais em casa, os outros não fazem nada! E eu das minhas colegas também noto, há dias estavam umas a falar de como precisam da empregada doméstica, porque senão é impossível ter tempo para fazer tudo, que não conseguem... e que "eles" até tentam ajudar, mas já se sabe que não fazem tudo tão bem e que só acabam por atrapalhar :O e eu fiquei parva com este discurso! Raparigas de 35/38 anos! Eu digo sinceramente, jamais seria capaz de me ter casado e partilhar a minha vida com uma pessoa que não partilhasse comigo estas responsabilidades. Jamais me apaixonaria por alguém assim, ou querereria formar um projeto de vida comum. E é como diz, as mulheres são as piores no meio disto tudo, porque os desculpam e assumem que elas é que têm de fazer tudo!

      Eliminar
  11. Muito bem escrito anónimo das 16:34, infelizmente essa desigualdade começa assim mesmo, dentro das nossas casas e na maneira diferente que criamos os nossos filhos e filhas e é por aí que deve começar a mudança de mentalidades.

    ResponderEliminar
  12. Um Feliz Dia da Mulher minha querida gata :)

    Seja qual for o significado deste dia, o que importa é sentirmo-nos bem como mulheres e conseguirmos ser felizes e realizadas. Algo que há uns anos era impossível e que continua a ser em certos pontos do Mundo. É continuarmos esta luta! Há dias que não comemoro e que acho apenas uma estratégia de Marketing (e eu sou de Marketing...), mas há outros que acho que valem a pena ser comemorados. Este é um deles!

    ResponderEliminar
  13. Adorei o texto!
    Beijinhos,
    https://mmlbycf.blogspot.pt/

    ResponderEliminar