#

quarta-feira, 23 de março de 2016

A Gata na Cozinha #52

Só para contrariar o azedume do estado de espírito dos últimos dias (até porque a "coisa" já começa a animar :D :D) e para compensar a minha falta de atenção para com vocês, coisinhas mais boas da sua Gata...que tal algo, hummmmm, doce? Tiiipoooooooo, BOLO! A cena é esta: eu dou-vos com todo o amor e carinho uma receita deliciosa de bolo de chocolate e vocês perdoam o meu humor de ratazana-do-esgoto-deprimida dos último dias, boa? Temos negócio? Sim, sim, sim?

Pois que na sexta-feira passada tivemos um casal amigo a jantar lá em casa e como são uns fixes e tal achei que até eram pessoas para merecer uma sobremesa mais caprichada. Podia espetar-lhes com uma maça, uma pêra, uma banana ou um kiwi (até porque aceitaram jantar em casa de duas pessoa sob regime alimentar, pelo que estavam mesmo sujeitos), mas não, achei por bem perder minutos preciosos da minha vida na cozinha entre tachos e colheres de pau (na verdade, eu é que estava com saudades de comer bolo de cho-co-la-txi, wuuaaahhhhh).

Nasceu, assim, este maravilhoso e humidozinho Brownie (que "bolo" é coisa de pobre) de Chocolate e Framboesas:


Circunstâncias da vida, morreu passados dois dias (nem isso).
O aspecto de tarte deve-se ao facto de ter usado uma forma com 24 cm de diâmetro e a receita indicar uma de 15 cm. Mas como não encontrei nada com essas medidas nos hipermercados mais próximos...foi o melhor que se pode arranjar.
E agora a receita, num é? Oh puxem lá, então, do papel e da caneta.

Ingredientes:
  • 3 Ovos;
  • 200 g Chocolate 70% cacau;
  • 60 g de Manteiga;
  • 100 g de Açúcar Amarelo;
  • 60 ml de Natas;
  • 40 g de Farinha;
  • Framboesas q.b.;
  • Açúcar em pó q.b. (para polvilhar).
Preparação:

1º Coloquei num tacho o chocolate partido em pedaços, o açúcar, a manteiga e as natas e levei a derreter em lume brando.
2º Noutra taça, misturei os ovos com a farinha, mexi muito bem e e acrescentei a mistura do chocolate derretido. É importante mexer com muito amor e carinho para não ficar nem um daqueles grumos.
3º Passei a mistura para uma forma de mola (a indicada para estas quantidades é uma de 15 cm de diâmetro) previamente untada e forrada com papel vegetal. Por cima, coloquei algumas framboesas (guardei algumas para a decoração final).
4º Levei ao forno pré-aquecido a 160 Cº durante cerca de 30 minutos. Depois de cozido, deixei arrefecer antes de desenformar (para não correr o risco de fazer caca).

Et voilà, super fácil. A ideia era servir com uma bola de gelado com sabor a framboesa, mas também não encontrei no hiper, no entanto, fica a sugestão.
A ver se ósdispois também partilho uma das entradas do jantar: ovos recheados com miolo de camarão e delicias (mnham, mnham). 

31 comentários:

  1. Tenho de ir fazer isto, em casa somos todos viciados em chocolate. Obrigada Gata.

    http://despertarosonho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Gata, será que faz muita diferença usar açúcar normal em vez do amarelo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epaaaa, boa pergunta!
      É uma questão de experimentar. Penso que mau não vai ficar! =)

      Eliminar
  3. Nham!
    Vou adaptar a receita às restrições alimentares cá de casa e experimentar! :)
    Beijinho
    Cris

    ResponderEliminar
  4. Parece-me uma optima receita. Deve ser super apetitosa, é giraa para o olho e super simples de fazer.
    Gosto!


    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  5. Uma pessoa a querer conter-se e vem-me a Gata com esta receita tão deliciosa e simples! Vou experimentar :)

    Cidadã do mundo desconhecido
    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe fez hoje uma tarte de queijo , mas confesso que agora fiquei com vontade de um bolinho de chocolate...

    Beijinho ♥
    www.somethingwithsa-ra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Fiquei babando...que aspecto delicioso!
    Uma maldade para mim que sou pre diabetica.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Era já uma fatia com uma bola de gelado!!

    ResponderEliminar
  9. Fazes sempre receitas com óptimo aspecto!
    Também deve ficar muito bom com morangos :)

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  10. Olha desculpa lá, mas tu não andas a tentar ser mais fit? Eu aqui a sentir-me uma balofa e tu a postares bolos de chocolate... Não há condições! Depois em vez de correr na Meia, vou a rebolar :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bem, eu andar ando! Digamos queeeee, um dia não são dias e foi por um motivo especial! :D
      Deixa lá, vamos as DUAS a rebolar! :D :D :D

      Eliminar
  11. Que bom aspecto tem, comi uma fatianha com uma chávena de café :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Gata, a contribuir para a obesidade mórbida da população desde 1830!!!
    Isto tem um aspecto do caraças! A minha sorte é que não tenho açúcar, farinha, chocolate em casa. Nada dessas coisas nem vontade de fazer doces, ou então já andava naquelas motinhas dos idosos gordos.
    Ultimamente tenho saciado a fúria do açúcar com gelatina de maracujá. Estou feliz, estou controlada e ainda não bati em ninguém!
    Uma beijocaaaa! (Ficou a apetecer um pedacinho de Brownie!!!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Naquelas motinhas dos idosos gordos."
      Há idosos magros que também andam nessas motinhas, sabias? E jovens, também. Espero que nunca tenhas dificuldades de locomoção e que nunca precises dessas motinhas para idosos gordos.
      Desculpa gata, mas acho tão feio e triste este tipo de comentários que não consigo deixar passar.
      Beijinhos e tenham uma boa páscoa
      Raquel

      Eliminar
    2. Raquel. É quinta-feira, vem aí a Páscoa. É normalíssimo que tenha dado um tom sério ao meu comentário mas se olhar de novo entende que há bom humor do início ao fim. Chamo mata-velhos aos carrinhos pequeninos e conheço gente nova que os conduz. Digo que tenho um ordenado de merda e recebo mais do que 70% da população tuga.
      Farto-me de brincar com assuntos sérios (sabe que sou doente crónica?) e tenho sempre um sorriso genuíno colado na fronha. Isto sou eu. Se um dia precisar de uma motinha dessas hei-de continuar a gozar com o assunto. Você nem imagina o giro que é rirmos de nós próprios e aligeirar assuntos.
      Votos de uma santa Páscoa.

      Eliminar
    3. Eu percebi o humor do comentário e até acho graça a muitas das suas piadas, mas continuo a achar aquela referência infeliz. Brincar é diferente de ridicularizar. E olhe que eu tb sou doente e sentido de humor não me falta! Apenas há formas e formas de dizer as coisas. Por exemplo, a gata tem um humor do caraças, mas nunca a vi ridicularizar ninguém. Você nem imagina o giro que é não inferiorizar os outros. Passe bem.
      Raquel

      Eliminar
    4. Gostei da mudança do "tu" para o "você". Lamento que se tenha sentido ofendida mas não lhe posso pedir desculpa, não faz sentido na minha cabeça. Eu ridicularizo tudo. Sou uma sarcástica do caraças e isso nunca me criou problemas.
      A minha vida não é mais fácil nem mais difícil que a de ninguém mas se de cada vez que a minha saúde se vai abaixo eu desse numa de "coitadinha de mim" ia ser uma grande infeliz. Vai muito na forma como fomos criados e como encaramos a vida. Detesto olhar para pessoas com condicionamentos físicos ou psicológicos como coitadinhos e acho que isto explica tudo.

      Eliminar
    5. Maria Danielaaaaa hellooooooooo... pense no coelhinho, nos ovinhos, nas "amendoasinhas", nos "brwoniesinhos" aqui da nossa amiga Gata, no sol lá fora, e acima de tudo nesse seu sentido de humor que tantas mas tantas vezes me faz rir à gargalhada. Há pessoas que preferem ver "the dark side" outras preferem viver a vida o melhor que nos é possivel e goza-lo bem. Eu prefiro este seu/meu lado. Viva o Alentejo, vivam as amendoas e principalmente o coelho da Pascoa ehehehe

      Eliminar
    6. Quem disse que eu queria um pedido de desculpas? Ahahaha não se tenha tanto em conta. E quem está aqui a falar de coitadinhos é você, não eu. Eu olho para as pessoas de maneira igual, por isso a forma como foram criadas ou se são gordas ou doentes não me fará julgá-las, apenas as atitudes que têm. Mas já que falou em coitadinhos, esses são aqueles que se julgam superiores (sabe-se lá porquê) e se acham donos da razão.
      Raquel

      Eliminar
    7. Cláudia, para si (ou ti, que nos cruzamos muitas vezes aqui na zona de comentários, já somos praticamente conhecidas ahah) e porque depois desse comentário não há mais a dizer: Um beijarrão muita grande nessas bochechas!!!
      'Tá-se bem deste lado, hum?! :P Boa Páscoa!!!!

      Eliminar
    8. Opaaaaaaa já estou de lágrimas com essa do beijarrão nessas bochechas ehehehe. Sô dona Gata desculpa lá este dialogo aqui com a AMIGA Maria Daniela mas de facto isto é tudo obra tua Gata que até fazes das tuas AMIGAS (QB elaaa) amigas de outros... não é para todos! Boa Páscoa aussi!

      Eliminar
    9. Aiiiii não me metam ao barulho e comportem-se, senão dou tau-tau a todas! =P

      Beijinhos (para a sô dona Claudia, qd, ihihihih =P) e boa Páscoa para vocês *

      Eliminar
    10. Boa tarde
      Toda a vida fui gozada por ser gordinha e por muita gente tecer comentários como os da maria daniela. À conta de pessoas sarcásticas e com bom humor tive uma depressão e perdi a minha juventude. A tua liberdade acaba quando começa a dos tais velhos gordos e é triste ver uma pessoa jovem com essa mentalidade e diálogo tão arrogante. Eu tenho idade para ser tua mãe e ficaria muito desiludida se a minha filha tivesse um discurso tão inconsciente. Boas Páscoas.

      Eliminar
  13. Bom aspecto tem ele :D

    ResponderEliminar
  14. Ai essa sobremesa!! Só de ver já tenho mais uns centímetros na anca lol

    ResponderEliminar
  15. Ai que bom aspetoooo :O
    *.*
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
  16. para uma versão mais fit bastava substituir as natas por bebida de soja ou amêndoa e a margarina por óleo de coco :)

    ResponderEliminar
  17. Ai que aspetoooooo!!

    Mónica Rodrigues dos Santos
    http://cupcakewomen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar