#

quarta-feira, 2 de março de 2016

Fifth round: Room


Depois de ver o trailer, depois de ler algumas opiniões, depois de saber que só está em exibição em seis ou sete salas de cinema e sabendo que estava nomeado para os Óscares, não podia mesmo deixar de ver este filme.
Um drama que arrepia, que comove, que nos deixa de coração apertadinho e com os olhos em lágrima. 

Room conta a história de uma rapariga que vive prisioneira num "quarto" com o seu filho Jack, que é fruto de uma violação por parte do homem que a mantém em cativeiro. Jack vive cinco anos a acreditar que não existe mais nada no mundo para além daquele espaço e que tudo o que vê na televisão não passa de mera fantasia.
Resumidamente é isto. Qualquer palavra mais ficará sempre aquém daquilo que o filme é, muito pelos sentimentos que desperta. Mas isto sou eu que sou um coração de manteiga, que comovo-me facilmente e que não consigo ficar indiferente a histórias que metam crianças.

Mesmo sem ver todos os nomeados para Melhor Filme, achei que este seria o grande vencedor (não foi) e que Brie Larson levaria para casa o Óscar de Melhor Actriz. E levou. Na minha opinião, foi bem entregue, maaas, olhando com olhos de ver...

Jacob Tremblay

...quem deveria ter ganho o Óscar era o fofinho do Jacob Tremblay, para mim, o verdadeiro protagonista do filme. A história é forte, é dura, com uma carga emocional enorme e o pequeno com apenas nove anos de idade consegue transmitir tudo cá para fora como se já tivesse aaaaanos disto. É certo que as falas são poucas, mas, quanto a mim, conseguiu fazer na perfeição o mais difícil: dar expressividade à personagem. Encarnar de corpo e alma o seu papel. Cada gesto seu, cada olhar, cada expressão falavam por si só. Fiquei rendida, tenho muita pena pelo facto do seu desempenho não ter sido premiado, mas tenho a certeza que ainda vai dar muito que falar. 
E sim, vale muito a pena ver o filme (e comer umas pipocas).



20 comentários:

  1. Eu fui avisada para não ver o trailer antes do filme, e graças a deus que segui o conselho. Adorei tal como tu. No fim ainda fui ver o trailer e fiquei parva com a quantidade de spoilers que revela... Enfim! Cada vez mais me convenço que é sempre melhor ver o filme "às cegas" (sem ver trailers nem críticas) porque sabe sempre tão bem sermos agradavelmente surpreendidos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço disso lei (nunca ver os trailers)!

      Eliminar
  2. Fiquei super curiosa, quero muito ir ver o filme :)

    ResponderEliminar
  3. Ainda não vi mas está na minha lista para ver :) este e mais uns quantos dos oscares :)


    Blog - Desabafos e Coisas

    ResponderEliminar
  4. Concordo imenso com o que diz! O papel do jacob é incrível para a idade e para a carga emocional que tem o filme. Fiquei muito triste mas vale a pena ver. O Jacob andou a espalhar magia e simpatia por toda a red carpet e merecia ter ganho qualquer coisa nos Oscar se bem que já ganhou um prémio numa outra gala (não me lembro qual) de melhor jovem ator. A Brie foi sempre uma querida em referenciar o jacob como parceiro. Aconselho a espreitar o instagram! :D
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  5. Adorei, foi o meu segundo preferido ao prémio.
    Em relação ao Jacob Tremblay também fiquei com a sensação que teria sido justo ganhar algum prémio, mas a concorrência este ano era muito forte e depois de analisar bem o filme, percebi que grande parte das emoções dele não são passadas por ele mas pela forma como a câmara filma.
    Já Brie Larson não me deixou dúvidas que seria a vencedora.
    Vi todos os filmes candidatos e ganhou acho que não ganhou nem de perto nem de longe o melhor.

    ResponderEliminar
  6. O momento em que ele se desenrola do tapete, a expressão na cara dele, no olhar... Está gravado a ferros no meu cérebro. Transmite tantas emoções diferentes naquele momento sem uma única palavra, merecia o óscar só por isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo! Essa é uma das muitas partes do filme que mais me emocionou.
      Tenho a certeza que ele vai vingar no mundo do cinema! =))

      Eliminar
  7. Sem duvida que é de arrepiar quando um miúdo de nove anos consegue fazer um filme tão forte e tão bem. Ele conseguiu passar cada sentimentos de sofrimento. É sem duvida um ator que vai dar que falar daqui para a frente, caso não se perca como muitos outros. Mas este rapazito devia ter sido nomeado para melhor ator, pois fez um papel que muitos "grandes" não conseguiam.
    E adorei o filme! E a Brie mereceu o Óscar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que li ele na altura das filmagens tinha ainda 7 anos, o que torna a sua representação ainda mais surpreendente .
      Adorei o filme !!!

      Eliminar
  8. Ainda não vi o filme, mas é um dos muitos que quero ver!

    ResponderEliminar
  9. Deve ser bom sem duvida
    www.markmargo.net (site entretenimento)

    ResponderEliminar
  10. Adorei o filme!Muito bom!

    ResponderEliminar
  11. obrigada pelo comentário <3
    ainda não vi, mas estou super curiosa :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Estou curiosa por ver esse filme. Quanto ao puto, tenho a mesma opinião que tu. Grande miúdo! :D

    ResponderEliminar
  13. Estou a ler o livro. Meu deus, que livro! Completamente agarrada.
    Cheira me que o filme não fica nada atrás. ;)

    ResponderEliminar
  14. Também existe o livre : o quarto de Jack!!!
    É espectacular!! Já o tenho a alguns anos e estou super admirada de só agora, fazerem o filme de um livro que já está no mercado à anos!!
    O filme vai ser o próximo a ser visto !!

    ResponderEliminar
  15. Eu estou naquele mixed feelings. Se por um lado gostava muito de ver o filme, porque tenho curiosidade, por outro não sei se consigo porque tenho um filho com sensivelmente a mesma idade do personagem do filme e sei que iria mexer demasiado comigo, porque desde que fui mãe que, tudo o que envolve crianças me toca de forma mais intensa e avassaladora!
    Acho que só vou ver se isso se proporcionar, não vou fazer por isso....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, não se preocupe com isso, veja o filme. Sem entrar em detalhes, a criança é, de facto, quem se vê frente às mudanças mais avassaladoras, mas é também quem mais nos dá ao longo do filme.
      Eu fui ao cinema e chorei, saí com ar de carpideira, mas curiosamente em paz.
      Bolas, às vezes lembro-me de algum detalhe do filme e ainda me vêm as lágrimas aos olhos, mas são sempre pormenores felizes, como aquele que relatei ali em cima, o do tapete.

      De qualquer forma, pode ler o livro primeiro. O Jack é o narrador e é muito curioso conhecer a história pelos olhos de um miúdo de 5 anos.

      Eliminar
  16. Já conhecia o livro e lembro-me perfeitamente de ler a sinopse e sentir um murro no estômago! Foi tão forte que duvidei se devia ler o livro uma vez que percebi que era forte.
    Quando soube da existência do filme pensei mesmo que tinha que o ir ver mas, ainda não aconteceu.

    http://confessionsinpink.blogspot.pt/

    ResponderEliminar