#

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Compressport Full Socks, WHAT?!


Êta, que raio de nome todo pomposo, hã. Trocado por miúdos, não passam de umas meias especiais de corrida. Não é expressão, é mesmo isso, especiais de corrida. E este fim-de-semana, em conversa com amigos e pessoas entendidas na matéria, descobri que preciso de uma coisa destas.
Enquanto principiante, o meu maior obstáculo durante a corrida era lutar contra a chamada dor de burro, coisa que me dava corrida sim, corrida não, corrida sim, corrida não. Estranhei, porque faço jump e é uma prática que já implica um bom controlo da respiração e contam-se pelos dedos de uma mão as vezes que senti essa dor ranhosa incómoda.

Há muito que já ultrapassei a fase da dor de burro, mas agora tenho-me debatido com outra dor, igualmente desconfortável, de seu nome "canelites". Também é conhecida pelo síndrome da tensão tibial. Pois é, isto das corridas tem sido uma descoberta, é com cada nome, deusmalivre. Então, e o que é isto? É, nada mais, nada menos do que uma dor e desconforto na zona da canela que pode ser definida como sendo uma inflamação dos tecidos moles da perna (tendões e músculos). E o que é que pode causar esta dor? Isso mesmo, a prática repetitiva de corrida, principalmente, em superfícies duras e irregulares, bem como aumento brusco da intensidade do treino. O tempo frio aumenta o risco desta lesão, pelo que é importante fazer um bom aquecimento antes do exercício, coisa que nunca faço. Basicamente, saio de casa, chego à rua e toca a dar à sapatilha. Vou começar a ter isso em atenção.

Depois, falaram-me destas tais meias de compressão que, ao que parece, também ajudam a evitar este tipo de lesão. Para além de todas as vantagens que lhes são reconhecidas, nomeadamente: melhor oxigenação da pele; melhor retorno venoso; reduz a vibração muscular nos gémeos, promovendo um maior equilíbrio e, por conseguinte, menor fadiga muscular (e é o desequilíbrio entre os músculos da barriga da perna e os da canela que também provocam as "canelites"); mantém a temperatura do corpo (nessa zona, claro); entre outras.
Posto isto, é tudo o que preciso para continuar no bom caminho em relação às corridas. Entre parecer a pipi-das-meias-altas e levar com a "canelites", mil vezes parecer a pipi-das-meias-altas. Não que esteja já aqui a tentar arranjar desculpas para ficar no sofá, mas é que estas putas das "canelites" são mesmo horríveis, pá!! Numa das corridas de Novembro, já me fizeram desistir ao quilometro número quatro por não conseguir aguentar mais a dor. Não sei se há por aí alguém desse lado que saiba do que falo, mas se houver que confirma o que digo, faxabor. Não me façam parecer piegas sozinha.
24-09-2013 15-51-22

19 comentários:

  1. Tens de aquecer antes de correr e de alongar muito bem no fim. Se queres começar a correr a sério convém que também vás fazendo outros exercícios, de flexibilidade e reforço muscular. Vai começando com poucos kms e aumentando progressivamente. Não precisas dessas meias para nada, são especialmente aconselhadas a quem corre distâncias mais longas (a partir dos 20km) e a um ritmo forte, para umas corridinhas ao fim da tarde são completamente desnecessárias. Vai também ao médico e faz exames, tipo electrocardiograma e prova de esforço (se for tua intenção começar a correr com regularidade).

    Agora com esta moda do running é ver o pessoal todo artilhado de acessórios (incluindo essas meias) e depois a terem lesões graves ao fim de 6 meses de treinos. Conheço "n" pessoas a quem isso aconteceu (ele é joelhos, costas, canelas, etc). Acham que toda a gente agora tem de ser maratonista e depois lixam-se!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas. Já faço outros exercícios complementares, mas o aquecer antes de correr, realmente, nunca fazia, só mesmo quando calhava ir ao ginásio antes da corrida. E os alongamentos, tem vezes, que é a despachar.
      Houve uma altura que senti dores nos joelhos (cheguei mesmo a fazer gelo para aliviar), mas tenho noção que foi resultado de algumas descidas mais acentuadas e longas (como tenho tendência para travar, pela sensação que tenho de que vou espalhar-me à grande, forço mais o joelho e depois...).

      Eliminar
  2. Here here.
    Também eu uso dessas meias (a nike tem mas rosa tãoooo giras, são as que uso) e também eu sofro de canelites. São dores chatas, bastante dolorosas as vezes e no inicio achava que era maluquinha porque nao sabia que havia ali músculo. O reforço de alongamentos para essa zona é muito importante e resolve isso. ;)

    ResponderEliminar
  3. Há dias em que estou óptima e é só correr, há outros (a maioria) em que tenho dores várias, em todo e qualquer lado. Ora é dor de burro, ora são as costas, ora são as coxas, ora são os pés... Essa dor específica penso que nunca senti, mas também nunca aqueço antes de correr (shame on us!). Prometo que vou começar a fazê-lo :)

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. As meias de compressão são realmente ótimas. As que tenho são de uma marca chamada TechnoSocks (http://www.barcelense.com/ e https://www.facebook.com/Technosocks)! Experimenta, fazem maravilhas :)

    ResponderEliminar
  5. Sei do que falas... No início senti isso tudo, desde tendinites, canelites... resposta do corpo a um esforço que não conhecia. Os treinos tornaram-se desconfortáveis. Comecei a ajusta/ moderar os treinos e tudo passou sem médicos. Corro distâncias consideráveis e não tenho kits nenhuns,o corpo adapta-se a tudo...
    Atenção pois o desporto faz-se com treino, descanso e boa alimentação.

    ResponderEliminar
  6. eu tenho umas e adoro, não tenho lesões e permite uma melhor corrida

    ResponderEliminar
  7. Fui a única a reparar nas patas de puma espumoso prestes a atacar (tipo os touros dos desenhos animados a patinhar no chão a levantar pó para demonstrar fúria, só que em puma porque as pernas não são gordas) nos espaços brancos entre as meias? :P
    Já estava a perguntar-me qual seria a relação entre a dor de burro e as meias de compressão! Se bem que com as mil e uma explicações que já ouvi não estranharia assim tanto - entre eles estava não comer manteiga ao pequeno-almoço. Venham as meias!
    Acho que é um problema diminuído porque quando se pensa em canelas se foge logo para o futebol... Sempre a tomar os louros, esse :P
    De qualquer das formas, já tive também! Muitos dos sítios por onde corro (ia dizer estradas, depois repensei) são irregulares, até se perde o equilíbrio, tarefa hercúlea conciliar com o esquivar do esterco ;) não ajuda... Ainda assim só tive nas primeiras corridas depois de uns tempos sem as fazer, depois passou. Sou uma desnaturada, não fiz nada, pus gelo 2 minutos e cansei-me, por isso não te posso ajudar muito - espero que as meias sirvam (definição de utilidade). Mas fiz um alongamento específico (aliás, comecei a alongar no final de todo, além de no início correr mais devagar para aquecer), sentar de joelhos, com as costas direitas (talvez para quem não tem dores pareça estúpido - corroborado por quem me deu feedback não requisitado -, mas sente-se bem). Se te sentires especialmente mártir ou assim podes pôr as mãos debaixo dos joelhos, mas é desnecessário, até porque foste correr com dores nas canelas antes ;)
    Tecidos moles soa sempre tão mal :D
    Não é assim tão Pipi das Meias Altas (e tu não maldigas a Pipi das Meias Altas!), é bastante habitual ver nesse caso, até dá ar profissional e tudo. Eu não gosto muito, primeiro porque não quereria desembolsar de muito dinheiro por isso (embora haja algumas baratas), segundo porque já experimentei e não gosto, sinto-me menos 'livre' ou confortável (por muito que não aprisione, claro, são meias) e dá até a sensação de que me deixam os gémeos mais doridos... É questão de experimentar. Ah, e nos trails dão jeito para não arranhar as pernas. :)
    Agora virão dizer-te que segues a moda das Meias ;)
    (Inevitável, desculpa. :P)
    Boas corridas e espero que isso melhore!

    ResponderEliminar
  8. Adoro!! Pela descrição das vantagens vou comprar umas mas é para usar no bloco operatório! :P é que o dia todo de pé da cabo das minhas canelas xD

    ResponderEliminar
  9. Isso é brincadeira para custar quanto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta! Ainda não pesquisei sobre isso. As da foto são da marca Compressport e, segundo a NIT, é das melhores marcas e custam 38€.

      Eliminar
  10. Bom dia Gata,

    O meu nome é Susan e já corro há 3 anos distâncias granditas e infelizmente de lesões percebo um bocadinho, pois já me aconteceu de um tudo.
    Felizmente, canelite não faz parte da minha lista, mas posso dar o seguinte conselho:
    As meias de compressão são excelentes (e as dessa marca então, são TOP), mas para quem corre distâncias maiorzitas.
    Acompanho o blog, e vejo que tens feito no máximo 6km. A utilização destas meias é sempre para treinos superiores a 10km.
    Existe igualmente a versão caneleira destas meias. São ligeiramente mais baratas e menos incomodativas. É que a meia inteira de compressão faz-me dores nos pés.

    Para finalizar, até porque isto o tema corrida podia escrever durante dias, convém teres em atenção o calçado. Pode ser que os ténis que usas, ou não sejam os adequados à tua passada, ou já estejam desgastados e tenham perdido o amortecimento.

    A canelite é uma lesão mais grave do que as pessoas pensam, e pode levar a fracturas de stress (muito comuns em corredores e jogadores de futebol).
    Conheço um dos melhores fisioterapeutas desportivos que te podiam ajudar com essa lesão, mas infelizmente tem apenas 2 clinicas e em Lisboa.

    Boas corridas...e sem dores nem lesões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susan!

      Obrigada pelo comentário e por ter deixado a sua opinião.

      Para já, tenho andado nos 5/6 kms, no Verão é que cheguei a fazer 8 e 10 kms. Bem sei que o calçado tem tudo a ver e as minhas sapatilhas, não sendo top de gama, são próprias para correr, no entanto, já estão desgastadas. Ainda no fim-de-semana, também me falaram disso. Que não é por acaso que os atletas estão sempre a trocar de sapatilhas e têm imeeeeensas! Porque uma sapatilha está apta para correr x kms e, a partir daí, já perdeu as suas características, etc, etc.

      Ontem corri 6,5 kms e os últimos três foram sempre em sofrimento. Nem sei se devo insistir na corrida mesmo com a dor ou se devia parar, mas queria a todo o custo completar os 6 kms e não ser vencida pela dor (teimosa, eu?). Tenho receio que continue com isto...é que ainda não percebi bem como se trata. E ontem até fiz um aquecimento inicial! Vamos lá ver...

      Obrigada.
      Beijinho grande

      Eliminar
  11. As canelites são provocadas pelo excesso de exercício. Eu já tive o mesmo problema que chegou ao ponto de não conseguir andar. As meias nada têm a ver com o assunto já que a lesão é no osso e não no músculo, onde é suposto a meia trabalhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excesso não me parece, porque não tenho feito assim muito exercício. Ainda ontem, tive de levar com elas nos últimos 3 kms e já não fazia nada desde sexta. Do que já me disseram, as meias têm tudo a ver...as canelites são uma inflamação dos tecidos moles (músculo e tendão) e a meia ajuda nesse sentido.

      Eliminar
    2. Eu consultava um médico... Isto se não passar, claro. No meu caso foi há alguns anos quando comecei a correr e jogava futebol ao mesmo tempo. Foi demasiado exercício e o corpo não estava preparado para o receber.

      Eliminar
  12. Faz gelo e massagem nessa zona! Também ajuda a aliviar a dor colocar as pernas numa bacia com água quente e gengibre. O gengibre tem propriedades anti-inflamatórias XD

    ResponderEliminar
  13. Gata, podes pensar que não tens feiro exercício em excesso, mas ao correres distâncias de 6 Km (mesmo que ainda curtas) com mais frequência o corpo ressentiu--se, não estava habituado a este tipo de esforço.
    Conselho: descanso de corridas durante mais ou menos dez dias para curar a inflamação. Depois recomeçar (porque desistir nunca...) com distâncias mais curtas e assim que começar a doer parar, nunca deixar voltar a inflamação. isto é, treinos mais curtos e até podes aumentar a velocidade e a frequência. depois até vais ver que consegues correr distâncias mais longas com melhores tempos

    ResponderEliminar