#

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Honeymoon #4

Bem sei que este post, há tanto prometido, vem um pouco fora de horas. Por falta de tempo para seleccionar e tratar fotos, mas também por preguicite aguda, confesso. No entanto, não deixa de ser oportuno e acaba por ser uma forma de celebrar os quase, quase três meses de casamento (é já amanhã) aqui pelo blog. Até parece mentira mas já lá vão três meses. Cum caneco, como o tempo corre! E são tantas as vezes em que dá vontade de fazê-lo parar. A viagem de lua-de-mel é uma delas. Ohhhhhh se é (suspiros)!

Santorini tem tudo o que os postais prometem e muito mais. É um verdadeiro sonho azul plantado no meio do Mediterrâneo. Poucas são as palavras para descrever a ilha com o rigor que merece. Até a simples chegada é qualquer coisa de fabuloso. Aquelas escarpas gigantescas despertam "n" sensações. É o deslumbramento, fascínio e imponência perante a força da natureza. Como sabem, Santorini é o resultado do que restou de um vulcão que explodiu há muito, muito, muito tempo. É impossível não ficarmos completamente rendidos à ilha mal chegamos.

Ficámos alojados num hotel em Perivolos, uma das praias da ilha, e este foi o único aspecto negativo. Perivolos fica um pouco deslocada, tanto das zonas mais interessantes a visitar, como a nível de transporte. Tínhamos de caminhar quase um quilometro para chegar à paragem de autocarro e diga-se que, de férias, qualquer metro para dar à sola é perfeitamente dispensável. O ideal é ficar mesmo em Fira.

Para além da zona onde estávamos instalados, o primeiro local a visitar foi Fira, a capital de Santorini, e foi lá que assistimos ao famoso pôr-do-sol. Não é por acaso que é tido como o melhor do mundo. Não há palavras. O cenário é absolutamente fascinante. Claro que desatámos a tirar fotos e só tenho pena de não termos levado uma máquina melhor.
Fira é o principal centro turístico e é um autêntico labirinto de ruelas repletas de lojas e lojinhas, sempre repletas de gente. Bares e restaurantes também não faltam. Se é para aproveitar a vida nocturna é lá.

No segundo dia, da parte da manhã, aproveitámos para conhecer e fazer praia em Perissa, mesmo pertinho de Perivolos. Segundo nos disseram, era a praia mais bonita e famosa da ilha e nós confirmamos isso mesmo. Perissa tem um extenso areal de areia negra e fina e águas cristalinas. Na sua extremidade norte, ergue-se o imponente maciço rochoso e cinzento da montanha de Mesa Vouno, que cria um cenário fantástico, logo eu, que adoro apreciar as maravilhas da natureza. A água é morninha como se quer e não o gelo do nosso Atlântico (tal como em Mykonos). Deliciei-me na água como há muito não fazia (sou pessoa muito friorenta e com a idade só tem tendência para agravar).

De tarde, passamos novamente por Fira e ainda visitámos Firostephani e Oia. Para os visitantes de Santorini, Oia deve ser passagem obrigatória. Adorei. A região é tida como a povoação mais pitoresca da ilha e, talvez, um dos locais mais belos do mundo. Não duvido. É mesmo um verdadeiro lugar de sonho com casas escavadas nas escarpas e interligadas por pequenos pátios e degraus que conduzem a pátios. É a abundância de cores, em que predomina o branco, o azul celeste, é as buganvílias e os jasmins, são as inúmeras cúpulas azuis das igrejas, é a luz do sol, tudo cria um ambiente perfeito e mágico.
Foi em Oia, do alto de umas velhas ruínas de uma fortaleza, Kastro, que vimos, novamente, o pôr-do-sol. Este local possibilita uma vista extraordinária sobre a Caldeira e é um dos melhores locais para assistir ao pôr-do-sol, o que justificava a multidão ali à volta. No fim, todos batem palmas, o que me parece uma bonita forma de agradecer o dia e as bonitas coisas que a vida nos dá.

No último dia, visitámos a praia Kamari, uma zona altamente turística, com spots pensados ao pormenor. Aliás, em Santorini e Mykonos tudo parece feito ao pormenor e não se descura dos detalhes.
Também adorei a praia, o cenário era igualmente deslumbrante, mas era com cada pedregulho, minha nossa senhora. No areal, ainda vá que não vá, mas no mar era impossível entrar sem um daqueles calçados próprios (que agora não me vem à memória o nome).

Foi em Kamari que terminou a nossa visita a Santorini e foi, também, no nosso último dia que a chuva deu o ar de sua graça. Santorini estava triste com a nossa partida, certamente. Dois dias é muito pouco para tanto que a ilha oferece. Não fizemos nenhuma excursão, não fomos ao vulcão, não fomos à praia Vermelha, não visitámos museus, no fundo, não visitámos nem metade, mas vimos o essencial que era o pretendido. Santorini não desilude e é tal e qual como nas revistas. Quer dizer, é melhor! E é daquelas viagens a repetir vezes sem conta, porque é impossível ser igual.
Deixo-vos com algumas das muiiiiiiiiiiiiitas fotos só para amostra, mas devo dizer que ficam muito aquém das imagens da memória.

As escarpas da ilha na chegada à Caldeira.

Dispensa-se apresentações! :D

Os casados de fresco quase a chegar à ilha.


Já em Fira, a capital, a ver o ferry que nos trouxe lá ao fundo.

O nosso primeiro pôr-do-sol em Santorini, a partir de Fira.


Devo dizer que estas fotos estão muito aquém da beleza e grandiosidade do cenário.




As inúmeras casas, hotéis, spas, restaurantes e bares com vista privilegiada, ainda em Fira.

O sol quuuuuase a esconder-se.

Há destas flores por todos os cantos e esquinas da ilha, que criam um ambiente de charme e romantismo ao contrastar no branco e azul característico de Santorini. 


Em Mykonos, cada porta cada paragem, em Santorini não foi diferente (cada maluco com a sua mania, hã).


No nosso primeiro jantar na ilha.

Os burros são tipo a mascote da ilha, mas não foi fácil conseguir uma foto em condições.

O nosso hotel, em Perivolos.


Praia de Perivolos.

Detalhes fofinhos de Perivolos.



Já na praia de Perissa.




O maciço rochoso proporciona uma paisagem incrível.







O restaurante eleito para almoçar em Perissa...

...mesmo junto à praia.


Vista de Firostephani para a Caldeira.





Um dos muitos spots fofinhos em Firostephani.


Há vidas piores.


Atenção, é um casamento!



Em Oia, a tal cidade para paragem obrigatória.

Pelo caminho até às famosas ruínas para ver o pôr-do-sol.




Não têm noção da quantidade de turistas que andam por estas ruelas.


Acho que estava a pensar qualquer coisa do tipo "não quero ir embooooooora daquiiii, snif, snif".


Não há palavras. ♥ 



Segundo (e último, snif, snif) pôr-do-sol em Santorini.


Oia já sem a luz do sol.

Parece que em Oia também existe a "moda" dos cadeados do amô. :D

Pessoas, pessoas e mais pessoas rua acima, rua abaixo.





Agora, um pouquinho da praia de Kamari.


Detalhes.


A vista do nosso almoço.

Saladas deliciosas.

Quando voltamos?!! =))

24-09-2013 15-51-22

44 comentários:

  1. Olá Gata,

    Adorei, alias Santorini e uma das minhas viagens de sonho :) As fotos estão lindíssimas.

    Beijinhos
    E.H

    ResponderEliminar
  2. O pôr-do-sol mais bonito não se diz ser o de Santorini, mas sim o de Zadar, na Croácia.

    Santorini é porreirinho, mas apenas em certas zonas onde há a vista "típica" das casinhas brancas, as escarpas e o mar. Tirando esses locais, é bastante vulgar até. E muito turistizado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Respeitando a sua opinião, devo dizer que "Santorini" e "vulgar" são duas palavrinhas que não combinam NADA!

      Eliminar
    2. Mas já estiveste em muitos sítios para teres termo de comparação? Para quem não viu quase nada, acredito que adore aquilo. Até Badajoz deve ser emocionante para quem nunca saiu de Portugal, por exemplo. Mas o que eu disse até foi que há certas zonas que são bonitas e que correspondem às imagens que estamos habituados a ver em postais, etc. Mas que isso só ocorre em certos locais específicos e o restante da ilha é bastante vulgar e nada de especial. Não é um local em que tudo seja maravilhoso e impressionante.

      Eliminar
    3. Adoro a queda que certas pessoas têm para inferiorizar. Enfim!

      Ora... Não, anónimo 12:56, não tenho muitos sítios para comparar, os dedos de uma única mão são capazes de chegar. E então? Tira o encanto e beleza da ilha? Tira o fascínio pela forma como se criou e no que se tornou? Tira-lhe a história? Tira a magia dos cantos e recantos?

      Se há lugares igualmente bonitos ou mais? De certeza que sim. Mas estou a falar de Santorini, do que vi e vivi. E Santorini é, para mim, UM DOS destinos de sonho.

      Eliminar
    4. A sério, esta questão que certa gentinha faz em inferiorizar os outros é tão mesquinha!

      Vai uma pessoa de lua-de-mel para uma ilha fantástica (que interessa se não é a melhor do mundo? Até a Polinésia Francesa e a Tailândia têm sítios mais vulgares e estão carregadinhos de turistas!!), partilha as fotos com certeza da viagem mais especial que fez até agora com todo o gosto a ainda tem que levar com isto! Se fosse uma pessoa assim tão viajada e interessante não andava a fazer comentários tristes nos blogues... enfim...

      Eliminar
    5. (mas a arrogante sou eu, shiuuuuuuuuuuuuuu, eu não disse nada!! :D)

      Eliminar
    6. Para o anónimo: Aqui está um Blog de um viajante que já visitou mais de 100 países e acha Santorini um dos sítios mais bonitos do mundo:
      http://onestep4ward.com/beautiful-place-world-santorini-possibly/

      Lá se vai a tua Teoria...

      Eliminar
  3. Dá vontade de apanhar o primeiro avião para lá! Tão bonitas essas fotos :)

    ResponderEliminar
  4. As fotos estão tão giras e já fazem pensar um bocadinho no Verão :)) Esse vestido branco e essas sandálias são mesmo giiiiiiiiiiros :D

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. e um sorriso sincero, de quem está feliz, para as fotografias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, não quis dizer que estavas infeliz. O que noto é que nunca «mostras os dentes». É por algum motivo em especial?

      Eliminar
    2. É, faltam-me os dois dentes da frente.

      Eliminar
    3. Não sou o anónimo das 12h34 nem da 13h51 mas achei a resposta um pouco arrogante da tua parte não? Pode ser só irónica mas achei bastante arrogante!

      Eliminar
    4. Arrogante?
      Você quis dizer mesmo "arrogante"?
      Tendo em conta a pergunta que me foi feita (e as entrelinhas) acho que a arrogância não encaixava como resposta (além disso, não o sou). Na verdade, uma "não-resposta" era o ideal, mas preferi ser irónica e brincalhona.

      Eliminar
    5. Não aprendes, fosga-se! Tens um poder de encaixe nulo. Basta um comentário que não seja de carneirinha e entras logo a matar.

      Eliminar
    6. Eu tenho um poder de encaixe nulo e vossemecê tem um nível de sentido de humor abaixo do zero. AHAHAHAH!

      Eliminar
    7. Não é que alguém me tenha chamado para a conversa, mas acho mesmo que a resposta da Gata não foi nada arrogante. Só alguém que não faz ideia do que significa arrogante pode dizer isso. Eu li a resposta e ri-me a bom rir (e olhem que não tenho assim taaanto sentido de humor). Tendo em conta a forma como muitas bloggers respondem a certas pessoas, essas sim com uma arrogância desmedida, deixa-me que te diga Gata que és a que responde melhor (quando muitas nem resposta merecem), com muita piada e até bastante poder de encaixe!

      Eliminar
    8. Tens noção que os famosos "anónimos-ressabiados" já estão a ferver e prontos a chamarem-te de "carneirinha", não tens? Mas eu mereço esse sacrifício, eu sei. Ihihihih! :D

      Beijinho grande e obrigada =))

      Eliminar
    9. Pfffff quero lá saber! E faz favor de aceitares comentários que me chamem nomes extremamente fofinhos, ouviste? :P
      Não sou carneirinha, eu nem gosto muito de ti, mas achei que merecias desta vez que eu dissesse a verdade :D

      Eliminar
  6. Fica uma vontade enorme de ir conhecer Santorini, sem dúvida! Ainda mais quando está uma brisa polar que até dá gosto...
    Gosto muito destas fotos pelo lado descontraído e relaxado que nos mostras :) Só não percebo é por que raio não nos levaste a todas na mala, hum!!? ahah
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. bem muito se poderia dizer mas acho que espectacular é uma boa palavra e engloba tudo,,adorei e obrigado por partilhares esses momentos especiais,, gostei dos teus looks, amei tuas sandálias,, e as paisagens são top,, escolha acertado para a lua de mel e já lá vão 3 meses!!
    beijinhos
    giveaway no blos participa
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Tudo muito lindo, mas a areia preta.... arrrrghhh, faz-me impressão!!

    ResponderEliminar
  9. Só levou roupa usada?!?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, tendo em conta a sua insistência achei por bem aceitar, desta vez, o seu comentário não vá dar-lhe um fanico. Diga lá o que lhe aflige? E, já agora, que história é essa de roupa usada, que eu não entendi?

      Eliminar
    2. Deve ser como a tradição de levar algo usado (emprestado) no casório, na lua de mel deve ser levar algo novo LOL

      Eliminar
    3. Há gente tão parvinha que mete dó...

      Eliminar
    4. Gata responde é a quem diz bem, deixa estes ressabiados serem ressabiados sozinhos, coisa que lhes deve dar muito em que pensar e depois vêm despejar as suas frustações aqui! Ó gente infeliz deste mundo, percebei de vez que a vida dura pouco para passar a vida azeda, e as caixas do Rennie que tomais, só vos destróiem as paredes do estômago, e vos matam mais cedo!

      Eliminar
  10. Era suposto levar um enxoval? Bem nunca casei nem pretendo, por isso não sei mesmo se em lua de mel é "suposto" usar-se roupa nova (??!?). Mas viajo algumas vezes por ano e tirando raras excepções como ter que comprar roupa específica para temperaturas negativas e andar no gelo e neve, nunca levei roupa por estrear. É alguma tradição? Pergunto por desconhecimento.

    ResponderEliminar
  11. Olá Gata!
    As fotografias estão lindas!
    Olha que posts destes fora de época é que têm piada. Tão bom percorrer estas fotografias maravilhosas e transportar-me por momentos a té lá... Viva a imaginação!
    Beijoca***

    Visita: http://momentomaravilha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Ai que paraiso! Eu toda roída de inveja *.*
    Beijinhos,
    Vou de Saltos

    ResponderEliminar
  13. A estupidez também anda de roupa nova, mas também é muito usada...

    ResponderEliminar
  14. Gata, acho que fizeste uma óptima escolha da Honeymoon, a Grécia é lindíssima e as tuas fotos estão todas muito giras :):)
    Espero ter um dia a oportunidade de visitar pelo menos Santorini, pois é qualquer coisa...

    JC

    ResponderEliminar
  15. Fotos lindas, paisagens lindas, MARAVILHA é a palavra indicada. :)


    ResponderEliminar
  16. Que lindo! Fiquei cheia de vontade de visitar!! *.*

    Vanessa S.
    De Saltos por Lisboa,
    desaltosporlisboa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Fotos lindas, paisagens de cortar a respiração!
    Deve ser mesmo um destino de sonho :)

    Pronta em 5

    ResponderEliminar
  18. Tudo lindo!!!!
    Cris

    ResponderEliminar
  19. Que espectacular! Que fotos, que paisagens...! Tenho uma palavra para descrever o que sinto: I-N-V-E-J-A (da boa, atenção!)

    http://cucasandcookies.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Beeemmmm aqueles comentários de anônimos em cima só me fazem lembrar aquelas solteironas ressabiadas que não podem ver ninguém casado que ficam cheias de urticária.... Roupa usada? Rir sem mostrar os dentes? Muita sorte teem pela partilha de fotos para toda a gentinha poder ver. Que o pai natal lhes traga um pedaço de carvão tão escuro como a sua malvadez!

    ResponderEliminar
  21. Gostei muito das fotos, estás com um ar muito descontraído e muito gira.
    Grécia está nos meus planos um dia :-).

    Beijinhos.

    ResponderEliminar