#

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Vamos falar de corridas?


Se há uns tempos a minha vontade de correr era mais ou menos a mesma de sachar uma terra de batatas, hoje, quase que troco uma ida às compras por uma bela corrida. Quer dizer, também não é preciso exagerar. Mas sinto, realmente, que ganhei um certo gostinho pelas corridas. Diria mesmo que tornou-se viciante. O meu pai até já perguntou se andava a preparar-me para alguma competição. Bem, só se for a pessoal, que vale tanto ou mais que qualquer outra.

Comecei a ganhar-lhe o gosto em Julho e Agosto, mas com as férias dos meus fieis companheiros e o aproximar do casamento e as mil e uma coisas a ultimar, as corridas ficaram em águas de bacalhau. Já se sabe que parar é morrer e voltar ao ritmo não foi fácil. Em Outubro corri qualquer coisa, mas foi no mês passado que, e passo a expressão, dei-lhe forte. Não corri muito. Corri quase nada. Não fiz tempos brilhantes. Mas para mim que ficava de língua de fora só de pensar em ir correr, é épico. No fim de cada corrida sentia-me sempre como se tivesse ganho uma medalha olímpica. Só pelo simples facto de ter vencido a ratazana-fraca-e-preguiçosa que há em mim. Pelo facto de ter trocado o conforto da casa pelo frio gelado da rua. Pelo facto de ser forte e não ceder à tentação do sofá, da lareira e da manta. Pela felicidade de superar-me e pela capacidade de sair da zona de conforto. Por isto e muito mais, cada corrida de Novembro foi uma grande vitória pessoal.
Muitos podem banalizar, achar que não fiz nada de extraordinário ou, até, que apenas cumpri com o que me propus, logo, não fiz mais do que a minha obrigação (de repente lembrei-me da advogada-armada-ao-cagalhão que, há umas semanas, largou aqui umas postas de pescada). Mas as pequenas conquistas fazem-me feliz. Eu sou assim. Gosto de valorizar tudo o que alcanço com esforço e dedicação, até mesmo as coisas mais pequenas. Sou feliz assim. Porque não olho a vida como uma obrigação, mas como uma força de vontade. Porque tudo na vida depende de nós próprios e da nossa força de vontade. Sem ela não somos nada. Porque não valorizar?

Nisto das corridas, ter alguém que nos motive e que puxe por nós é meio caminho andado para conseguirmos ir mais além. E é bem mais fácil dizer "NÃO" ao sofá, diga-se de passagem. Se hoje deixei a lontrice de lado devo-o muito ao E. e à M., os meus fieis companheiros de corrida, que reconheceram-me potencialidades e nunca me deixaram desistir. Nem o meu ritmo de tartaruga os fez perder a fé em mim. Eles têm aquela palavra que preciso ouvir quando já estou a dar as últimas, mesmo à beira de me atirar para o chão.
Correr com companhia é realmente muito motivador, principalmente, se estiverem num nível mais avançado que nós. Depois, há um pequeno-grande pormenor... O acto de ir correr sozinha exige uma força de vontade muito, mas muito maior. E porquê? Porque não tens ninguém a encorajar-te, porque não tens ninguém à tua espera, porque não te comprometeste com ninguém, logo, não tens o peso da "falha" a atormentar-te, e se deres parte de fraca e se desistires ninguém vai dar por isso. Foi, precisamente, quando fiz duas corridas sozinha, por minha livre e espontânea vontade, sem ninguém a dizer "andaaaaa, não sejas fraca" que parei e pensei "epaaaa, ou estás doente ou estás a gostar mesmo dito".

Se custa? Custa. Se dá vontade de parar, encostar a um canto e esperar que alguém venha rebocar? Dá. Se maldigo da minha vida o caminho quuuuuase todo? Maldigo. Se profiro umas quantas asneiras mentais mal avisto uma subida? Profiro. Se este frio que congela a alma é insuportável? É. Mas querem saber de uma coisa? Só custa mesmo ir, depois é para lá de espectacular. E nada paga aquela sensação final que não consigo traduzir em palavras.

Atenção que faltam três corridas que não foram contabilizadas pelo NikeRun, o que equivale a um total de 11 corridas e 59 kms.


Objectivos para Dezembro? Superar o mês de Novembro. Ultrapassar os 59 kms e tentar baixar o ritmo médio para baixo dos seis minutos por quilometro. Com o ambiente natalício que paira no ar, as luzes, as músicas de Natal na rua e com o olhar atento do maior Pai Natal do mundo, vai ser canja-laranja (agora dava jeito ter aqui os emojis do telemóvel para pôr o braço de "força" :D).
24-09-2013 15-51-22

33 comentários:

  1. comprometes-te--> comprometeste

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabens gata!! É bom propormo-nos a algo e superar esses objectivos, não há nada melhor que a satisfação pessoal que vem disso! :)
    Eu morro de vontade de ir correr, mas tenho um problema de saúde nas pernas que ao fim de andar 50 mts já estou a cair de lado com cansaço e dores.. por isso pessoas, valorizem o vosso corpo, sejam ativos e façam exercicio!! Acreditem que não há nada pior que aos 25 anos não ter controlo do seu próprio corpo!!
    Beijinhos gata, força ai nos próximos kms e pró ano arrisca na mini!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Laura =))

      Desconhecia esse tipo de problema =/ Não há forma de tratamento?

      Quanto à mini, acho que mais depressa bebo uma (que detesto!!). Eheheheh! :D

      Beijinhooo *

      Eliminar
    2. Basicamente estou hà um ano com dores horriveis na bacia/pernas, mas estou em lista de espera para um TAC e uma Ressonancia desde ai e nada! Já fui parar ás urgencias dezens de vezes e a especialistas outras tantas, mas sem esses exames nada feito! Infelizmente sou uma das muitas vitimas de dupla insularidade e é-me impossivel despender de cerca de 500€ pra ir a ilha do lado fazer os exames no privado.. o médico de familia queria-me considerar inválida na SS, mas nunca vou permitir isso aos 25 anos e sem diagnóstico especifico sequer, apenas suposições.. enfim, vidas.. mas o sorriso e a força de vontade pra saber exatamente o que tenho e me tratar ninguém me tira!! :) daqui a um ano já corro mais que tu!! Ahahahah :P
      Beijinhos e desculpa o desabafo **

      Eliminar
    3. Há tanto tempo em lista de espera? É revoltante.
      Espero que não tenhas de esperar muito mais para conseguires fazer esses exames. Esse teu optimismo é de louvar e é a melhor maneira de encarar os percalços da vida. Que te mantenhas assim sempre e de sorriso nos lábios. Enquanto há vida, há esperança. =))

      Beijinho grande e não quero cá desculpas ;)

      Eliminar
    4. ola Anonima. Já investigaste se ha algum tipo de seguro que consigas pagar e que cubra esse tipo de exames? Se calhar ja pensaste nisso mas existem alguns seguros até baratos (sei que o meu barato nao sera o mesmo que o teu mas pronto :/) e que podem ajudar! Digo isto porque fiz um seguro dentario ha pouco tempo que compensou logo na primeira consulta :)

      Eliminar
    5. Estranho o tempo de espera. Eu precisei de fazer uma TAC o ano passado e o meu médico de familia passou me a prescrição e eu fiz logo de seguida e nem era urgente

      Eliminar
    6. Uma TAC visto se tratar de uma tomografia, feminino. ..portanto

      Eliminar
    7. Olá anónima não pude deixar de ficar indiferente ao seu comentário.. Há quanto tempo está à espera para fazer esses exames? A minha tia faz TAC'S para controlar a doença e não tem grande tempo de espera e faz pelo Serviço Nacional de Saúde no Hospital Santos Silva.
      Se for a uma urgência eles fazem o TAC também se virem que é necessário...
      As melhoras :)

      E gata continua assim :)

      Eliminar
    8. Bom dia.
      Realmente nunca tinha pensado num seguro Carolina, vou investigar. Obrigada pela sugestão :)
      Por mais estranho que pareça, é assim que funciona no Hospital Dr Nélio Mendonça, na Madeira. Há pessoas que até por biópsias são obrigadas a esperar, e a situação das tac's e das ressonancias está completamente estagnada, apenas sendo realizadas em casos de extrema gravidade. Pelo que se diz, há falta de técnicos, estão reduzidos ao minimo. Até os médicos quando passam os ditos exames, perguntam logo se queremos requisição pra fazer no privado porque "aquilo no hospital tá apertado e vai demorar muitos meses".
      Beijinhos gata e obrigada pelas palavras

      Eliminar
    9. Pois eu sempre tive uma relação de amor ódio com a corrida.Quando andava na escola levantava-me as 8 da manhã aos Domingos para ir correr para o Parque das Nações,sempre acompanhada,mas custava-me horrores controlar a respiração.Depois foquei-me apenas no ginásio e sempre preferi fazer aulas de grupo a correr.Hoje com 28 anos,casada e mãe de uma menina,não há nada que me liberte mais do que correr. Comecei a correr regularmente há uns 3 anos e posso dizer-vos que é um lavar de alma. Infelizmente,vejo-me com um problema de saúde (ainda por apurar) e devido ao cansaço extremo que sinto,noites sem dormir e dores nos joelhos,fico impossibilitada de correr regularmente. No entanto,naqueles dias em que tudo parece feio e as forças falham sabe-me tão bem dar uma corridinha.Fico de rastos nos dias seguintes,mas a minha alma fica nova. Por isso Laura,não está sozinha nesta luta de tão nova,uma pessoa conseguir sentir-se tão velha.Não cruze os braços até saber o que tem e força!!

      Eliminar
    10. Seguro será difícil, tendo esses antecedentes em conta. Se o tivesse feito antes de ter sintomas, provavelmente fá-lo-iam, mas agora será considerada uma doença pré-existente e dificilmente encontrará um seguro que a cubra. Eu sugeria que passasse a insistir diariamente com tudo o que seja médicos, enfermeiros, funcionários administrativos do hospital, chefes dessas pessoas, directores, etc. Mesmo aparecer pessoalmente, fazer um "escândalo" com a situação, ameaçar com polícia, Ministério Público, comunicação social, etc. Infelizmente, esse tipo de pressões costuma surtir efeito.

      Eliminar
  3. As pessoas que não correm nunca irão perceber esta coisa de sair de casa com um frio de rachar e passadas horas e horas a trabalhar para ir simplesmente correr. Falo por mim, as pessoas pensam que sou maluca. Mas a verdade é que sabe tão bem, aqueles quilómetros que corro são de relax total e fazem-me mesmo bem! :) No entanto, concordo inteiramente contigo que com companhia a coisa faz-se muito muito melhor, é que nem há comparação possível.

    Eu tenho mesmo pena de não ter tempo de correr mais vezes, porque com o trabalho e as aulas e o facto de ter de fazer ainda 60km até casa não ajuda :( Mas olha, hoje é dia de correr e vou ver se faço os 10km, mas não prometo nada que ainda me doem as pernas dos 200 agachamentos que fiz no fim-de-semana...

    Força Gata, estamos juntas nesta luta! :D

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ontem perguntavam "mas como é que consegues com este frio??!"! No fundo, é mesmo de loucos. AHAHAH :D

      Pois eu admiro pessoas como tu que, mesmo com a carga horária de trabalho+estudos+viagens, ainda conseguem tempo e disposição para umas corridas.

      Força minha lindona *

      Eliminar
    2. Consegui fazer os 10km :)) Agora estou aqui que nem posso e amanhã provavelmente não me mexo (já tinha dores nos músculos do fim-de-semana). Mas vale a pena, vamos pensar que sim... :P

      Beijinho Gata e até amanhã :**

      Eliminar
    3. Booooaaa! :D :D
      Nada que uma boa noite de sono não resolva (digo eu cus nervos :D =P).
      Amanhã é a minha vez (mas não vão ser 10 kms) =))

      Beijinho, dorme bem *

      Eliminar
    4. Fui eeeeu que perguntei do frio. Nunca gostei de ginásio - máquinas. Só aulas. Coisas assim mais mexidas. Não adoro correr. Mas gostava. E leio aqui e tenho vontade. E precisar de algo para me distrair/relaxar também me dá vontade. E o frio? Eu congelo só de pensar em sair de calças desportivas e camisolinha... Estou a ganhar coragem. (sim, para ir sozinha, assim faço o que quero e a pé ou a correr...)

      Maria

      gatassembigodes@blogspot.pt

      Eliminar
    5. Acredito que o frio seja logo o primeiro pensamento e o primeiro entrave para lançarmo-nos à rua. Mas a-cre-di-ta, só se sente frio os primeiros dois minutos, depois, aquecemos (parece estranho dizer isto, mas é verdade). Só para veres, corro de t-shirt e casaco de desporto (e não é assim muito quente) e basta. Sente-se sempre o frio na cara, mas mesmo esse, acabamos por esquecer ao longo da corrida. Como eu disse, só custa ir, porque depois... :D

      Eliminar
  4. Força meninas nessas corridas, porque frio é o que eu tenho aquí. Quando saio de casa e vou na rua parece que entreI num frigorífico, -5 graus.

    ResponderEliminar
  5. wow i really like to do something like this

    ResponderEliminar
  6. Nunca tive paciência para correr.
    Faço ginásio 2 vezes por semana. Em Dezembro vou faltar muitas vezes.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Eu fui tendo uma relação de amor/ódio coma corrida desde que comecei (lá para 2011). Neste momento é um vício, e se tudo correr bem vou estrear-me com o meu grupo de corrida no próximo domingo a fazer a meia maratona dos descobrimentos (e só de escrever isto já fico meia nervosa :p).
    Boas corridas, Gata!

    ResponderEliminar
  8. Coisa mai linda da sua leitora! Correr faz milagres. Quando me disseram que correr ajudava a reduzir a pança só pensei "Deves..." mas a verdade é que o corpo muda logo! E a resistência! E essencialmente a energia, não achas? Depois dormes muito melhor... Opá é tudo.
    Quanto aos tempos, os meus são piores que os teus!! Sim, porque esta donzela vive no Algarve mas numa zona de serra (mas isto é assunto para outras núpcias!) e as subidas são mesmo filhasdaputa! Daquelas em que tens acalmar os cavalos e fazer uns metros a passo, mesmo contrariada...
    Isto para deixar aqui mais uma forcinha! Mais objetivos e motivação renovada! :D
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  9. eu e a corrida não somos grandes amigas :S

    ResponderEliminar
  10. Acreditem ou não sempre detestei correr porque me faz doer imenso as costas. Sim, eu sei que deveria ser as pernas. Mas não. O que me dói é mesmo as costas logo após poucos metros de ter começado. Será que é só falta de treino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é tão descabido assim ficar com dores de costas. Às vezes, também sinto. Tem muito a ver com o percurso. Se fizer algumas subidas e se forem bem acentuadas, tenho (e acho que todos temos) tendência para inclinar o corpo para a frente e acho que é isso que, posteriormente, poderá provocar dores nas costas.

      Eliminar
    2. Momento postas de pescada (ou então não): Já vi que a gata usa sapatilhas desportivas, mas experimentem comprar um bom par de sapatilhas, daquelas com palmilha adaptável ao pé, com a "sola" boa e alta, confortável, macia, que "dobre" na zona dos dedos dos pés (e não no meio do pé), etc... Vai ajudar e muito nessas "dores de costas".

      Maria

      gatassembigodes@blogspot.pt

      Eliminar
    3. Dicas são sempre bem-vindas! =))
      Por acaso, as minhas sapatilhas são mesmo próprias para running. Mas acredito que há modelos bem melhores e mais adequados.
      A Maria tocou num aspecto mesmo importante, é que as sapatilhas fazem mesmo toda a diferença (o maridão correu comigo no Sábado e hoje ainda se queixa da pata direita, eheheheh).

      Eliminar
  11. Só gostava de ter um pouco da tua coragem para correr e no frio! Já tentei ganhar o bichinho da corrida mas é difícil, corro um km e já fico abafada!
    Mas admiro muito, quem tem o vício das corridas, faz bem à saúde, espírito e é a melhor forma de tonificar o corpo.
    Força nos próximo objetivos!

    JC

    ResponderEliminar
  12. Argh I wish. Gosto de correr, mas custa TANTO ganhar ritmo...já ir ao ginásio, tortura...mas vai, melheriii, só te faz bem!

    Jiji

    ResponderEliminar
  13. Olá Gata :D
    Reparei que usas o nike + pra contar os km, acontece que eu também queria que o meu contasse, mas nicles batatoides xD
    Compras-te um sensor ou não foi preciso? Onde?
    Explica a mim sff..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! =))
      Ahhhhhhhh mas não é esse! Estás a falar de uma "cena" qualquer que já vem no iphone, mas isso só dá com sensor. Tens de ir à apple store e procurar a aplicação Nike Run e 'tá feito.
      Se não conseguires, diz! =)

      Beijinho e boas corridas :D

      Eliminar