#

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Sobre o crime que é o famoso piropo?

























Não há muito a dizer.
24-09-2013 15-51-22

32 comentários:

  1. Exatamente, nada a acrescentar.
    http://avidaeueocloset.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Não é assim tão simples :) o facto de uma coisa ser pior não invalida que outra seja má. Baby steps ;)

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, mas ao partilhar esta imagem não é isso que quero dizer. Se calhar, a pena para a corrupção e para os ladrões deste país que fazem 31 por uma linha e nada acontece (ou quase) é que é leve demais.

      Eliminar
    2. Aí concordamos a 100%, sem dúvida!

      Eliminar
    3. Ninguém vai acabar preso 3 anos por um piropo. Os juizes aplicarão a pena a cada caso e provavelmente será apenas uma multa. Mesmo que seja alguém reincidente, com cadastro de outro tipo de crimes semelhantes, e lhe seja aplicada pena de prisão, será certamente suspensa.

      Eliminar
    4. Bom, se a multa servir para que a coisa não se repita ou para que os trogloditas fechem a boquinha, já é qualquer coisa! Mas também concordo que na prática isto não vai dar em nada...

      Eliminar
  3. Ahahahaha!
    Concordo :)

    ResponderEliminar
  4. Opa, está bem que a sanção é exagerada, mas a verdade é que os piropos são realmente desagradáveis e sim, são um tipo de assédio sexual. Não sei como é aí para os teus lados, mas aqui por Lisboa de vez em quando nem sei onde me enfiar... Eles são porcos e eu é que fico envergonhada.

    De qualquer forma não vale a pena tanta preocupação, até porque toda a gente sabe que estas leis nunca são cumpridas :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo, vivo em Lisboa e há situações nojentas. Vou a pé para o trabalho e desde carros que passam por ti, buzinam e ainda mandam bocas pela janela, a homens que passam no passeio colados a ti e sussurram coisas (alguns com idade para serem meus pais), há de tudo. Se pelo menos algumas dessas pessoas, com esta nova lei, fossem obrigados a ir a uma esquadra da polícia ou até a tribunal, já seria um bocado de humilhação merecida e que se calhar os faria pensar duas vezes e meter o rabinho entre as pernas da próxima vez em que pensassem dizer alguma coisa a uma rapariga que passa...

      Eliminar
    2. Falei de Lisboa porque é onde passo mais tempo e onde tudo é bem pior. Mas onde vivo (a alguns quilómetros de Lisboa) também me farto de "sofrer" com estas situações. Não há nem um dia em que vá correr e não ouça algum comentário. Eu, a minha mãe, a minha irmã... É mesmo mesmo desagradável.

      Já agora Gata se me permites, partilho aqui um texto que escrevi no blogue já há algum tempo quanto a isto:
      http://entreosmeusdias.blogspot.pt/2015/07/os-homens-nao-sabem-mas.html

      Eliminar
    3. Colados a sussurrar?! CREDO!! Acredito mesmo que há zonas onde a situação dos piropos é mesmo muito baixo nível e podem chegar a serem vistos como assédio. Aqui para os meus lados, a "coisa" não é assim tãoooo baixo nível, se formos mais a norte também é capaz de ser pior, mas da minha experiência não é caso para prisão. Mas acho que não é por um "oh jóia, anda cá ao ourives" que o gato vai às filhoses e penso que a lei não ser tão rígida a este ponto! Eu, pelo menos, acabo por achar graça a estas "saídas". Mas claro, cada caso é um caso (e há deles mais graves, caso contrário, não se tinham dado ao trabalho de criar esta lei).
      No fundo, também sou da opinião que esta é daquelas leis que não vão a lado nenhum.

      Eliminar
    4. Junto a minha voz às vossas para confirmar que, em Lisboa, é mesmo insuportável. Perde-se a conta ao assédio de que se é alvo num só dia.

      Eliminar
    5. Tendo andado pelo Porto e V.N. Gaia durante 3 anos diariamente, a pé, nunca tal coisa me aconteceu.
      Os assobios, uma boca ou outra "o comia-te toda" e afins, sim, e são bastante desagradáveis, nojentos até por vezes.
      Mas o sussurrarem coisas... credo. Nem é pelo sussurrar é mesmo pela proximidade com que têm de estar para o conseguirem fazer. NOJO.

      Mas já vivi numa cidade pequena, no interior, e aí os velhos metiam mesmo nojo. Era novinha e com os meus 13 a 15 anos ouvi coisas de bradar aos céus. Completamente mentecaptos e nojentos. Para mim os mais velhos são os piores.

      Eliminar
    6. A experiência q tenho aqui no Porto é de q o meu marido é mais assediado do que eu, lloll, sim, as mulheres de mais idade são umas descaradonas e mandam uns piropos engraçados.
      Acho que quando era mais miúda sofria mais desse mal, eu sentia-me muito envergonhada, como se eu tivesse feito algo de errado e acho q esse tipo de sentimento é transversal a todas as mulheres, o q é lamentável, por isso um viva a esta lei!

      Eliminar
  5. Eu não sei como irá funcionar essa lei, mas imaginem que eu mando um piropo a alguém, essa pessoa faz queixa de mim, mas como podem atestar a veracidade disso? Terá que haver testemunhas, se essa pessoa estiver sozinha, é a palavra dela contra a minha...

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Opa eu cá então devo ter de facto muita sorte pois todos os piropos que tenho ouvido são quase sempre engraçados... alguns fazem corar? Talvez mas nunca foram nem desagradáveis nem mal educados. Tenho sorte (não estou a dizer com isto que não possa haver situações mais desagradáveis...)! Acho esta lei um perfeito disparate, como se não houvessem coisas bem mais graves sobre que legislar e outras a alterar... Oh Santo País!

    ResponderEliminar
  7. Ainda há um mês escrevi um texto sobre o assunto, que acabou por ser partilhado na Maria Capaz. Gosto de me deslocar a pé e o assédio de que sou alvo no decorrer de um dia cansa-me e repugna-me. Enojam-me tanto os "boazonaaa" proferidos com claro teor sexual quanto os mais inocentes "ena pá, que gira!". Eu não quero estas opiniões. Quero sair à rua sem que me sejam impostas opiniões alheias sobre o meu aspeto. Gostava de andar na rua sem ser tratada como um bocado de carne. Enfim - custa-me ser vista mais como uma fêmea que como uma pessoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é isso, mesmo os mais "inocentes", são uma merda! Eh pá, eu não tenho de andar na rua a ir para o trabalho e ver tipos que não conheço de lado nenhum dizerem "bom diaaaa" num tom meloso e enquanto me olham de alto a baixo, quando se cruzam comigo. Não tenho. Não é simpático, não é agradável, não é um simples "bom dia". Acho piada virem agora uns homens todos indignados a pegarem nestas notícias e dizerem "ah, já nem se pode dizer bom dia a uma pessoa". Ah claro. Curioso é que só o diziam a mulheres que lhes apetecia assediar na rua. Não diziam a outros homens, ou a uma velhota, ou a uma criança. Que simpáticos e inocentes eles são, coitadinhos, esta lei veio impedir a gentileza entre pessoas, que eles tentavam difundir pelo meio de "elogios". A sério, não há pachorra.

      Eliminar
    2. ISTO! Concordo com as duas, é isso mesmo. Deixei os meus bitaites sobre o assunto no meu cantinho, se quiserem espreitar, e vão muito à volta do que disseram!

      Jiji

      Eliminar
  8. Agora sem brincadeiras gata, esta medida já não era sem tempo, o assédio é algo que acontece com regularidade e não é propriamente agradável para quem o sofre. Resta saber até que ponto esta medida é fiável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com este post, não quis (nem quero) de maneira nenhuma criticar a lei contra o piropo. Aliás, como mulher, sou claramente a favor!

      Apenas vi esta imagem e achei graça (que no fundo não tem graça nenhuma) porque, com este paralelismo, chama a atenção para outro problema gravíssimo do nosso Portugal, onde as medidas de coacção são leves demais, para não dizer ridículas.

      Eliminar
    2. Gata, a moldura penal dos crimes de que o Ricardo Salgado e afins estão acusados é bastante mais gravosa. Serão os crimes de corrupção, branqueamento de capitais, enriquecimento ilícito, burla qualificada, etc. No caso dos "piropos", não vi a lei, mas admito que a mesma diga que esse crime é punível "com pena de prisão até 3 anos". Tanto um caso, como noutro, será o juiz que apreciar o caso a, tendo em conta as circunstâncias, fazer a graduação e aplicar a pena que considere mais justa. Como disse acima, duvido que alguém vá preso 3 anos por um piropo, simplesmente a lei contempla essa moldura penal máxima para esse crime. Já pelos outros crimes, se essas pessoas foram condenadas, possivelmente apanharão uns bons anos de pena de prisão efectiva, até porque há concurso de crimes. Simplesmente tem de se esperar até que haja o julgamento e a sentença para sabermos.

      Eliminar
    3. Esta "lei" foi, na verdade, um aditamento ao artigo 170.º do Código Penal, que já previa o crime de importunação sexual. Esse continua a ser punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias. A pena de prisão até três anos é só se a vítima for menor de 14 anos.

      Eliminar
    4. Gata, penas e medidas de coacção são coisas distintas, reguladas por códigos diferentes. Uma vez que o post é sobre um aditamento a um artigo do CP presumo que te querias referir a penas e não a medidas de coacção?

      Eliminar
  9. A lei também pune quem rouba... a diferença é que, ao que parece, quanto maior for o crime, menor a probabilidade de que a pena seja cumprida :P

    ResponderEliminar
  10. Bom, só para cortar um bocado o clima (porque acredito que quem manda piropos se está completamente nas tintas para esta lei e vai continuar), o que tenho a dizer é:
    Oh jóia... ahahah
    Um beijinho, Gata!

    ResponderEliminar
  11. Subescrevo! Isso é tudo muito lindo, e compreendo que quem sofra constantemente de piropos se passe dos carretos, mas quem ouvir falar nesta lei até pensa "bem a justiça em Portugal encontra-se super agilizada". Calhando, mas só calhando, é melhor resolver problemas mais graves e depois pensar nestes (não minimizando o problema gerado em redor dos piropos).

    ResponderEliminar
  12. Por um lado concordo com esta novidade, por outro lado questiono-me, tendo em conta os comentários da maioria das pessoas, se voltaremos a ter uma espécie de polícia controladora de tudo o que sai da boca dos idiotas. Enfim, estaremos cá para ver, ou o Correio da Manhã conta XD
    Beijinho Gata!

    MY PINK SHOES: New Post On The Blog!
    http://mypinkshoesxoxoblog.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Credo, acho exagerado... O nosso País efectivamente está todo de pernas para o ar! Quem rouba milhões fica "preso" na sua mansão, e o desgraçado (e mal educado, sim!) que manda um piropo menos feliz vai ver o sol aos quadradinhos por três anos. OMG...

    http://cucasandcookies.blogspot.pt/

    ResponderEliminar